sexta-feira, 22 de março de 2013

Dicas da Blogosfera - 1

Oi, só passei aqui pra registrar umas dicas de leitura na blogosfera. 

1) O mundo dos autores de mangá - Sabe o Bakuman, aquele mangá sobre a vida de dois aspirantes a mangaká (autor de mangá)? Pois o universo dos quadrinhistas japoneses já foi abordado em muitas outras séries. 

Em seu blog XIL, o colega Fabio Sakuda comenta sobre outros títulos que abordam esse mesmo tema. Pontos de vista diferentes, com tratamentos dos mais variados, incluindo uma visão bastante dura. 

Pra quem gosta do assunto, recomendo a matéria, pois as dicas são bem interessantes. 

Confira: Mangás sobre fazer mangá 


2) A vida depois do tsunami O projeto Zapuni reúne animadores japoneses com grandes nomes da música, como o escocês David Byrne, para promover campanhas e arrecadar fundos para aqueles afetados pelo desastre de 11 de março de 2011, especialmente as crianças. 

Dois clipes belíssimos foram divulgados. Confira os vídeos, detalhes do projeto e formas de ajudar no blog Outros Papos, do Patrick Raimundo

Confira: Zapuni - Caridade pela arte 

3) Explicando e desmistificando o Japão - A cultura japonesa exerce um enorme fascínio em muitas pessoas. Só que isso muitas vezes cria imagens que não correspondem à realidade histórica ou social. Para desmistificar um pouco algumas questões o advogado Eduardo MPA, que já viveu no Japão e possui uma visão cristalina sobre a vida e a política do país, criou um blog. É o Nihon Go!, uma dica de leitura obrigatória para quem ama a cultura japonesa. Há postagens sobre o senso de responsabilidade do japonês, mitos e verdades sobre os samurais, o trabalhador japonês, sobre a complicada situação política atual e muitos outros temas.

Confira: Nihon Go! Pensando a vida no Japão, fora do Japão

2 comentários:

Natália Maria disse...

Olá!!

Estas dicas de leituras de blogs são realmente diferentes. Blogs que abordam o Japão, ou a cultura do local diferente do que estamos acostumados de ver.

Curti a ideia do Nihon Go!, gosto de ler blogs de pessoas que ou moram lá ou já moraram, pois só elas sabem que o Japão não é a coisa linda que sempre ouvimos falar, que assim como qualquer país tem seu "lado negro".

Ale Nagado disse...

Oi, Natália.

Conhecer bem algo que se gosta é gostar de verdade. Saber ver diferentes ângulos e tentar entender as diferentes faces de outra cultura aumenta nossa percepção.

A maioria das pessoas tem uma paixão cega pela cultura japonesa, que é riquíssima e merece ser estudada, o que inclui desmistificar ideias erradas. É entendendo sua história e seu contexto social é que realmente aprendemos a admirar o que o país tem a oferecer. Que bom que gostou das dicas. Na medida do possível, postarei mais.

Abraço!