terça-feira, 29 de julho de 2014

Por Você - Tsubasa

Tsubasa: Mùsica de qualidade nas bancas
O advento do YouTube e dos sites de exibição de vídeos postados por usuários ampliou os horizontes musicais de muita gente. O pop oriental, antes restrito às colônias aos fãs hardcore, foi ganhando adeptos cada vez mais e termos como J-pop e K-pop foram se massificando. E como em todo processo de massificação, trouxe consigo visões estereotipadas ditadas pelo mercado. Um desses estereótipos é a ideia de que o J-pop é sinônimo de música dançante japonesa, quase sempre cantada por boys bands e girls bands montadas em escritórios de gravadoras. Trata-se de um grande erro, pois o universo de estilos dentro do J-pop é grande, com influências variadas. Existem artistas mais preocupados com melodias do que com batidas, em mais harmonias e menos efeitos. E mais sinceridade e menos caras e bocas ensaiadas para seduzir. Músicos de verdade, não produtos da mídia. 


Tsubasa Imamura é dessas artistas, fazendo parte de uma ala sofisticada do J-pop. Seu repertório traz baladas serenas, canções calorosas e muita introspeção. Seu estilo é influenciado, entre outros gêneros, pela brasileiríssima bossa-nova (bastante reconhecida no Japão). Isso se percebe nas construções melódicas e na escolha de arranjos. E da bossa-nova ela tem influências também em seu modo de cantar, que é suave e contido, quase um sussurro ao pé do ouvido. Tsubasa seduz com a voz, sempre com interpretações bastante emotivas. 

Nascida em 1984 na província de Kanagawa, a pequena Tsubasa é uma gigante em talento e riqueza musical. Ainda é jovem e está encontrando seu espaço no cenário musical de seu país, ao mesmo tempo em que vai ganhando fãs em vários países, mas é notório o carinho especial que tem pelo Brasil, pelo nosso idioma e músicas. Já regravou vários sucessos brasileiros, como "Flores" (dos Titãs), "Pés cansados" (da Sandy), "Amanhã é 23" (do Kid Abelha), entre outras canções. E agora vem com um CD especialmente preparado para lançamento em nosso país. 
Canções serenas e elegantes

Por Você é o primeiro lançamento da cantora e compositora no Brasil, país que tem visitado regularmente há 5 anos para apresentações em eventos. O CD vem encartado em uma revista-pôster lançada pela editora JBC. No verso do belo pôster, as letras das canções, junto com fotos inéditas da moça. O projeto gráfico e acabamento estão impecáveis, mas ficou faltando uma tradução das letras, o que sem dúvida aproximaria mais ela de seu público.



Todas as faixas foram compostas por ela, exceto duas delas ("Singular" e "Por Você"), em que ela coescreveu as letras em parceria com seu produtor, o brasileiro Robert Regonati


No Japão, foi seu álbum de estreia, tendo sido lançado em 2009 com o título Ame no yoru ni ("Noite de chuva"), que é também o nome de uma das faixas mais bonitas do tracklist. A versão para o Brasil traz 4 canções exclusivas, incluindo a que dá nome ao CD brasileiro, que abre com versos em português, idioma que aparece sempre cantado com um sotaque gracioso. 

"Hadashi no Shojo" ("Garota Descalça"), de 2011, teve seu clipe gravado em São Paulo e mostra o cuidado com a melodia e o gosto por arranjos delicados, característicos da obra de Tsubasa. "Singular" foi composta especialmente pensando no público brasileiro, que sempre a recebeu muito bem nos eventos. É uma balada romântica e acolhedora, cantada parte em japonês, parte em português, assim como "Por Você"

 

"Superação", que infelizmente não teve a letra impressa na revista (talvez por ter sido incluída de última hora), é a mais alegre faixa do álbum, encerrando o trabalho com chave de ouro. Pontuada por um belo riff de guitarra, vocais inspirados e um clima bastante otimista. É uma canção ligeira, vibrante e irresistível, que pede várias audições seguidas. Apesar do título em português, a música é cantada em japonês. 

