sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Despedida do blog

Olá. As férias acabaram e a vida continua atribulada. Na verdade, está ficando mais corrida ainda. Tenho revisto as prioridades em minha vida e este blog chegou a um limite. Esta é, possivelmente, a última postagem por um bom tempo. Ou a última mesmo. Não foi uma decisão fácil.

Escrevo sobre cultura pop japonesa há mais de 20 anos. Comecei na revista SET, passando pela consagrada Herói, a Henshin, o portal Omelete e diversos sites e revistas. Fora a autoria ou coautoria de livros, apresentações, entrevistas, palestras e muitas atividades ligadas à divulgação e informação sobre cultura pop japonesa em todo tipo de mídia. 


Isso foi reconhecido até pelo governo japonês, pois em 2008 fui selecionado para integrar um arrojado projeto de intercâmbio cultural no Japão patrocinado pelo MOFA - Ministry of Foreign Affairs daquele país. E ainda sou palestrante à disposição de atividades culturais apoiadas por escritórios do Consulado do Japão ou qualquer evento que tenha interesse em que eu preste esse tipo de serviço. Mas mesmo que não participe mais de tais atividades, considero ter dado uma boa contribuição para a divulgação do mangá, animê, tokusatsu e J-music no Brasil. Continuo lidando com tudo isso e ainda quero publicar algumas coisas nessa área, mas não agora.

Este blog tem sido, além de uma forma de difundir informação, uma terapia para mim. Mas tenho outros interesses e outras coisas que quero tentar fazer no meu cada vez mais escasso tempo livre. Uma delas é a faculdade de Gestão de RH, algo para somar ao meu trabalho com HQ institucional. Isso não significa, claro, que vou parar de acompanhar as movimentações do mercado ou que esteja fora dele. Afinal, continuo trabalhando com criação - desenho, quadrinhos e redação, basicamente. Apenas considero que, no momento, prefiro parar com o blog do que deixar ele capenga. 

Futuro
Se me perguntarem quando ou se o blog pode ser retomado, a resposta é: não sei. Pode voltar sim, mas não tenho a menor ideia por enquanto. Como mudanças inesperadas são quase uma constante para mim, não me arrisco a dar palpites.

Até pense o contrário, irei manter o conteúdo no ar. Há muita coisa que tem servido de referência para muita gente e que espero que continue ajudando fãs, profissionais e pesquisadores.

Agradecimento
Muito obrigado aos leitores, aos parceiros de divulgação, demais blogueiros e colegas da área que sempre apoiaram o Sushi POP. Com mais de 2900 leitores navegando pelo blog mesmo com um mês sem atualizações e com picos de mais de 4000 visitantes diferentes em certos meses, eu até me senti tentado a continuar, mas no momento, não posso.

Então, encerro aqui as atualizações do Sushi POP. Se quiser perguntar coisas sobre os assuntos aqui abordados, veja meu Formspring logo abaixo. No Twitter, continuarei atualizando sempre que possível.

Obrigado pela atenção, cuide-se e até mais.



Seguindo em frente e ampliando horizontes
***************
Contatos por email: nagado@gmail.com
Para enviar perguntas: formspring.me/alexandrenagado

20 comentários:

Anônimo disse...

Muito Obrigado pela enorme contribuição com seus textos sempre competentes.
Boa Sorte nessa nova fase.

Ariel

Alexandre Nagado disse...

Eu que agradeço a atenção e consideração. Vamos ver como ficará meu tempo até o final do ano.

Abraço!

Carlírio Neto disse...

Saudações

Isto é uma pena. Mas tudo na vida tem um início, meio e fim. Espero humildemente que, este caso, seja um"até breve".

Sucesso!


Até mais!

Alexandre Nagado disse...

Obrigado, Carlírio.

Fico contente com as manifestações de apoio, aqui e no Twitter. É o que contribui para que eu me programe para 2013.

Abraço!

