segunda-feira, 29 de abril de 2013

Dicas da blogosfera - 4


1) Os índios do Japão - Fato relativamente pouco conhecido, o Japão também teve seus povos indígenas. São os chamados "ainu", cujos descendentes puros, sem miscigenação, vivem até hoje, a maioria na região de Hokkaido, ao norte do Japão. Sempre foram vistos com preconceito e sua história lembra a de outros povos indígenas. O texto que indico agora explica de forma bem esclarecedora sobre a existência e situação dos ainus. 

De modo interessante, a matéria faz referência a um clássico de Hayao Miyazaki e seu Studio Ghibli: o longa Princess Mononoke (Mononoke Hime, 1997), cujos personagens representam ainus. O texto é de Roberta Caroline, para o blog Elfen Lied Brasil

Descubra: Ainus - Os índios japoneses


2) Chie Ayado - Jazz, coragem e determinação - Aqui vai (mais) uma indicação de Fabio Sakuda, para seu blog XIL, do portal Genkidama. Trata-se de um artigo sobre uma artista diferenciada, que vale muito a pena conhecer. Uma japonesa que canta jazz com grande talento, que começou a carreira profissional numa idade em que muitos artistas em seu país já se aposentaram e que possui uma história de vida cheia de percalços.

Poderia ser "apenas" um texto edificante com uma história de motivação e superação, mas também é uma dica para descobrir o trabalho de uma grande intérprete fora do circuito dos astros pop. E que até virou, veja só, personagem de animê.

Descubra: Chie Ayado - A força além da voz 




3) Blog japonês de músicas variadas - O blog que indico agora não tem quase nada pra ler, é dedicado a vídeos e é uma das minhas fontes de pesquisa sobre música japonesa. Apresenta regularmente vídeos de artistas dos mais variados estilos, cobrindo J-pop, J-Rock, Anisongs, enka, kayoukyoku e instrumentais, possuindo também música pop e tradicional de Okinawa (pois está dentro da J-Music). E pra quem curte, há até indicações de K-pop, a música pop coreana. 

O blog Beautiful Music não se limita aos grandes clássicos e sucessos atuais, mas também garimpa material alternativo. Infelizmente, alguns vídeos não foram autorizados para exibição no Brasil ou fora do território japonês, um problema crônico de mentalidade fechada que ainda existe muito no Japão. Em todo caso, tem muita coisa bacana e disponível pra explorar. Foi lá, inclusive, que eu descobri a excelente banda Acacia Orchesta, que foi tema de postagem aqui no Sushi POP. 

Descubra: Beautiful music and japanese traditional music 

2 comentários:

Rogério disse...

Dicas muito bacanas.

Já sabia a respeito dos Ainus e sempre achei intrigante.

Será que algum representante deste povo chegou a imigrar para o Brasil?

Ale Nagado disse...

Talvez. As estatísticas sobre a imigração levam em conta as províncias, sem considerar a existência de tribos. Um estudo detalhado talvez revele a presença de descendentes de ainus no Brasil. No entanto, como a matéria revela, uma grande parte da população japonesa tem algum ancestral ainu e essa diluição torna difícil o rastreamento.

Talvez um dia ainda façam um estudo sobre isso.

Abraço!