7_Visual_Kei CDJapan

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Boletim 25 - Livro brasileiro sobre mangá é traduzido para o inglês

Capa do livro, com ilustração
do próprio autor
Em fevereiro de 2011, foi lançado o livro independente Elementos do Estilo Mangá, de João Henrique Lopes. A obra versa sobre definições e técnicas visuais utilizadas na maioria dos mangás, codificando a linguagem gráfica e apresentando a visão do autor sobre o tema. 


De modo ousado e consistente, o trabalho questiona a definição dos pesquisadores que consideram o mangá como uma escola de narrativa visual. Assim, o livro é focado na visão do mangá como um conjunto de técnicas de ilustração. Na época do lançamento, escrevi uma resenha sobre a obra aqui no Sushi POP


Agora, um ano depois, o livro ganha versão em inglês, revisada e ampliada sob orientação do renomado pesquisador Frederick Schodt, autor de dois volumes fundamentais sobre mangá editados no ocidente: Manga! Manga! The world of japanese comics (Kodansha International, 1983) e Dreamland Japan (Stone Bridge Press, 1996). Seu aval e sugestões enriqueceram a obra, cujo título internacional ficou sendo Elements of Manga StyleA edição em inglês tem mais conteúdo e imagens que a versão original, com destaque para uma análise sobre o estilo e evolução de consagrados autores de mangá. 


O livro será vendido no site da Amazon.com em formato impresso e digital. Quando as vendas forem iniciadas, o link será postado aqui. 


2 comentários:

Babi Dewet disse...

Uau, parabéns para o autor! É uma ótima notícia! E pra ver o quanto as editoras por aqui ignoram bons livros assim =/

Alexandre Nagado disse...

Acredito que agora, com o renomado Frederic Schodt apoiando o material, apareça alguma proposta bacana para que o livro em português ganhe novo projeto gráfico e também os acréscimos de conteúdo da edição em inglês. Qualidade não falta.

Abraço!