RECADO AOS VISITANTES:

Olá! O blog ainda está de férias, mas já estou trabalhando em novas postagens. O Sushi POP voltará a ser atualizado no dia 1 de agosto (terça), no período da tarde.

O que vem por aí:
- Ultraman Geed, Novo Lobo Solitário, Katokutai, Pinóquio de Osamu Tezuka, Danger 3, resultado da convocação para trabalhos acadêmicos e mais!

Esteja aqui para conferir. Até breve!

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Seleção musical: J-pop de verão

Yui: Talento e personalidade
Manami, representante
do pop de Okinawa
Vamos a algumas dicas de um bom pop japonês pra curtir, sempre com uma dose de informação. 

Para esta postagem, selecionei as cantoras Manami, Yui e um dueto entre Aya Matsuura e Chage. São estilos diferentes, mas que combinam bem com a estação. 

Espero que aprecie a seleção. 





Fanfare (Manami)

 

Manami é uma jovem cantora de Okinawa que trilha um caminho voltado ao pop internacional, sendo fã de Madonna e Beyoncé. Não tem o talento vocal de uma Rimi Natsukawa e nem é uma diva pop como Namie Amuro, só pra citar duas conterrâneas mais famosas. Um dia, esbarrei nesse vídeo de 2012 e, mesmo não sendo curtidor desse tipo de som technopop, a melodia grudou no ouvido, pois é bem agradável. Uma boa música, acima de tudo. 

Fanfare é cantada com um toque de afinação eletrônica perceptível e tem uma coreografia meio tosca, mas cheia de beldades locais (e uns caras perdidos no meio) em uma paisagem okinawana deslumbrante. A combinação de tudo isso criou um clipe típico de verão.


Futari no Ai Land (Aya Matsuura e Chage)



"Futari no ai land" ("Terra do amor de um casal") é uma canção de 1984, gravada originalmente por Chage (da dupla Chage and Aska) em parceria com Yuko Ishikawa. É uma música tipicamente adolescente, ingênua e alegre. Mas não virou uma canção descartável e foi além da temporada de primavera/verão daquele ano, sendo bem lembrada até hoje. A música faz um trocadilho ou pronunciar "airando", que poderia muito bem ser a pronúncia japonesa para "island" ("ilha"), mas quando, na letra transcrita, aparece o ideograma para "ai" (ou "amor"), fica claro que se diz "ai rando" (ou "ai land"). 

A versão vista aqui é de 2009, quando ganhou uma atmosfera muito elegante cantada pelo próprio Chage junto com Aya Matsuura. Cantora, modelo e estrela pop do tipo mais ousada, Aya aparece aqui contida e reverente, ciente de estar dividindo palco com uma lenda da música pop japonesa. 

-- Confira a versão original aqui.

Summer Song (Yui)




Yui
foi uma das mais talentosas cantoras e compositoras a surgir no cenário recente da música pop japonesa. Summer Song é de 2008 e mostra bem o clima suave e aconchegante da maioria de suas canções. 


Em 2012, anunciou uma pausa na carreira e depois reapareceu totalmente diferente, junto com uma banda chamada Flower Flower e retornando ao circuito musical mais alternativo. Dizem que não aguentou as pressões de empresários e gravadoras para controlar sua vida e resolveu fazer o caminho inverso, voltando às origens independentes. É inegável que a moça tem personalidade e talento de sobra.

*************
Gostou das indicações? Então não deixe de curtir a Rádio Sushi POP clicando aqui.

4 comentários:

Natália Maria disse...

Olá!!

Das três opções que você nos deu eu curti mais a YUI. Gosto dela desde que vi Tokyo no Animax.

Não sabia que ela tinha dado uma pausa na carreira e voltado assim. Sou um completa desinformada quando se diz música japonesa. Talvez pelo fato de haver poucos sites sobre informações ou por preguiça de procurar.

Sempre pergunto para uma amiga se banda x ainda está ativa. xD

Até mais

Ale Nagado disse...

Fala, Natália, tudo bem?

Feliz 2014, mais uma vez.

Então, a Yui optou por um caminho que certamente a prejudicou financeiramente. Longe das grandes gravadoras, perdeu espaço na mídia e muita gente nem a reconhece dentro da banda Flower Flower. Mas, desconfio, ela está muito mais feliz agora podendo ser mais autêntica e sem ter que se preocupar com empresários controlando sua vida.

Abraços!

Bruno Seidel disse...

Valeu pelas dicas, Nagado! Não conhecia nenhuma das três, mas todas me agradaram muito à primeira vista (ou melhor, primeira ouvida. XD)

Lindas as imagens do clipe da Manami. Okinawa parece ser mesmo um lugar encantador!

Futari no Ai Land é a minha preferida desse playlist. O Chage é mesmo incrível, mesmo sem seu parceiro Aska.

Gostei também do estilo da Yui. Pelo altíssimo nível de produção desse show e a empolgação dos fãs, já dá pra perceber que ela é uma das grandes estrelas do cenário pop nipônico recente.

Gostei da temática da sugestão: "Temas de verão". Eu também tenho o costume de catalogar algumas músicas por épocas, ocasiões, ambientes e momentos relacionados. Aliás, sempre achei que músicas de animesongs tinham uma pegada "varanesca", principalmente por causa do som do sax e o clima mais alegre, com um ar de "ska".

Ale Nagado disse...

E aí, Bruno! Sim, Yui consagrou-se como uma grande estrela da música japonesa, mas largou tudo em prol de uma postura de independência em relação às grandes gravadoras. Poucos teriam essa coragem.

E sim, várias anisongs poderiam estar na categoria de músicas de verão. Pra falar a verdade, qualquer música cantada ao vivo pelo Hironobu Kageyama tem jeito de festival de verão, tamanha a empolgação que ele passa. :-D

Abraço!