RECADO AOS VISITANTES:

Olá! O blog ainda está de férias, mas já estou trabalhando em novas postagens. O Sushi POP voltará a ser atualizado no dia 1 de agosto (terça), no período da tarde.

O que vem por aí:
- Ultraman Geed, Novo Lobo Solitário, Katokutai, Pinóquio de Osamu Tezuka, Danger 3, resultado da convocação para trabalhos acadêmicos e mais!

Esteja aqui para conferir. Até breve!

domingo, 23 de junho de 2013

Boletim 49: Ultraman Symphony Concert - O show de 50 anos da Tsuburaya

A Tsuburaya Pro, estúdio que tem como principal patrimônio a franquia Ultra, está completando 50 anos de fundação. Entre as comemorações, um concerto de música erudita vai mostrar o bom gosto e charme das trilhas sonoras dos seriados da produtora. Fundada em 1963 pelo grande mestre do tokusatsu, o lendário Eiji Tsuburaya, a saga dos Ultras é musicalmente muito rica, tendo tanto sucessos comerciais quanto obras cultuadas entre os aficionados. 


ULTRAMAN SYMPHONY CONCERT

Em 1º de setembro, acontece em Tóquio o Ultraman Symphony Concert, com a Orquestra Filarmônica de Tóquio, que irá apresentar temas das séries Ultras e de outros personagens da produtora. 

O regente será Kosuke Tsunoda, que tem no currículo a trilha do filme de Nodame Cantabile, grande sucesso vindo do mangá. Haverá ainda um segmento dedicado a Ultraseven, com o maestro Toru Fuyuki, o compositor da trilha sonora original de 1967. O veterano regente também assinou as trilhas de O Regresso de Ultraman (1971), Ultraman Ace (72) e várias outras séries. 

O apresentador será o consagrado Takeshi Tsuruno, o Asuka da série Ultraman Dyna. Entre os convidados, já estão confirmadas as participações dos atores Susumu Kurobe (Hayata/ Ultraman original), Hiroko Sakurai (Akiko Fuji, de Ultraman) , Koji Moritsugu (Dan Moroboshi/ Ultraseven), Yuriko Hishimi (Anne, de Ultraseven), além do cantor Keizo Nakanishi e do sofisticado grupo vocal jammim´Zeb. Tomara que esse concerto seja lançado em DVD e que tenhamos acesso, nem que seja via YouTube

Medley especial (assista antes que tirem do ar)
Veja agora Toru Fuyuki e Keizo Nakanishi com orquestra e coral apresentando um medley de temas clássicos de séries Ultras, em 2009. No vídeo, aos 2m14s, começa uma releitura do tema do esquadrão G.A.M., de O Regresso de Ultraman (que me empolga desde que eu era moleque). Perto do final, quando entra o tema de Ultraseven, pode-se ver o ator Koji Moritsugu cantando junto, com Yuriko Hishimi a seu lado. 

É sensacional!



*************************
E bem antes do grandioso concerto, um show para a garotada:

ULTRAMAN ROCK DAY - IV

Em 14 de julho, acontece a quarta edição do Ultraman Rock Day, evento com canções tema dos Ultras com uma pegada mais pop-rock. Os artistas a se apresentar serão Takeshi Yoshioka (o herói Gamu/ Ultraman Gaia), que também é cantor, o guitarrista Yuji Inoue (da banda Girl Next Door), a atriz, modelo e cantora Misato Hirata (Oficial Konomi da série Ultraman Möebius) e os grupos Voyager, EBiDAN r.p.M78




O Voyager é um grupo vocal excelente montado pela Tsuburaya e que canta de músicas infantis a temas de heróis épicos com muita qualidade. O EBiDAN é uma boys band de pop adolescente que canta o tema de Ultraman Ginga. Além disso, seu integrante Takuya Kusakawa é quem interpreta Tomoya Ichijouji, o alter ego humano de Ginga. Jogada semelhante foi feita em 1996, quando a boys band V6 cantou o tema de Ultraman Tiga, série estrelada por um de seus integrantes, o Hiroshi Nagano. Pra quem gosta de grupos assim, deve ser um prato cheio, lembrando que o "rock" no nome do evento é muito mais marketing do que som. Completando o evento, que é voltado ao público infanto-juvenil, haverá uma participação do elenco da nova produção Ultraman Ginga

2 comentários:

Bruno Seidel disse...

Quel legal o fato de terem escolhido o Takeshi Tsuruno como "mestre de cerimônia". Acho que o fato dele ter representado o Asuka como Ultraman Dyna e estar diretamente envolvido com o mundo da música, além da idade. Esse medley torcado pela orquestra é de arrepiar mesmo! Já tinha assistido e, definitivamente, não tem como não se emocionar. E quanto ao Voyager, destaco aqui a versão que eles tocaram da música Eiyuu, tema de Ultraman Nexus (uma dos meus temas preferidos da franquia). Vou aproveitar e deixar o link aqui para os apreciadores de uma boa música: http://www.youtube.com/watch?v=nubquvUajJI (OBS: a versão original da música Eiyuu é do grupo DOA: http://www.youtube.com/watch?v=UJ1bKHgoN20).

Ale Nagado disse...

O Takeshi Tsuruno talvez seja o grande nome da mídia entre os atores que interpretaram Ultras. Na época do Ultraman Tiga, podia-se dizer que o maior nome era Hiroshi Nagano. Mas com três singles que foram primeiro lugar nas paradas do Japão com seu extinto grupo Shuchishin, uma carreira solo capaz de lotar ginásios e constantes participações em programas de TV, o ex-comediante Tsuruno se tornou um astro importante em seu país. Tanto que foi usado até como símbolo de uma campanha sobre paternidade, que incentivava os pais japoneses a passarem mais tempo com sua família. Ele, que é pai de três crianças, diz ter muito orgulho de interpretar um Ultra. Não é como alguns astros que, conseguindo fama fora do nicho, renegam seu início de carreira.

Sobre a música que comentou, realmente é fantástica. Tenho as duas versões. A versão do doa é, obviamente, a autoral e por isso dou mais importância a ela. Mas a versão do Voyager é muito boa também. E sem querer comparar (mas já comparando), para cantar músicas dos Ultras, Tsuburaya montou o Voyager, reunindo bons cantores. Para cantar temas de Kamen Rider, a Toei fez o quê? Criou a girls band Kamen Rider Girls, movida a muito marketing e softwares para corrigir a afinação digitalmente. A diferença é um abismo.

Abraço!