quinta-feira, 1 de setembro de 2011

INKLING - NOVA FERRAMENTA DE DESENHO

Eis uma grande novidade que já está repercutindo entre desenhistas em geral. Ontem, via Twitter, assisti a um vídeo promocional sobre uma nova bugiganga tecnológica – ou gadget, se preferir – para desenho à mão livre. Eu já fico contente trabalhando com minha humilde pen tablet Bamboo da Wacom. É prática pra colorir e até já tenho feito vários trabalhos totalmente digitais, esboçando e finalizando no Manga Studio e colorindo e editando no Photoshop. Mas ainda prefiro fazer estudos preliminares no papel mesmo. Ambiente digital algum consegue reproduzir o efeito de esboçar no papel. Até agora. 


Conforme mostra o vídeo promocional abaixo, a Wacom está divulgando sua Inkling, que permite que você desenhe em papel e transfira o desenho para qualquer computador, sem precisar escanear e podendo até converter diretamente no formato vetorial, já para um trabalho finalizado e colorido. Se não exageraram demais no comercial, tem grande praticidade.


Acho fantástico que apareçam gadgets assim, que resgatem e valorizem o talento e a habilidade de esboçar livremente, com aquela liberdade de traço que outras ferramentas comprometem. E afinal, a Inkling é apenas isso: mais uma ferramenta. Sem habilidade e talento aplicados, não vai transformar ninguém em artista. Resta a dúvida se a caneta do equipamento permite um traçado confortável, mas não deve ser diferente da caneta da Bamboo, com a qual já me acostumei. A Inkling será lançada neste mês nos EUA (e em vários países simultaneamente) e deverá custar cerca de 200 dólares. Talvez demore um pouco a chegar por aqui.


Ah, sim. Eu QUERO um troço desses. Pode demorar, pois há muitas outras prioridades em minha vida, mas esse brinquedinho já está na minha lista de sonhos de consumo.

Site oficial: inkling.wacom.com 





4 comentários:

Bruno Seidel disse...

Bahhh!! Muito legal esse "brinquedo" mesmo. Certamente, um sonho de consumo para qualquer desenhista ou aspirante.

Emerson Rocha-Caricaturista/Ilustrador/Cartunista disse...

Pelo fato desta ferramenta captar os traços já vetorizados faz valer a pena o investimento.

Richard Aguiar disse...

Muito legal essa novidade hein!

jjmarreiro disse...

Esse tipo de ferramenta vem a acrescentar as opções de trabalho, vejo a vantegem dela aproximar o traço solto do acabamento vetorial. Acho que vai acelerar muito alguns processos.
Gosto de gadgets que vem para solucionar ao invés de complicar:) Esse promete.