sexta-feira, 7 de outubro de 2011

"Sempre em frente!" - Uma lição de vida com Ami Sano

A cantora Ami Sano, um
exemplo de vida e otimismo
Ami Sano é uma jovem com sonhos como qualquer pessoa no mundo. Nascida em 6 de abril de 1990, veio ao mundo como uma portadora de deficiência, não tendo braços e apenas uma perna, que pouco se desenvolveu. Não foi abandonada ou renegada pelos pais. Pelo contrário, foi criada com amor e incentivo e tornou-se uma pessoa cheia de força de vontade e alegria de viver.
Ainda adolescente, foi cheerleader na escola, algo inimaginável para alguém com mobilidade tão reduzida. Sem poder dançar como as outras meninas, era incentivada a animar as demais com seu sorriso e voz. 

Em 2010, lançou seu segundo livro, Akiramenaide ("Não desista"), que tem até versão em coreano. Começando carreira como cantora, é agenciada pela gravadora Teichiku Entertainment e sua música de estreia é “Aruki tsuzukeyo”, algo como "continue caminhando", ou adaptando de modo mais coloquial: “Sempre em frente”. A canção foi lançada em junho deste ano em um single com duas canções e três versões para karaokê. 

A música também saiu no álbum "Akiramenaide", lançado simultaneamente. O clipe, que pode ser encontrado no YouTube, mostra cenas de sua  infância mescladas com imagens atuais, e é impossível não se emocionar com as imagens da criança sorridente que encara de frente sua difícil vida e se torna uma moça que busca ser feliz.

Todas as letras são de sua autoria, com as melodias e arranjos a cargo de Takashi Tsushimi, veterano produtor e compositor que já trabalhou com grandes nomes do cenário musical japonês, como Akina NakamoriTokio, Hironobu Kageyama, V6 e muitos outros.

Certamente, Ami Sano tem condições, ainda mais no país onde vive, de possuir próteses mecânicas ou robóticas para se locomover, ficar em pé e parecer normal. Porém, ela se mostra como é, dando uma lição de vida, de esforço e perseverança. E também de luta contra preconceitos.


Se você se sente cansado e estressado (como eu tenho ficado muitas vezes), lembre dessa pessoa tão jovem e com tanto a ensinar. Não é pieguice, muito menos piedade ou aquele sentimento de se sentir aliviado por ter gente com alguma condição pior que a nossa em algum aspecto. É questão de olhar para um grande exemplo e se inspirar nessa verdadeira heroína. 

Como ela mesmo diz: "Sempre em frente!". 



Dia desses, recebi a um e-mail com uma tradução e adaptação aproximada da letra, que compartilho aqui:

Aruki Tsuzukeyou (Keep Walking)
Letra: Ami Sano / Melodia: Takashi Tsushimi


Com duas pernas, eu quero caminhar, quero correr
Com dois braços, eu quero ficar de mãos dadas e abraçar.

São coisas simples, que qualquer um consegue fazer, não é?
São coisas tão pequenas, mas que eu não consigo fazer.
Mas.... tudo bem se eu acreditar, não é?

Que a felicidade um dia certamente baterá à porta  daqueles que se esforçam....
Com meu coração, continuarei a caminhar.
Colocarei minha alma nesta caminhada.

Eu vou me esforçar, então, por favor, você não desista também.
E vamos continuar a caminhar
Com duas pernas, eu quero caminhar, quero correr

Com dois braços, eu quero ficar de mãos dadas e abraçar.
Sinto-me mortificada, meus sentimentos úmidos pelas lágrimas.
Não consigo aceitar e sinto-me mortificada com isso.

Mas... tudo bem se eu acreditar, não é?
Que aqueles que mantêm um sorriso, com certeza chegará um dia em que irão perceber que apenas o fato de estar vivo já é maravilhoso.

Com meu coração, continuarei a caminhar.
Colocarei minha alma nesta caminhada.
Eu vou me esforçar, então, por favor, você não desista também.

E vamos continuar a caminhar.


Site oficial:
teichiku.co.jp/artist/sano-ami/


Compre na Play-Asia: 


5 comentários:

Michel disse...

Grande exemplo de vida! Por isso eu vivo dizendo que o ser humano reclama de barriga cheia, e se esquece que tem pessoas em pior situacao!

Patrick Raymundo disse...

A história dela é um exemplo de superação. Obrigado por nos trazer essa lição de vida! :) Verdadeiramente nós somos do tamanho de nossos sonhos, de nossa fé e de nossa pessoa interior. Ela demonstra muito brilho, coragem e determinação!

P.s.- mudei do UOL Blog para o Wordpress! :)

Alexandre Nagado disse...

Essa moça tem uma bela voz e uma dura missão pela frente. Mas mesmo que sua carreira como cantora não dê grandes frutos, ela é uma vitoriosa em todos os sentidos. E não estou sendo condescendente por sua condição. A música é boa, bem cantada e conta com a produção esmerada de um grande músico, o Takashi Tsushimi.

Torçamos pela Ami, que ela merece.

Usys 222 disse...

O que eu posso dizer? Uma canção simples, mas com um enorme peso. Um enorme valor. E o bom é ver que ela nunca foi abandonada, vista a coreografia da equipe de torcida, feita para incluí-la.

Obrigado por apresentar essa artista!

Ale Nagado disse...

Fala, Usys!

Olha como é bom eu repostar no Twitter de vez em quando algum post antigo. Assim você pôde conhecer essa artista que, independente de sua história, tem também um sorriso lindo e uma voz suave.

Abraço!