terça-feira, 24 de setembro de 2013

Dicas da blogosfera - 9

Olá. Eis aqui mais uma parte do guia de referência sobre artigos e blogs que acredito serem interessantes para os leitores do Sushi POP. 

1) Estreias da temporada - Tradicionalmente, o mês de outubro (outono no Japão) é temporada de estreias de animês na TV japonesa. O blog Gyabbo!, do coletivo Genkidama fez uma grande listagem de títulos, com trailers e informações básicas, como estúdio, mídia original, diretor principal e número estimado de episódios. Um guia obrigatório para quem gosta de estar antenado com as mais novas produções japonesas. Tem séries pra todos os gostos. 





Mergulhe: Guia completo das séries de animê - Outono de 2013 
________________________________________


2) Games, animês, quadrinhos, séries... - Capitaneado pelo trollador (como ele mesmo de apresenta) Raphael Soma, o nbm2 (Nothing But Malice and Misery) fala de games, quadrinhos, animês, tokusatsu e o que mais pintar. A linguagem do blog revela que o autor não tem muitas papas na língua, o que quer dizer que ele é casca grossa quando acha que deve ou quando o assunto permite. 

A versatilidade é grande, o que leva alguém como eu, mesmo não jogando games, a sempre parar pra dar uma conferida. Foi lá que eu descobri, por exemplo, sobre a Saga da Rainha Regina, uma pequena pérola dos quadrinhos Disney que havia passado batido para mim. 

Mergulhe: Nobumami
________________________________________

Ukiyo-e de Kiyoshi Kobayakawa
(aprox. 1933), uma das
muitas apresentadas no
Japan Kaleidoscop
3) Caleidoscópio nipônico - Pra encerrar, indico o blog de Marion Laurinat, uma tradutora e escritora alemã que é entusiasta da cultura japonesa. Ela já viveu no Japão e é uma pesquisadora graduada em estudos sobre o país. 

Em seu blog, escrito em inglês, a autora aborda arte tradicional japonesa, destacando belas gravuras ukiyo-e, além de literatura e História. Bom para sair um pouco da área da cultura pop e entrar em campos mais tradicionais, algo importante para se entender o contexto cultural, social e histórico que evoluiu até o entretenimento em escala industrial que conquistou o mundo. 

Mergulhe: Japan Kaleidoscop


2 comentários:

Bruno Seidel disse...

Outubro (dia 6) também tem a estreia de uma nova série Tokusatsu: Kamen Rider Gaimu. Contudo, devo confessar que o tema da série, o visual do herói e as recentes produções do gênero não me dão motivo nenhum pra criar boas expectativas. Ainda assim, farei o possível pra dar uma conferida.

E sobre o blog do Nobumami²: Valeu pela dica! Dei uma espiada por cima agora e vi que tem assuntos muito interessantes e bem abordados. Depois quero ver com mais calma.

Ale Nagado disse...

Fala, Bruno! O Gyabbo não aborda tokusatsu, por isso a listagem é só de animês. Eu vi o visual do Gaim e achei interessante, não ficou bobo como eu acharia que ficaria quando li que a referência seriam frutas. É meio bizarro, mas talvez funcione. Aliás, foi o Raphael Soma quem chamou a atenção para a equipe de produção de Gaim, fazendo crer que, ao menos uma conferida, essa série merece. E falando no Nobumami, foi ele quem me fez perder muito do preconceito que eu tinha com o estilo "moe" (das garotinhas de mangá e animê angelicais em excesso, colocadas num contexto adulto), um gênero meio polêmico e com ardorosos críticos. Vivendo e aprendendo.

Abraço!