terça-feira, 24 de setembro de 2013

Dicas da blogosfera - 9

Olá. Eis aqui mais uma parte do guia de referência sobre artigos e blogs que acredito serem interessantes para os leitores do Sushi POP. 

1) Estreias da temporada - Tradicionalmente, o mês de outubro (outono no Japão) é temporada de estreias de animês na TV japonesa. O blog Gyabbo!, do coletivo Genkidama fez uma grande listagem de títulos, com trailers e informações básicas, como estúdio, mídia original, diretor principal e número estimado de episódios. Um guia obrigatório para quem gosta de estar antenado com as mais novas produções japonesas. Tem séries pra todos os gostos. 





Mergulhe: Guia completo das séries de animê - Outono de 2013 
________________________________________


2) Games, animês, quadrinhos, séries... - Capitaneado pelo trollador (como ele mesmo de apresenta) Raphael Soma, o nbm2 (Nothing But Malice and Misery) fala de games, quadrinhos, animês, tokusatsu e o que mais pintar. A linguagem do blog revela que o autor não tem muitas papas na língua, o que quer dizer que ele é casca grossa quando acha que deve ou quando o assunto permite. 

A versatilidade é grande, o que leva alguém como eu, mesmo não jogando games, a sempre parar pra dar uma conferida. Foi lá que eu descobri, por exemplo, sobre a Saga da Rainha Regina, uma pequena pérola dos quadrinhos Disney que havia passado batido para mim. 

Mergulhe: Nobumami
________________________________________

Ukiyo-e de Kiyoshi Kobayakawa
(aprox. 1933), uma das
muitas apresentadas no
Japan Kaleidoscop
3) Caleidoscópio nipônico - Pra encerrar, indico o blog de Marion Laurinat, uma tradutora e escritora alemã que é entusiasta da cultura japonesa. Ela já viveu no Japão e é uma pesquisadora graduada em estudos sobre o país. 

Em seu blog, escrito em inglês, a autora aborda arte tradicional japonesa, destacando belas gravuras ukiyo-e, além de literatura e História. Bom para sair um pouco da área da cultura pop e entrar em campos mais tradicionais, algo importante para se entender o contexto cultural, social e histórico que evoluiu até o entretenimento em escala industrial que conquistou o mundo. 

Mergulhe: Japan Kaleidoscop


sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Boletim 50: Capcom comemora 30 anos e ganha enciclopédia de personagens


A empresa Capcom, que tem feito bastante alarde com os 25 anos de sua franquia Street Fighter, também está comemorando seu aniversário. 

São 30 anos da marca por trás de alguns dos mais icônicos games já criados, que se espalharam pela cultura pop mundial através de filmes, animações, brinquedos e marcaram posição em várias mídias, atingindo diversas faixas etárias. 

Os lutadores do já citado Street Fighter, além de personagens de Megaman, Darkstalkers, Devil May CryPhoenix Wright - Ace Attorney, entre outros, foram catalogados em uma enciclopédia de 200 páginas com capa dura. O trabalho, que reúne fichas e biografias de mais de 200 personagens, foi editado nos EUA pela Brady Games. É o tipo de livro que poderia tranquilamente ganhar versão em português. Por enquanto, só através de importadoras ou sites estrangeiros que aceitam compras do Brasil, como o Play-Asia.

- Compre aqui o livro 30th Anniversary Capcom - Character Encyclopedia

Vídeo: 30 anos de Capcom - Uma retrospectiva visual

O título diz tudo. Um vídeo bacana que mostra a evolução dos gráficos e da tecnologia, sendo interessante mesmo para quem não é jogador. 



segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Dicas da blogosfera - 8

Cena de "Kaze Tachinu", o último
filme de Hayao Miyazaki
1) Um gênio se despede dos cinemas - Hayao Miyazaki, o renomado desenhista e diretor de animês, anunciou sua aposentadoria recentemente. A notícia repercutiu no mundo inteiro e bateu forte no coração de pessoas que aprenderam a admirar esse grande mestre, que já conta com 72 anos de idade. Ainda que ele vá produzir curtas enquanto viver, sua decisão de não mais dedicar tempo e esforço a um longa-metragem teve impacto imediato no mercado japonês. 

Miyazaki tem (ou melhor, tinha) um temor: o de deixar inacabado algum longa-metragem, que no caso dele demora alguns anos para se concluir, visto que ele ainda desenha muito do que se vê na tela. Já em 1993, numa entrevista para a publicação estadunidense Animerica, ele dizia que já pensava em se aposentar. Mas naquela época, o tom foi bem humorado, pois ele dizia que era melhor ele mesmo planejar a aposentadoria antes que alguém sugerisse a ele que era melhor parar. Enfim, o momento chegou e vale refletir sobre isso. Dentre todos os textos que li comentando o assunto, separei um do excelente blog XIL, parte do coletivo Genkidama.

Entenda: A aposentadoria de Hayao Miyazaki 
_________________________


"Ooidetekooi"


2) Um autor de ficção científica japonesa - A partir da leitura de contos do escritor Shinnichi Hoshi, o pesquisador Eduardo MPA, do blog Nihon Go!, analisa os trabalhos e a visão de mundo apresentada por Hoshi. 

O curta mostrado acima, inspirado em conto desse autor, é uma indicação da postagem, que também compara a visão do escritor com famosas obras ocidentais. Vale uma conferida para quem gosta de FC, seja em qual mídia for. 

Entenda: A FC japonesa e os contrastes entre a obra de Shinnichi Hoshi e a visão ocidental

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Seleção musical - Três grandes vozes femininas

Três musas de estilos diferentes que têm em comum seus vocais cheios de personalidade e técnica. Confira performances de Misaki Fujiwara (Acacia Orchesta), Rimi Natsukawa e Chisa (Girl Next Door):

Separei algumas canções que gosto muito, com alguns comentários. São todas com cantoras em plena atividade, que merecem ser mais valorizadas e divulgadas. Espero que goste.



"Stage" - Acacia Orchesta
Eis uma canção cheia de energia da banda Acacia Orchesta, uma das melhores do cenário mais alternativo e descolado da música japonesa. A voz intensa da carismática Misaki Fujiwara combina perfeitamente com a bateria pulsante de Keisuke Kitagawa, o baixo furioso de Masaru Sano (visto aqui com um Hofner igual ao de Paul McCartney) e o piano frenético de Hirofumi Nishimura. Uma banda excepcional, só digo isso.

Site oficial: acacia-o.com

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Street Fighter - O Documentário Oficial



A famosa franquia de games Street Fighter está completando 25 anos. Como parte das comemorações, a Capcom distribuiu no último dia 30 de agosto um documentário oficial em inglês intitulado "I am Street Fighter". É focado no universo dos jogos e mostra fãs e jogadores de SF, em uma abordagem dinâmica e divertida. O vídeo está na íntegra e espero que você goste, ainda mais se jogava SF nos anos 1990.