Tati Santana disse...

Penso e quero acreditar que isso não é um adeus definitivo, apenas um até logo! Muito obrigada, Alexandre, por tudo que você representa para os fãs da Cultura Pop Japonesa! Espero poder desfrutar de muitos outros textos inteligentes e instigantes feito por você! Sucesso em tudo que fizer, sempre!

Um forte abraço, Tati.

Kapan disse...

Sei que nunca escrevi aqui, mas eu quero... Aliás, eu preciso dizer: muito obrigado por tanta informação.
Como aspirante a quadrinhista profissional e fã de cultura pop em geral, seus posts ajudaram (e ainda ajudam) a ter uma noção bem maior sobre os assuntos, e mais importante, é criar o debate sobre o assunto em questão.

Novamente, muito obrigado, você não faz ideia do quanto teu me ajudado com teu blog. Como a Taty disse, quero acreditar que é um "até logo", mesmo que as postagens demorem a sair.

o/

Marcos Mendes disse...

Também estou torcendo para que não seja uma despedida definitiva, e sim um "até breve". E por favor, mantenha todos os posts antigos no ar, o Sushi Pop possui um importante conteúdo que merece ser mantido!

Onçana disse...

Pois é Nagado, eu sou mais uma que acredita que isso é só uma vírgula e não um ponto final. Seu blog tem muita informação de qualidade, ainda bem que vc vai deixar no ar. Pode ter certeza de que é de grande utilidade pra gente que trabalha com desenhos. As revistas sobre roteiro que vc lançou serviram de material didático pros meus alunos e foi uma mão na roda pra trabalhar com a parte escrita, geralmente considerada chata pelos iniciantes.
Obrigada por todas as dicas que vc dá para nós, meu amigo!

Alexandre Nagado disse...

Tati, Kapan, Marcos e Onçana:

Muito obrigado pela generosidade das palavras. Fico contente com as manifestações recebidas aqui, no Twitter e até por e-mail.

E não deixem de acompanhar meu Twitter, pois lá sempre tentarei postar links interessantes relacionados aos assuntos do blog. É uma forma também de continuar conectado com a cultura pop e assuntos ligados ao desenho e quadrinhos em geral.

Abraços fraternos a todos.
E vamos nos falando, que o blog fica na geladeira, mas eu continuo conectado.

ALEARTE disse...

A sua contribuição á nona arte, e á divulgação da cultura japonesa é inestimável! Um profissional que é autor, desenhista de hq e um jornalista excepcional, não pode ficar muito tempo longe daqui. Por outro lado, sei como são essas coisas, então siga o que seu coração mandar, mas volte, e volte logo, para nos brindar com seu trabalho, que é de extrema importãncia para todos os amantes das hqs, dos mangás, enfim, dos entusiastas da cultura pop. Abraço, amigo.

Mestre Ryu Kanzuki disse...

Já ficarei com saudades do seu blog, amigo. Eu já lhe desejo aqui que Deus abençõe sempre seu caminho e lhe dê força em sua empreitada.

Você é um grande profissional e reconheço isso desde os seus trabalhos que marcaram a minha infância quanto a cultura pop Japonesa.

Espero que você continue com grandes projetos públicos como esse, com grandes conselhos, e se precisar de uma parceria, estamos aí.
Saudações do Arildo "Mestre Ryu".

Vá ao encontro do mais forte. Mas não nos deixe. ^^

Abração !!

Alexandre Nagado disse...

Ale (meu xará) e Mestre Ryu, obrigado mesmo pelo apoio e compreensão.

Vamos manter contato.

Abraço!!

DIO disse...

Chateado com o artigo; contudo, esperançoso por seu subconsciente ter colocado a imagem da Yamato ao final do artigo.

Ou seja, mesmo o consciente dizendo que este é o fim do blog, o inconsciente diz que não é.

A Yamato, de uma forma ou de outra, sempre retorna...

