terça-feira, 8 de abril de 2014

A Arte do Desenho: Franco de Rosa entrevista feras do traço

Um dos maiores batalhadores da HQ nacional é também um jornalista, cartunista, editor, roteirista, desenhista e agitador cultural que atende pelo nome de Franco de Rosa. Entre o final dos anos 1980 e início dos 90, quadrinhos vendiam bem nas bancas e gozavam de grande prestígio na mídia.
Franco de Rosa
A maioria dos grandes jornais tinha uma página semanal dedicada a lançamentos e resenhas sobre quadrinhos e Franco de Rosa era o colunista da hoje extinta Folha da Tarde. E ele sempre deu muita força aos trabalhos e autores nacionais. Antes, fora um dos agitadores do fenômeno Grafipar, que tentou - e conseguiu durante um tempo - incentivar a produção profissional de quadrinhos no Brasil, em uma saga narrada no livro Grafipar - A Editora que Saiu do Eixo (Ed. Kalaco). Tendo passado por muitas editoras e tendo exercido praticamente todo tipo de função na parte criativa de uma publicação, Franco tem dado uma nova e importante contribuição para a memória dos quadrinhos nacionais. 

Através da TV virtual Geração Z, ligada ao portal UOL, Franco produz e apresenta um programa semanal onde entrevista, de modo descontraído e em pouco mais de 20 minutos, nomes importantes dos quadrinhos no Brasil. Como numa conversa entre velhos amigos (e geralmente é, pois o Franco conhece quase todo mundo do mercado, ainda mais os veteranos), a série A Arte do Desenho apresenta artistas profissionais falando sobre suas obras, influências e métodos de trabalho. Para quem está começando ou não tem acesso aos entrevistados, é particularmente fascinante presenciar um bate-papo assim. Como curiosidade, as imagens que formam a vinheta de abertura são desenhos e páginas produzidos pelo próprio Franco, ao longo de sua carreira de décadas de dedicação aos quadrinhos e à ilustração. 

A Arte do Desenho vai ao ar ao vivo toda segunda, às 16h00, ficando depois disponível no acervo UOL. Confira algumas das entrevistas já realizadas:


A Arte do Desenho, com Franco de Rosa


Arthur Garcia: Entrevista gravada em 31/03/2014


Sergio Morettini: Entrevista gravada em 20/02/2014


Fernando Gonsales (programa de estreia): gravado em 22/10/2013


- Confira todas as entrevistas aqui.


4 comentários:

Natália Maria disse...

Que interessante e curioso essa ideia. Entrevistar artistas profissionais que trabalham nessa área!! ^^

É uma pena que dos citados eu não conheça nenhum!! =/

Ótima dica. Quando estiver de bobeira vou assistir à alguns vídeos!!

Até a próxima!

Ale Nagado disse...

Natália, eu conheço pessoalmente os três entrevistados mostrados aqui no blog e gosto muito de todos eles. O Arthur, inclusive, eu tenho como um dos meus melhores amigos, não apenas dentro da área.

Quando puder, veja mesmo, que é muito interessante ver como trabalham e pensam artistas de quadrinhos profissionais.

Abração!

Rogério disse...

Bom dia Nagado,

Só vou dizer uma coisa: GRANDE FRANCO DE ROSA.

Ale Nagado disse...

Muito bem dito, Rogério.

O mercado precisa de mais gente como o Franco.

Abraço!