sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Seleção musical - Três grandes vozes femininas

Três musas de estilos diferentes que têm em comum seus vocais cheios de personalidade e técnica. Confira performances de Misaki Fujiwara (Acacia Orchesta), Rimi Natsukawa e Chisa (Girl Next Door):

Separei algumas canções que gosto muito, com alguns comentários. São todas com cantoras em plena atividade, que merecem ser mais valorizadas e divulgadas. Espero que goste.



"Stage" - Acacia Orchesta
Eis uma canção cheia de energia da banda Acacia Orchesta, uma das melhores do cenário mais alternativo e descolado da música japonesa. A voz intensa da carismática Misaki Fujiwara combina perfeitamente com a bateria pulsante de Keisuke Kitagawa, o baixo furioso de Masaru Sano (visto aqui com um Hofner igual ao de Paul McCartney) e o piano frenético de Hirofumi Nishimura. Uma banda excepcional, só digo isso.

Site oficial: acacia-o.com




"Mi amore (Meu amor é...)" - Rimi Natsukawa
Um grande sucesso da década de 1980 na voz de Akina Nakamori, uma das musas do pop japonês da fase kayoukyoku. A versão mostrada aqui é de 2010, cantada pela genial Rimi Natsukawa, a mais famosa intérprete do clássico "Nada Sousou", da qual já falei aqui. A música tem um toque latino, com uma letra que fala de Carnaval e do Rio de Janeiro, numa mistura cheia de ingenuidade e aquele senso de drama de canções românticas japonesas. O resultado é único. Cantar uma música de Akina Nakamori é sempre um desafio, pois a voz dela é considerada até hoje uma das mais fortes e mais versáteis do pop japonês. Rimi Natsukawa é uma das poucas que consegue rivalizar com a original. 

Site oficial: rimirimi.jp/free



"Unmei no Shizuku ~ Destiny´s Star~" - Girl Next Door
Girl Next Door é uma das muitas bandas pré-fabricadas montadas por gravadoras. Segue um formato comum, com Chisa (vocal), Daisuke Suzuki (teclados) e Yuji Inoue (guitarra). O que não significa um som ruim e pasteurizado, ao menos não neste caso. A pequena Chisa tem uma voz potente e Inoue utiliza bem sua guitarra, dando uma pegada meio roqueira ao som eletrônico dançante de Daisuke. Em 2010, a banda assinou o tema do filme Ultraman Zero, uma excelente aventura protagonizada pelo filho de Ultraseven. A música é moderna, vibrante e tem a virtude de parecer realmente uma música de super-heróis, sem que isso seja algo hermético, somente para fãs. É um exemplo de pop atual bem feito, com melodia e batida marcantes, além de uma grande voz. 

Site oficial: girlnextdoor.jp

6 comentários:

Erick Faria disse...

Fantásticas! A performance da Rimi então, é soberba. Acacia Orchestra também gostei muito, e agora me lembro que você já tinha postado sobre eles antes e à época pensei em procurar mais a respeito...mas acabei deixando para depois e para BEM depois ficou. Tratarei de retificar isso agora, porque eles pelo visto são ótimos.

Obrigado por divulgar!

Ale Nagado disse...

Olá, Erick! Fico contente quando alguém curte uma sugestão, quando alguém descobre algum trabalho ou artista graças a uma postagem neste blog. Também já indiquei aqui o fox capture plan, Yanawaraba, Ray Yamada, Taffy, Nuchi, Carmen Maki e alguns outros. Se perdeu esses que mencionei, veja na caixa de busca pra achar as postagens.

Abraço!

Rogério disse...

Bom dia Nagado,

ESTAS PEQUENAS JAPONESAS E SUAS GRANDES VOZES.

Excelente postagem, Alexandre. Esta Misaki Fujiwara canta demais!!!!.

Adorei. Fiquei até com vontade de usar suas recomendações(com citação, é claro) em um post no Naty in Wonderland.

Ale Nagado disse...

Fala, Rogério. Fico contente de ter apresentado a Acacia Orchesta a várias pessoas. E além de cantar, a Misaki também é compositora. Mas desconfio que os quatro sejam compositores.

E pode espalhar as recomendações à vontade. Artistas assim merecem ser descobertos por mais gente.

Abraços!

Bruno Seidel disse...

Girl Next Door já não existe mais, né? Ah, vale lembrar que a banda está presente na trilha sonora da série Ultraman Ginga.

Ale Nagado disse...

Fala, Bruno!

Não sabia que a banda tinha acabado. Na verdade, o estilo de som deles não era minha praia, com exceção do fantástico tema da Ultraman Zero e duas ou três canções além.

E vale lembrar que o guitarrista Yuji Inou é quem toca o tema instrumental do Ultraman Saga. Os três integrantes do Girl Next Door são muito bons e espero que encontrem o sucesso em suas empreitadas individuais.

Abraço!