sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Seleção musical: Anisongs para o Dia das Crianças

Curta uma seleção especial de canções infantis usadas em seriados tokusatsu e animês. Tem Totoro, Candy Candy, Ultraman, Changeman e Doraemon! 

Totoro, clássico dos animês, possui também
uma belíssima canção-tema
O Japão é o país onde os temas de desenhos, seriados e programas infantis ganharam status de arte e cultura pop como em lugar algum do mundo. É o nicho das anisongs (ou anime songs), que sempre estão presentes aqui no Sushi POP.

E para embalar o Dia das Crianças - para crianças de todas as idades -, preparei uma seleção musical com anisongs infantis, das antigas mesmo. Espero que goste e que se reconecte com o seu lado criança. E se não conhece ou não aprecia os estilos que marcavam as anisongs mais antigas, deixe o preconceito de lado e curta a seleção especial com 6 canções inspiradas. 



Candy Candy: ternura
acima do sofrimento
Candy Candy - Tema de abertura de um animê para meninas (e de apelo universal) exibido parcialmente na TV Record no início da década de 1980. 

Indo além da faixa etária para o qual foi imaginado, mostrava a dura vida de uma órfã que conhecia a amizade, o abandono, descobria o amor e vivenciava perdas sofridas em sua vida, mas sem nunca deixar de ter esperança. 

A música é doce, alegre, mas com um trecho da melodia que evoca muito sentimento. A versão aqui foi cantada em 2005 por um time de estrelas do J-pop (da esq. p/ direita na tela): Yuko Nakazawa, YukKadokura, Rieko Miura (ex-CoCo) e Kaori Mizumori.




Ashita ga suki ("Eu gosto do amanhã") - O tema de encerramento da série de Candy Candy. A versão é de 1989, cantada pela artista original, Mitsuko Horie, a grande dama das anisongs. A música é belíssima e mais um exemplo de que um tema de programa infantil pode superar em muito as expectativas e se tornar uma música a ser apreciada de forma independente.



Ultraman no Utá ("Canção do Ultraman") - O icônico tema do primeiro Ultraman, numa versão cantada ao vivo pelo Tokyo Children Chorus, da emissora NHK. Clássico!



Tonari no Totoro ("O vizinho de Totoro", lançado no Brasil como "Meu vizinho Totoro") - Uma das mais encantadoras obras de Hayao Miyazaki e seu Studio Ghibli. O tema de Totoro foi um dos pontos altos do evento Ghibli Songs Live. Azumi Inoue é acompanhada por um adorável coro infantil. 




We can Change - Febre no Brasil no final dos anos 1980, Changeman (ao lado de Jaspion) incendiou a audiência no Brasil, superando o sucesso que já tinha sido no Japão. A canção aqui mostrada é a gravação original de estúdio, com os corais Japan Echo Singer e Koorogi´73

Equilibrando vozes infantis e adultas em um clima bastante emotivo, tocou em apenas dois episódios, marcando dois momentos importantes da série, incluindo a despedida dos heróis após a batalha final. Nunca encontrei versão ao vivo dessa canção arrepiante, mas fica aqui o registro do áudio. Se você assistia Changeman na TV Manchete e não se lembrava dessa música, prepare os lenços de papel. ;-P



Hagushichaô (ou Hug Shichaô -"Vamos abraçar!") - Tema de Doraemon em 2005, apresentou a voz da renomada cantora Rimi Natsukawa, em sua primeira (e até o momento, única) anison gravada. Doraemon é um dos mais importantes personagens japoneses - não só entre os infantis - e tem encantado gerações em seu país. 

Atualmente o personagem está sendo adaptado para exibição mundial, passando inclusive por adaptações culturais a cargo dos produtores japoneses. 




Curta também:

Hero (JAM Project) - Uma canção para a criança no coração de cada um

Used do be a child - Astros J-Pop celebram o milagre da vida

6 comentários:

Usys 222 disse...

Ah, Candy Candy! Eu adorava esse desenho. Essas músicas me trazem saudades dessa época. O "Canal 7" era o meu favorito por trazer um monte de desenhos japoneses. E Mitsuko Horie é de fato a Imperatriz das Anisongs.

Pena que até hoje não saiu nenhum DVD desse desenho, mesmo no Japão. E é mais um daqueles que eu nunca soube como termina.

Ale Nagado disse...

Fala, Usys!

Eu sempre assistia Candy Candy. O episódio da morte do Anthony eu achava que era o fim da série. Muitos anos depois fiquei sabendo que havia dezenas de episódios além do que a Record mostrou. E acho que nunca saiu em DVD porque as autoras brigaram na justiça por causa de direitos da personagem.

E as músicas da década de 1970 pegaram a fase de transição das canções enka para o kayokyoku. Foi um momento muito inspirado, cheio de clássicos.

Abraço!

Bruno Seidel disse...

Sem dúvida, a música We Can Change tem o poder de emocionar e de levar qualquer fã de Changeman às lágrimas. Impossível não se recordar da cena final da série em que o sargento Ibuki despede-se de seus discípulos ao som dessa bela canção.

Stefano disse...

Adorei Mitsuko cantando Voltes V!

Stefano disse...

achei o video dela
https://www.youtube.com/watch?v=fHSAu8itoas

Ale Nagado disse...

Ela é a grande Imperatriz das Anisongs. Essa do Voltes V ela cantou num show antológico chamado Super Robot Spirits em 2003.