Tsubasa faz uso do português da mesma forma como muitos conterrâneos seus usam o inglês. Para ela, acrescenta charme e um clima exótico às canções. Para nós, brasileiros, aproxima de uma forma calorosa e simpática culturas musicais tão distintas e ricas quanto as do Brasil e do Japão. E, nestes tempos em que tantos e tantos jovens brasileiros declaram seu amor por tudo que vem do Japão em detrimento da cultura de seu próprio país, é no mínimo edificante que uma artista japonesa demonstre tanto apreço pela música brasileira. Como Tsubasa bem sabe, a música brasileira é muito mais abrangente, rica e profunda do que os hits grudentos que explodem de repente na mídia e são esquecidos com igual rapidez. 

Com Por Você, o público brasileiro tem a chance de adquirir um álbum oficial de uma jovem e talentosa artista pop japonesa. E para o futuro, ela já declarou, pretende aprender mais português para compor sozinha canções totalmente em nosso idioma. 

Essas canções japonesas originalmente criadas em português poderão um dia fazer parte de uma categoria específica. Poderiam ser chamadas de J-pop BR, J-MPB ou, no caso de Tsubasa, de J-Bossa, quem sabe. Rótulos à parte, é bacana ver que boa música realmente não tem fronteiras.  

Tsubasa - Por Você
Formato: 17 x 24cm (revista) ~ 66 x 48cm (pôster)
Acompanha CD com 14 faixas
Preço: R$ 24,90
Lançamento: Ed. JBC
Tracklist: 
1. Por você / 2. Ame no yoru ni / 3. Hikari to keshiki to kimi to / 4. Maboroshi / 5. Kawabe nite / 6. Beautiful / 7. Hadashi no shojo / 8. Asabi ni oide yo / 9. Kaigan sen / 10. Asa ga kuru yo / 11. Piano / 12. Wakare no uta / 13. Singular / 14. Superação 


Ficha técnica:

Voz e violão: Tsubasa Imamura
Guitarra: Yuichi Nishita
Baixo: Vinicius Cola
Pedal steel: Yoshio Senda
Órgão Hammond: Okitsu Elizabeth Kazumi e Kiyomi Ohtaka
Piano: Agawa Kuro

Backing vocal e instrumentos adicionais: Robert Regonati
Produtor: Robert Regonati

Tsubasa no Facebook: www.facebook.com/cantoratsubasa

4 comentários:

Natália Maria disse...

Eu tive que adquirir esse CD no Festival do Japão, justamente para compensar da ausência dela do evento. Uma pena, adoro vê-la cantar.

Superação também foi a primeira música que ouvi dela, e é a música tema de seu programa no YouTube, I Love Japan. xD

Com esse CD, já tenho os dois que ela lançou e isso é extremamente gratificante. Ter CD originais de quem se gosta, ainda mais quando se trata de cantores do outro lado do mundo. Recentemente, adquiri um single do An Cafe no AF.

Ótimo post. E concordo com você. Faltou uma tradução das músicas. No CD How to Fly, há um encarte a parte com a traduções de todas as músicas!

Me empolguei. Até mais

Ale Nagado disse...

Oi, Natália. Obrigado por sempre passar por aqui. Um dia quero assistir a um show da Tsubasa. Sua interpretação é muito boa e acredito que seja uma ótima experiência vê-la ao vivo.

Tomara que o How to Fly também seja lançado pela JBC. Tudo vai depender da boa recepção do Por Você.

Abraço!

Robinson Oliveira disse...

Ótimo post meu amigo. Já tinha escutado algumas canções da Tsubasa e ela acaba encantando qualquer um com essa voz calma e meiga, realmente a menina é talentosa.
O CD lançado pela JBC acabei reservando na Livraria Fonomag e recebi um e-mail ontem informando a chegada, muito bom!!!
Abraço Nagado.

Anônimo disse...

muito bom
vou ver se acho nas livrarias da saraiva pois ñ achei este exemplar nem em bancas de jornal e nem na livraria cultura e tbm talvez eu encontre ele no bairro da liberdade aqui em sp pois vale muito a pena ter isso na coleção da gnt mdsm :)

Ass : eduardo - punk da periferia