Nagado, grande abraço. Até a próxima postagem (seja ela quando for). Td de bom...

William Florencio disse...

Alexandre,
Compreendo que todos precisamos rever prioridades e fazer pequenos sacrifícios, te dou todo o apoio.
Desde minha revista "Como desenvolver roteiros..." que te tenho como um conhecido e uma pessoa querida.
Boa sorte e por favor, não suma!

Alexandre Nagado disse...

DIO: Talvez você tenha razão... Mas no momento, nem dá pra pensar nessa possibilidade. Valeu e mantenha contato.

William: Obrigado pela força. E continuo presente no Twitter, que é algo mais incorporado ao cotidiano e não toma muito tempo.

Abraços a todos!!

Manga Mania disse...

Vamos sentir falta, das suas matérias inteligêntes e de excelente qualidade
e de grande credibilidade,mas entendemos sua necessidade de buscar coisas novas, isso é nato do ser humano.

Boa sorte e muito sucesso no seu novo disafio :)

Equipe Loja Manga Mania ^^Y

Robinson Oliveiura disse...

Olá Nagado!
São longos 20 anos de amizade, verdade que em alguns momentos mais estreitos e em outros distantes mas nunca perdemos o contato. Você sempre foi e será parâmetro de conhecimento, POP JAPAN, com qualidade e respeito em todos os momentos. Sou muito grato por cada texto escrito e colocado a disposição de todos nós e entendo esta escassez de tempo. Verdade que não podemos ceder exclusivamente ao "TEMPO" porém prioridades tem que ser dada, e nossa vida necessita disto.
Por fim espero um novo retorno ao Blog.
Sucesso amigo!

ॐ HAKAIDER - 人造人間ハカイダー disse...

Sou um grande admirador de seu trabalho, desde a época da Herói e sempre visitava esse blog como referência sobre algum assunto relacionado a cultura japonesa da qual gosto muito. Compreendi o quanto deve ter sido doloroso para você deixar de escrever nesse espaço tão rico em informações, mas prefiro acreditar que em breve você retornará, com novas e interessantíssimas matérias. Desejo boa sorte e sucesso a você na suas novas empreitadas. Continuarei visitando o Sushi POP sempre que precisar tirar uma dúvida ou apenas para voltar a ler alguma matéria que me chamou atenção. Gosto muito da forma como você escreve, leve e de fácil assimilação. Um grande abraço!

Anônimo disse...

Bom, boa sorte em seu caminho. Acredito que seja normal deixar de ter motivação para ficar escrevendo sobre cultura pop. Ficar falando de novidades e analisando assuntos cansa um dia. Afinal, vc que é desenhista precisa se concentrar em fazer seu próprio trabalho, produzir algo por vc mesmo. Vejo muita gente que sonha ser desenhista "perdendo" seu precioso tempo livre para se dedicar a blogs para falar da cultura pop, analisar obras dos japoneses e debater infinitamente sobre o mangá nacional. Mas realizar algo não faz. Então, se dedique a vc e boa sorte.

Alexandre Nagado disse...

Robinson, Hakaider e pessoal da loja Mangá Mania: Obrigado pela força, compreensão e pelo reconhecimento ao trabalho feito.

Anônimo: Eu realmente sinto falta de trabalhar em algum projeto de HQ, mas o tempo que precisei agora é para me dedicar aos estudos. Quem sabe eu consigo conciliar e fazer algo, mas só o futuro dirá.
Mas por mim, eu sempre estarei falando ou escrevendo sobre cultura pop japonesa. Ela está sempre em transformação, reflete a História de seu povo, envolve elementos que combinam criatividade, mercado, comportamento, enfim, é um assunto que me empolga. Há tantas ideias de artigos que tiveram que ser deixadas de lado... Mas sim, entre escrever sobre mangá e produzir meu próprio mangá (ou qualquer HQ), claro que vou preferir a segunda opção.

Abraços a todos!!