RECADO AOS VISITANTES:

Olá! O blog ainda está de férias, mas já estou trabalhando em novas postagens. O Sushi POP voltará a ser atualizado no dia 1 de agosto (terça), no período da tarde.

O que vem por aí:
- Ultraman Geed, Novo Lobo Solitário, Katokutai, Pinóquio de Osamu Tezuka, Danger 3, resultado da convocação para trabalhos acadêmicos e mais!

Esteja aqui para conferir. Até breve!

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

LEDD - HQ VIRTUAL GANHA VERSÃO IMPRESSA

Ledd: Da web para o papel
A série de HQ nacional Ledd, de J.M. Trevisan (roteiro) e Lobo Borges (arte), vem sendo publicada on-line desde 9 de julho e agora vai ganhar sua versão impressa, pela editora Jambô. Será uma encadernação com os primeiros quatro capítulos da saga, com 9 páginas coloridas especialmente para o impresso e 20 páginas de extras inéditos, com esboços, comentários e estudos. A iniciativa é louvável.

Sempre que posso ou sou solicitado, comento sobre a situação do mercado de quadrinhos no Brasil, que curiosamente parece bom para uns e ruim para outros, conforme comentei num texto polêmico para o site Ambrosia.

HQs on-line, ou webcomics, têm sido uma boa alternativa para publicação, mas não para se ganhar dinheiro. Por isso, o passo real no sentido de tornar Ledd um negócio sustentável economicamente é a versão em álbum. Afinal, nem o mais obstinado e apaixonado autor trabalha tanto de graça por muito tempo. E apesar das histórias já terem sido publicadas, o grande incentivo para os compradores é o prazer de ter o álbum na estante (pois os desenhos são melhor apreciados em papel do que na tela, sem sombra de dúvida) e poder curtir os interessantes extras, além das páginas colorizadas.

A aposta é ousada, o material tem qualidade e Ledd representa um novo sopro de vitalidade no sempre incerto mercado nacional de quadrinhos. Desejo sucesso, que os autores merecem. E estão tentando acertar, com um planejamento coerente e muito esforço.


LANÇAMENTO:
O lançamento oficial será no dia 11 de novembro, durante o evento 
FIQ (Festival Internacional de Quadrinhos), em Belo Horizonte/ MG. Depois, haverá uma maratona de lançamentos, que já tem confirmadas as seguintes datas e locais: Rio de Janeiro (RJ), dia 16 de novembro, às 19h, na Saraiva MegaStore do Botafogo Praia Shopping; e dia 18 de novembro em São Paulo (SP), 18h30 na loja de artes da Livraria Cultura da Av. Paulista. Outras datas ainda poderão ser confirmadas.


PARA COMPRAR AGORA:
O material está em pré-venda por R$ 19,90 e frete grátis no site da Jambô. Acesse aqui.


SITE OFICIAL: www.leddhq.com.br


EXTRA - Depoimento exclusivo:
E agora, uma cortesia para os leitores do Sushi POP. Pedi uma nota sobre bastidores para o roteirista J.M. Trevisan, que gentilmente respondeu. Confira: 



Nagado: Como é o processo de produção de LEDD? Mudou algo no método de trabalho desde o início, devido ao entrosamento entre os autores? 


J.M. Trevisan: O processo é longo, tortuoso e lento. É praticamente um milagre da internet, já que eu moro em São Paulo, o Lobo é de Recife e a editora tem sede em Porto Alegre. 

Normalmente eu faço uma outline (resumo) do roteiro do episódio em tópicos curtos, discuto com o Lobo, que faz as sugestões dele. Depois disso, escrevo o episódio, mando para o Lobo e ele esboça. Discutimos o esboço, peço alterações se for o caso e ele faz o lápis. Em cima do lápis, faço o letreiramento enquanto o Lobo artefinaliza. Acabando, ele me manda as paginas prontas e sugestões para as onomatopeias. No Photoshop eu aplico as onomatopeias e edito as imagens que tiverem necessidade. Depois fecho a diagramação, a página teaser do episódio seguinte e mando para o webmaster.

Há um entrosamento que facilita bastante, mas há também a confiança das duas partes, o que ajuda mais ainda. Não é fácil mesmo depois de quase um ano, mas ao menos é divertido. E vem dando certo!




Um comentário:

Montserrat disse...

Me pareceu natural para Ledd tornar-se um material impresso. Como você mesmo citou, ainda há um longo caminho para as HQs online, até gerarem lucros efetivos.
Desejo sucesso no projeto.^^