RECADO AOS VISITANTES:

Olá! O blog está de férias, mas já estou trabalhando em novas postagens. O Sushi POP voltará a ser atualizado no dia 1 de agosto (terça), no período da tarde.

O que vem por aí:
- Ultraman Geed, Novo Lobo Solitário, resultado da convocação para trabalhos acadêmicos e mais!

Esteja aqui para conferir. Até breve!

sábado, 26 de novembro de 2011

INCENTIVANDO A LEITURA - FAÇA SUA PARTE

Um dos grandes desafios de pais e educadores é incentivar a leitura, o melhor caminho para o conhecimento, o espírito crítico e a capacidade de abstração e raciocínio. Num país onde o analfabetismo tem níveis preocupantes e o analfabetismo funcional é absurdo, toda iniciativa para valorizar e incentivar o hábito da leitura é válido. Circula no Twitter uma campanha bem interessante que conclama as pessoas que leem a incentivarem o hábito em outras pessoas.

Existe até um vídeo-manifesto ("Só a leitura salva") que divulga essa ideia:







A única ressalva que faço em relação ao vídeo é que não concordo muito com ler trechos de obras em voz alta e em público, pois acho meio invasivo. Mas a intenção é nobre e merece ser divulgada. Em grupos pequenos de colegas (ou parentes, vizinhos...), pode ter bons resultados e, feita com bom senso, pode sim ajudar o objetivo maior, que é mostrar como a leitura é legal.


INCENTIVANDO A LEITURA DE QUADRINHOS
Outro dia, conversando por telefone com o cartunista Tiburcio (da webcomic Meu Monarca Favorito), ele me contou uma ideia parecida, mas voltada à divulgação de quadrinhos. E contou sobre um movimento chamado "Atentado Cultural", que busca divulgar livros com a seguinte ideia: pessoas deixando livros em lugares onde possam ser encontrados - e lidos - por outras pessoas. Parece que essa é uma ideia que está circulando no ar, pois o Tiburcio náo conhecia a campanha do vídeo acima. Há uma certa sincronicidade acontecendo. 


No Japão, é comum que pessoas abandonem seus mangás no metrô depois de lerem, existindo até recipientes próprios para esse "descarte". Fazem isso ao invés de jogar fora, porque assim outros podem pegar e ler. É uma forma de gente comum divulgar a leitura sem depender de campanhas na mídia. Ações individuais fazendo a diferença. 


Voltando ao Tiburcio, ele postou em seu blog um texto e ilustração incentivando as pessoas a aderirem a uma campanha de incentivo à leitura, mas voltado às crianças, para criar novos leitores de quadrinhos. Vale lembrar que os quadrinhos têm se convertido cada vez mais em leitura para adultos especializados e se distanciado cada vez mais de suas bases populares. Sem crianças adorando HQs, o público não se renova. Confira no link abaixo:


Gerando novos leitores de quadrinhos (Tiburcio illustrator blog)


VOCÊ LÊ GIBI? Tempos atrás, sugeri aqui no blog uma campanha para incentivar pessoas que não leem quadrinhos a darem uma chance à nona arte. Como a intenção é relacionada com as campanhas aqui citadas, estou mostrando novamente a página que criei para divulgar a leitura de HQs. 
Incentive a leitura de quadrinhos: baixe a
página para seu computador,  anexe
em um e-mail e espalhe para seus contatos.
---------------------------------------------------------------------------


Afiliados Cursos 24 Horas - Ganhe Dinheiro com seu Site
Sistema de Afiliados - Cursos 24 Horas

2 comentários:

Tati Santana disse...

Temos que concordar que a campanha é interessante e merece realmente ser divulgada... Contudo, é um incentivo que merece um olhar especial!

A leitura quando imposta não é nenhum pouco agradável, muito pelo contrário só faz com que cada vez mais as pessoas ou crianças tenham a versão pela leitura.

O estímulo precisa ser cauteloso, sem exageros e com significados! A leitura precisa ter um objetivo!

Parabéns, Alexandre, pela iniciativa mais uma vez e abrir esse espaço em seu Blog! Abraços

Alexandre Nagado disse...

Ah, sim, tem razão. Por isso eu peço bom senso na iniciativa.

Mas com tanta gente perdendo tempo fazendo flash mob e tantas bobagens por aí sem nexo motivados pela internet, essa ação ao menos tem uma intenção nobre. Vamos ver no que vai dar.

Abraço!!