RECADO AOS VISITANTES:

Olá! O blog está de férias, mas já estou trabalhando em novas postagens. O Sushi POP voltará a ser atualizado no dia 1 de agosto (terça), no período da tarde.

O que vem por aí:
- Ultraman Geed, Novo Lobo Solitário, resultado da convocação para trabalhos acadêmicos e mais!

Esteja aqui para conferir. Até breve!

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

BOLETIM SUSHI POP - 12

Shonen Jump nos EUA: Migrando do papel para a web
SHONEN JUMP ALPHA – MANGÁ DIGITAL
A editora e distribuidora Viz Media irá lançar nos EUA a publicação digital Weekly Shonen Jump Alpha, trazendo Naruto, Bleach, One Piece, Bakuman, Toriko e Nura – Rise of The Yokai Clan. As séries serão lançadas em inglês com apenas duas semanas de defasagem em relação à publicação original no Japão, um recorde possível graças ao formato digital. A Jump Alpha estará disponível a partir de 30 de janeiro de 2012 em Vizmanga.com Viz Manga Apps (para iPod Touch, iPad e iPhone). Os interessados poderão se afiliar por uma taxa anual de US$ 25.99. Edições avulsas poderão ser “alugadas” por 4 semanas pelo valor de US$ 0.99.

A VIZ já anunciou que a publicação impressa da Shonen Jump nos EUA (que começou em 2003) será cancelada na edição de abril de 2012, a ser lançada em março. Na fase de transição, a empresa resolveu lançar edições de Naruto (já disponível) e Bleach no formato digital, para preparar os leitores para essa que promete ser uma grande revolução no mercado. Se a iniciativa vingar, pode apontar novos rumos para o mercado de HQs no ocidente. Fonte: SciFi Japan


GOKAIGER VERSUS GAVAN 

Gokaiger e Gavan: Encontro de
gerações e de
linhagens de super-heróis

A saga dos piratas espaciais Gokaiger, celebrada como a 35ª série de TV da franquia Super Sentai, tem feito história na Toei Company com seus muitos crossovers. Alguns, antológicos por resgatarem grandes personagens. A próxima aventura especial da equipe (direto em DVD e Blu-ray) irá trazer de volta uma outra grande linhagem de personagens, há tempos deixada de lado pelo estúdio Toei. Gokaiger vs Gavan irá unir o sexteto com o Policial do Espaço Gavan (ou Gyaban) em janeiro de 2012, época em que o herói de metal completa 30 anos de sua estreia. Gavan foi o precursor da trilogia dos Uchuu Keiji - ou "Policiais do Espaço" (completada com Sharivan Sheider) e, acima de tudo, iniciou a linhagem Metal Hero, os heróis blindados que fizeram a alegria da garotada no Japão por 15 anos. Mas oficialmente, as primeiras imagens anunciam apenas os 30 anos dos Policiais do Espaço. 



A franquia Metal Hero é especialmente querida pelo público brasileiro, que viu simplesmente 10 séries do gênero: Gavan (Space Cop), Sharivan, Sheider, Jaspion (que iniciou a invasão tokusatsu no Brasil ao lado de Changeman), Spielvan (lançado aqui como Jaspion 2), Metalder, Jiraiya, Jiban, Winspector Solbrain. O filme deverá mostrar o astro Kenji Ohba não só como Gavan, como também interpretando seus papéis em Super Sentai, o Denzi Blue (de Denziman) e o Battle Kenya (de Battle Fever J).



Boatos divulgados no blog JEFusion dão conta de que outros personagens da linhagem irão aparecer. Talvez até Jaspion apareça em algum momento, mas dificilmente na forma humana, já que o ator Seiki Kurosaki saiu do mundo artístico bastante ressentido e tem uma escola de mergulho em Okinawa, tendo deixado claro em várias ocasiões que não pretende mais ter contato com esse meio. Já Hiroshi Watari, que foi Sharivan e Spielvan (além de Boomerman em Jaspion), dificilmente ficará de fora dessa festa, já que ainda está na ativa e é muito ligado a tokusatsu. Aguarde mais informações.

AKB48 vai invadir o mundo das animações japonesas

AKB48 VIRA ANIMÊ 

O coral de modelos-cantoras-atrizes-dançarinas AKB48, uma das mais bem planejadas máquinas de fazer dinheiro da indústria pop japonesa vai invadir o mercado de animês. A série terá como chefe de direção Shoji Kawamori (Macross – Ai oboeteimasuka?, Macross Frontier, Aquarion), com design de personagens de Risa Ebata (Macross Frontier). A história irá focar em 9 integrantes, a serem escolhidas em votação. O sonho das meninas é ser uma ídolo lendária. Boa parte do público otaku já havia se rendido à sedução das garotas. Com a presença de nomes de peso do mercado de animês, a série poderá surpreender os críticos da banda.

Midori Kato e Sazae San:
42 anos fazendo
parte da vida dos japoneses

GOVERNO JAPONÊS HOMENAGEIA DUBLADORA

A dubladora Midori Kato (que completa 72 anos em 15/11) foi premiada pelo Governo Japonês através de sua Agência para Assuntos Culturais por sua contribuição na divulgação da cultura japonesa. 40 personalidades foram selecionadas e chama a atenção a escolha da dubladora.


