sábado, 27 de julho de 2013

Dicas da blogosfera - 7

1) Poesia em animação - Direto do versátil blog Naty in Wonderland, uma resenha do habitual frequentador do Sushi POP, o Rogério Prado (vulgo "hamlet primeiro") sobre uma pequena obra de arte em animê. Trata-se do novo trabalho do diretor Makoto Shinkai, conhecido por seus trabalhos com imagens de grande beleza e clima contemplativo, capaz de contar histórias singelas sobre gente comum. Uma obra adulta, no sentido mais maduro do termo. 

Informe-se: O Jardim das Palavras e o Poeta do Cotidiano

2) Brinquedo é coisa séria. Ainda mais no Japão - Em junho, aconteceu no Japão o Tokyo Toy Show, evento grandioso voltado ao mercado de brinquedos e miniaturas. O blog do serviço de streaming de animês em inglês Crunchyroll publicou um relato fotográfico sobre a mostra, que reuniu diversos lançamentos da temporada atual, incluindo Ultraman, Pretty Cure, Kamen Rider e outros títulos. Apenas uma pequena demonstração sobre a milionária indústria japonesa de brinquedos que, é bom frisar, não é só voltada para crianças. 

Informe-se: Tokyo Toy Show 2013 – Japanese Toys are Serious Business 


3) Mapa do tesouro - Para quem lê em inglês, indico um site voltado aos lançamentos do bairro de Akihabara (localizado em Tóquio), a meca da cultura otaku e da tecnologia. Lá aparecem dicas de novos produtos eletrônicos, avaliações e até ofertas de emprego para quem mora no Japão. Veja coisas incríveis que vão demorar muito pra chegar por aqui, exceto para quem for direto na fonte. 

Informe-se: Akihabara News
Extra: Ficou curioso com a imagem da garota com um exoesqueleto? 
Confira a matéria aqui. 

terça-feira, 9 de julho de 2013

When you wish upon a star - Um tema clássico da Disney, por Chage and Aska



When you wish upon a star ("Quando você pede a uma estrela") é o tema do clássico desenho animado Pinóquio (de 1940), produzido pela Disney. Ao longo dos anos, a música foi regravada diversas vezes, e por artistas tão diferentes quanto Glenn Miller (músico e arranjador da era das big bands americanas) e Gene Simmons, o vocalista e baixista do KISS. Conheci primeiro a versão em português, a qual eu tinha em disco de vinil compacto, pela antiga Coleção Disquinho, nos anos 1970. É uma das canções mais poéticas e lindamente inocentes que já ouvi.

Minha versão favorita é da dupla Chage and Aska, gravada em inglês (bem pronunciado, inclusive) com um arranjo bastante erudito e solene lançado em 1993, junto com o single do sucesso You Are Free


Percebe-se claramente as interpretações diferentes. Aska canta primeiro, Chage vem em seguida e depois unem as vozes em  harmonia. Recomendo que ouça com atenção, pois é material de alto nível.


*****************************


Notícia sobre Chage and Aska: Atualmente, Aska está se recuperando de um ataque cerebral isquêmico sofrido em junho passado. O problema é semelhante a um derrame (AVC), mas sem sequelas. Como pode anteceder um AVC real, ele cancelou a agenda de shows que marcariam o retorno da dupla após alguns anos dedicados às suas carreiras-solo e se retirou para repouso e tratamento. Espero que se recupere logo e que eles possam retomar a famosa parceria. 

*****************************

Nota do autor: Este blog está novamente em período de hibernação, mas ainda tentarei postar algumas coisas no Twitter. Estou vivendo um período bastante corrido por conta de grandes desafios em minha vida. Tem a ver com sacrifícios em busca de algo melhor. A canção que escolhi reflete aquela esperança que nunca podemos abandonar e aquela criança dentro de nós que nunca deve ser esquecida. 

Cuide-se e até breve.

"If your heart is in your dream, no request is too extreme. When you wish upon a star, your dreams come true."