terça-feira, 9 de julho de 2013

When you wish upon a star - Um tema clássico da Disney, por Chage and Aska



When you wish upon a star ("Quando você pede a uma estrela") é o tema do clássico desenho animado Pinóquio (de 1940), produzido pela Disney. Ao longo dos anos, a música foi regravada diversas vezes, e por artistas tão diferentes quanto Glenn Miller (músico e arranjador da era das big bands americanas) e Gene Simmons, o vocalista e baixista do KISS. Conheci primeiro a versão em português, a qual eu tinha em disco de vinil compacto, pela antiga Coleção Disquinho, nos anos 1970. É uma das canções mais poéticas e lindamente inocentes que já ouvi.

Minha versão favorita é da dupla Chage and Aska, gravada em inglês (bem pronunciado, inclusive) com um arranjo bastante erudito e solene lançado em 1993, junto com o single do sucesso You Are Free


Percebe-se claramente as interpretações diferentes. Aska canta primeiro, Chage vem em seguida e depois unem as vozes em  harmonia. Recomendo que ouça com atenção, pois é material de alto nível.


*****************************


Notícia sobre Chage and Aska: Atualmente, Aska está se recuperando de um ataque cerebral isquêmico sofrido em junho passado. O problema é semelhante a um derrame (AVC), mas sem sequelas. Como pode anteceder um AVC real, ele cancelou a agenda de shows que marcariam o retorno da dupla após alguns anos dedicados às suas carreiras-solo e se retirou para repouso e tratamento. Espero que se recupere logo e que eles possam retomar a famosa parceria. 

*****************************

Nota do autor: Este blog está novamente em período de hibernação, mas ainda tentarei postar algumas coisas no Twitter. Estou vivendo um período bastante corrido por conta de grandes desafios em minha vida. Tem a ver com sacrifícios em busca de algo melhor. A canção que escolhi reflete aquela esperança que nunca podemos abandonar e aquela criança dentro de nós que nunca deve ser esquecida. 

Cuide-se e até breve.

"If your heart is in your dream, no request is too extreme. When you wish upon a star, your dreams come true."  

4 comentários:

Rogério disse...

Bom dia Nagado,

Nossa, que LINDA versão da canção clássica de Leigh Harline e Ned Washington.

Pinóquio para mim continua sendo um dos mais tecnicamente deslumbrantes e emocionalmente arrebatadores filmes animados da história do cinema.

Obrigado pela dica.

Boa sorte Nagado. Que seus sonhos se realizem ao som desta bela canção.

Ale Nagado disse...

Obrigado, Rogério.

Vou precisar mesmo.

Abraço!

Bruno Seidel disse...

Sou fã da dupla Chage & Aska desde 1995, quando assisti pela primeira vez o clipe da música Something There, numa fita VHS da revista Videogame, que veio na carona do filme live action de Street Fighter (a música era a única coisa boa daquele filme horrível). Com o tempo, fui ouvindo outros clássicos deles, como "Say Yes!". Mas essa versão aí da 'When you wish upon a star' eu não conhecia.
Também não sabia dessa triste notícia envolvendo o Aska. Se não estou errado, ele tornou-se mais famoso que o Chage quando a dupla se separou, né?

Por fim, espero que essa hibernação do blog não dure tanto assim, Nagado! Eu acesso o Sushi Pop todos os dias e é sempre uma grata surpresa quando vejo que tem post novo.

Mas torço mais ainda para que você obtenha êxito nesses seus novos desafios. Isso que você falou sobre manter viva a criança que existe dentro de nós é a mais pura verdade, afinal, "a gente começa a morrer conforme vai deixando de ser criança". Agir como um homem sempre, perder nossa essência jamais!!

Ale Nagado disse...

Bruno, eu tinha também essa fita da revista Videogame, mas eu os conhecia de antes. Sabe, a versão que saiu aqui foi editada. O clipe original tinha cenas com o Van Damme junto com os outros atores vendo o show de Chage & Aska. Por questões contratuais, o clipe lançado no Brasil teve que cortar as cenas com o Van Damme.

Sim, o Aska ficou mais famoso, mas desde os anos 1980 eles tinham carreiras paralelas. O Chage teve um bom êxito à frente do trio Multimax, que ficou ativo entre 1989 e 1997. Só depois que encarou carreira solo mesmo. Mas aquele toque de midas pop sempre foi do Aska. O Chage é o lado mais despojado, alternativo.

E obrigado pelo apoio de sempre. Lá pela metade de agosto (ou antes, sei lá), a poeira deve baixar um pouco e aí tentarei postar mais coisas interessantes.

Abraço!!