Desde 1969, ela é a voz da simpática dona de casa Sazae-San, no animê mais popular de todos os tempos, inspirado numa tira de jornal que durou de 1946 a 1974, de autoria de Machiko Hasegawa. Sazae-San fala direto ao coração das famílias japonesas, não é um desenho tipo exportação e sua audiência é composta em grande parte por donas de casa. Com grande popularidade e longevidade, é geralmente colocada em uma categoria à parte dentro da indústria da animação japonesa e, por isso mesmo, muitas vezes esquecida e subestimada por pesquisadores e aficionados em cultura pop japonesa. Em outubro, a série (que é exibida pela TV Fuji) teve média de 19,2% de audiência, quase o dobro de One Piece (também da TV Fuji).


DICA DE BLOG:
TATISATSU

Para os aficcionados por tokusatsu, eis um blog com conteúdo bem diversificado, com vídeos, notícias e músicas relacionadas. Além disso, também reserva um espaço para divulgar produções alternativas ou independentes do Japão, ao invés de falar somente sobre as maiores franquias. E tem um grande diferencial, pois é feito por uma garota, a Tatiane Souza, grande fã e colecionadora de tokusatsu e cultura pop japonesa.

4 comentários:

Michel disse...

Gokaiger VS Gavan: Cara, esse vai ser um encontro bem inusitado. Nunca pensei que veria o Kenji Ohba novamente na pele do Retsu Ichijôji, e já estão circulando umas imagens, e o cara tá igualzinho, com aquela jaqueta de couro. Mas pelo que parece, vai ser uma comemoração dos 30 anos de Uchû Keiji, pelo que consta, e não como Metal Heroes, daí acho que vai se limitar aos Policiais do Espaço. Filme obrigatório, e de preferência, assistindo com o cumprimento de palco com os artistas...HeHeHe!

AKB48 Anime: Bom, em versão anime fica mais fácil de digerir...rsrsrs! Embora eu não curta AKB48, sendo do Shoji Kawamori (Estúdio Satelight), tem credibilidade! Ah, e uma correção, Nagado, o character design é de Risa Ebata. Esse Mikan Ehime deve ter sido uma romanização errada... E você ficou sabendo que foi oficializado, digo, apresentado, o quarto grupo, HKT48, com sede em Fukuoka, na cidade de HaKaTa? AKB48 (Tokyo/AKihaBara), SKE48 (Nagoya/SaKaE), NMB48 (Osaka/NaMBa)...daqui a pouco, estarão dominando o Japão inteiro!

Alexandre Nagado disse...

Opa, valeu pela correção. Já arrumei.

Não fiquei sabendo da nova "cria" do AKB48, mas sei que tem uma unidade sendo produzida na Coréia do Sul e outra sendo planejada para Hong Kong. Vamos ver até onde isso vai, mas parece que a fórmula é inesgotável.

E sobre Gavan, circulou um boato de que filmagens foram feitas com outros Metal Heroes. Espero que apareçam mesmo. De qualquer forma, vou estranhar se o Hiroshi Watari não aparecer de Sharivan (e, quem sabe, até de Spielvan).

Abraço!

Bruno Seidel disse...

Realmente, esse retorno de Gyaban (e, provavelmente, de Sharivan e Shaider) ainda vai render muita espectativa e alvoroço até o dia da estreia do filme. Para os fãs brasileiros, é uma grande notícia, já que este é o gênero que mais vingou por aqui. Até os pais japoneses que forem levar os filhos ao cinema poderão usufruir da "sessão nostalgia" (até porque Gyaban já faz parte da infância de muitas crianças na década de 80 que hoje são pais). Será o primeiro crossover entre Metal Heroe vs. Super Sentai desde as "tentativas brasileiras" de colocar Jaspion e Changeman juntos na mesma barca. HEuHEUhUEhUHEuEe

E sobre o blog Tatisatsu, muito boa a dica! Fico feliz em ver trabalhos bacanas como esse surgindo por aí.

Tati Santana disse...

Gokaiger VS Gavan: é um encontro que promete abalar as estruturas do mundo tokusatsu, acredito que para os fãs brasileiros terá ainda um sentimento mais que especial pelo significado que o gênero Metal Hero ganhou aqui no Brasil. Vi também sobre os boatos que poderão aparecer outros heróis além dos Policiais do Espaço, mas prefiro aguardar mais um pouquinho para ver se há uma confirmação realmente... prefiro não criar grandes expectativas, mas desejo me surpreender com a produção! Apesar da dicotomia sigo na expectativa de novas revelações.

Curiosa a notícia sobre o grupo AKB48 virar um animê, bem não sou muito fã do grupo, mas respeito quem curte, possa ser que seja uma produção interessante! Vamaos aguardar para ver!

Quanto a recomendação do meu Blog Tatisatsu, só tenho a agradecer! Não é fácil criar um blog sobre tokusatsu sem cair na mesmice! Os Blogs e Sites (de longas datas) especializados sobre o tema já conquistou a sua identidade, estou tentando estabelecer a minha e claro, respeitando o espaço de todos. Com cada estilo aprendendo um pouquinho e o mais importante não tendo vergonha de minhas preferências! Espero, realmente, poder contribuir com o tema tokusatsu, ampliando esse universo que é tão amplo! E tento fazer, realmente, o que você comentou, divulgar franquias que não são conhecidas por aqui! Às vezes percebo que alguns fãs se limitam com as produções da Toei, isso me entristece um pouco! Mas, vamos em frente!

Um forte abraço! E obrigada (mais uma vez) pela sua contribuição! ^_^