7_Visual_Kei CDJapan

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Platina Jazz - O encontro de dois mundos

Confira o inusitado encontro de duas culturas musicais totalmente distintas, as anisongs (temas de animês e séries japonesas) com suas melodias vibrantes e a sofisticação do mais tradicional jazz norte-americano. 
Detalhe de uma das capas da série Platina Jazz

Idealizado pelo músico e produtor sueco Rasmus Faber, o projeto Platina Jazz gerou até o momento 4 álbuns refinados onde temas de animês famosos são recriados de maneira fabulosa. Sob o título Anime Standards, a coleção expandiu públicos, unindo dois nichos de mercado importantes no cenário musical japonês.  

Moonlight Densetsu
- "A lenda do luar", tema de abertura original de Sailor Moon:



Esse tema ficou famoso no Brasil. É a abertura original do clássico Sailor Moon, grande sucesso na finada TV Manchete, na Record e no Cartoon Network. A interpretação de Douglas Unger é cheia de carisma e estilo. Não me lembro de já ter visto um homem cantando essa música, e o cantor o faz com tanta classe e refinamento que não se imagina um grupo de garotas dançando. 

Não há, assim como nos demais clipes, a menor referência à série de onde a música foi tirada. E isso apenas mostra a força da melodia original, autoria de Tetsuya Komoro (não confundir com o mega produtor e astro pop Tetsuya Komuro), com letra original de Kanako Oda. Originalmente, Moonlight Densetsu teve uma simpática interpretação com o extinto grupo vocal feminino DALI.

- Relembre (ou descubra) também a canção original aqui.

The Galaxy Express 999
- Tema de encerramento do longa-metragem homônimo:




Mostre o vídeo acima, filmado em elegante preto-e-branco, com arranjo de estilo tradicional a um leigo e ele jamais irá desconfiar que é o tema de um desenho animado japonês. Mas não é um desenho qualquer, é Galaxy Express 999, pungente drama interestelar do grande Leiji Matsumoto, coautor da Patrulha Estelar e autor de Capitão Harlock. E o cantor Niklas Gabrielson dá um show.

A canção The Galaxy Express 999 é originalmente de 1979 e foi tema do primeiro longa para cinema da série. O original é do grupo Godiego e a melodia foi composta pelo seu vocalista, Yukihide Takekawa, com letra de Yoko Narahashi e Keisuke Yamakawa. Yukihide também criou a música para o tema de Flashman

- Curta um belo vídeo com a canção original aqui.

Fly me to the Moon 
- Tema de encerramento de Evangelion:



Agora, uma canção original americana de 1954 que é uma das mais importantes da história do jazz, composta por Bart Howard e gravada pela primeira vez por Kaye Ballard. E por caminhos tortos, a música ficou famosa entre os fãs de animê por ter sido usada como tema de encerramento da cultuada série de ficção científica Evangelion (1995).  

Em um projeto que adapta temas de animê em formato jazz, Niklas não poderia estar mais à vontade. E que figuraça ele é!

- Curta uma das versões que tocou em Evangelion clicando aqui

4 comentários:

Usys 222 disse...

Esses arranjos são bem curiosos. E muito bem executados.
Já imaginava que o tema de Galaxy Express combinaria bem com o jazz, mas nunca imaginei ouvir o tema de Sailor Moon nesse estilo.
E é uma pena que quem vai cantar o tema da Sailor Moon no novo desenho é justamente "um grupo de garotinhas de voz aguda pulando e dançando". Uma pena mesmo...

Ale Nagado disse...

Não vi quem vai cantar o tema da Sailor Moon, mas eu gostaria de ver a SCANDAL ou Girl Next Door fazendo uma versão cheia de energia para a canção.

Parece que eu pego no pé de grupos idols (muito parecidos entre si, pré-fabricados demais), mas já encontrei muitas canções bacanas em alguns. Inclusive, eu curtia o grupo CoCo, que existiu nos anos 90 e que tinha algumas músicas que eu gostava, incluindo um tema de Ranma 1/2.

Abraço, Mr. Usys!

Natália Maria disse...

Olá!!

Essas versões são um tanto curiosa!! Confesso não ter visto todas e a Fly me to the moon me lembrou que eu já ouvi a música em outro lugar além das 26 versões em Evangelion. (já que era 26 episódio e cada um tinha uma versão)...

Até mais

Ale Nagado disse...

Oi, Natália! "Fly me to the moon" tem inúmeras versões, sendo considerada um clássico da música mundial. E sem dúvida, Evangelion fez muito pra apresentar a uma nova geração e a um novo público essa já lendária criação do jazz.

Abração!