segunda-feira, 9 de abril de 2012

Boletim 32: Gon - Novo animê adapta famoso mangá




Uma das novas animações da temporada de estreias no Japão é Gon, adaptação de um já clássico mangá do autor Masashi Tanaka. Conta as aventuras de um filhote de tiranossauro rex inexplicavelmente circulando por ambientes selvagens atuais. Voraz, insaciável, infantilmente egoísta e totalmente destrutivo, Gon é geralmente o pesadelo para quem o encontra. Suas aventuras em mangá são mudas, não há narrador ou diálogos e a arte é realista, com uma incrível narrativa visual. O personagem surgiu na revista juvenil semanal Morning (Ed. Kodansha) em 1992 e gerou 7 volumes encadernados. Gon ficou relativamente conhecido no Japão por ter aparecido no game Tekken 3. Agora, sendo astro de uma série, deve se tornar muito mais famoso, conquistando um novo público.


A animação, toda em CG, é de uma produtora coreana, a Daewon Media, que firmou parceria com a Kodansha no projeto de adaptar o personagem para a TV.


As aventuras de Gon são originalmente violentas e o vídeo promocional mostrado acima dá a impressão de uma transposição bastante fiel. Já a abertura (abaixo) escancara a impressão de que transformaram Gon (que agora tem até voz) em um personagem bem infantil, com uma música fofinha. E "fofinho" não é um adjetivo que combine com esse filhote de tiranossauro rex que não lembra em nada o gentil Horácio do Mauricio de Sousa


Em 2003, a Conrad Editora lançou os primeiros três volumes de Gon. Resenhei o primeiro deles, o qual gostei muito. Confira a resenha aqui.

Seguindo o plano de relançar e popularizar o personagem, um novo game será lançado em julho, para a plataforma Nintendo 3DS. Gon estreou no dia 2 de abril na TV Tokyo e é exibido toda segunda-feira, às 18h00. 



2 comentários:

Bruno Seidel disse...

Poxa! Gostei muito desse vídeo. A animação ficou muito simpática e agradável de assistir. Tem horas que eu sinto vontade de ser criança denovo só pra poder curtir essas coisas legais que surgem por aí! hueheuheuheueue XD

Alexandre Nagado disse...

Confesso que gostei mais do vídeo promocional do que da abertura. Depois vou procurar assistir um episódio inteiro pra firmar opinião a respeito. Mas Gon é muito bacana, recomendo fortemente o mangá, que é uma aula de narrativa.

Abraços!