segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Boletim Extra: Falece o roteirista Shinichi Ichikawa

O premiado roteirista
Shinichi Ichikawa
Na manhã do último sábado, dia 10 de dezembro de 2011, faleceu o roteirista japonês Shinichi Ichikawa. Ele tinha 70 anos e lutava contra um câncer de pulmão. Em início de carreira, assinou histórias para uma famosa série infantil da Tsuburaya Pro., o Monstro Buusuka, entre 1966 e 67. Foi também importante na fase clássica dos Ultras, tendo escrito 7 aventuras para o cultuado Ultraseven (1967~68, sendo duas delas ~ eps. 45 e 46 ~ em parceria com o renomado Shozo Uehara), mais 6 em O Regresso de Ultraman (1971~72) e 7 em Ultraman Ace (1972~73, incluindo o primeiro e o último).

Em Ultraseven, um dos pontos altos foi o episódio 46, no qual o herói enfrenta sua cópia robótica, numa aventura eletrizante. Foi dele também o roteiro do episódio 18 de O Regresso de Ultraman, no qual Seven entrega a arma Ultra Bracelete a seu sucessor na defesa da Terra. Com super-heróis, também foi roteirista de Silver Kamen (1971), mas não ficou restrito ao gênero, tendo roteirizado filmes e dramas aclamados. Em 1988, foi premiado melhor roteirista no Japan Academy Awards, espécie de Oscar em seu país. 

Roteirista e escritor admirado, foi agraciado pelo Governo Japonês em outubro passado com a Ordem do Sol Nascente por sua extensa carreira, mas sequer pôde dar entrevistas sobre a premiação, por estar internado para tratamento de câncer. Tendo melhorado, conseguiu comparecer, em 11 de novembro, a uma entrevista coletiva junto com o elenco e equipe de produção do drama Chouchou San, da emissora NHK, baseado em um livro de sua autoria. O veterano escritor surpreendeu a todos ao se dizer satisfeito com a adaptação e que aquele era um bom trabalho para ser lançado como uma obra póstuma. Essa participação na entrevista foi sua despedida do público. 

O Regresso de Ultraman,
uma das séries com
roteiros de Ichikawa
Ele era presidente da Japan Broadcasting Writer Association e incentivava a valorização do trabalho dos roteiristas, em geral pouco reconhecidos e longe dos holofotes da mídia. 

Neste ano em que a Tsuburaya Pro. comemora os 45 anos das séries Ultra, Ichikawa é outra perda sentida, dias depois do autor de mangás Mamoru Uchiyama, cujo trabalho também marcou a longa história da franquia. 

A Shinichi Ichikawa, cabe a admiração e respeito como um dos maiores roteiristas que a TV e o cinema no Japão já tiveram. Reconhecimento que ele teve, felizmente, ainda em vida.


Nenhum comentário: