domingo, 28 de agosto de 2011

BOLETIM SUSHI POP - 7

REBELLIONS
A Toei Company divulgou um vídeo promocional de um novo filme de ficção científica, anunciando que está em busca de parceiros comerciais para finalizar e distribuir. É Rebellions, uma ficção futurista em um mundo pós-apocalíptico estrelado por Nao Nagasawa (à esq. na foto), Minami Tsukui (dir.) e Saaya.


Nao Nagasawa é conhecida dos fãs de tokusatsu por ter interpretado a Hurricane Blue no seriado de Super Sentai Hurricanegerde 2002, papel que reprisou recentemente numa participação em Gokaiger. Com tomadas de cena de alto impacto, o filme tem potencial de ser tanto divertido como uma bomba, com suas protagonistas que parecem mais personagens de animê em sua representação de uma dupla onde uma é séria e faz o tipo fêmea fatal e a outra parece uma colegial desmiolada. A direção é de Koichi Sakamoto, de Mega Monster Battle – Ultra Galaxy Legend The Movie, Power Rangers e outros. Ele também é um dos diretores do atual sucesso Gokaiger e irá dirigir episódios da série Kamen Rider Fourze, que estreia no próximo dia 4 de setembro.


Com 60 anos de existência, a Toei é uma gigante asiática do entretenimento e esse anúncio certamente é parte de um grande plano de marketing. Primeiro, para tornar o título primeiro mais conhecido entre fãs de tokusatsu e gerar burburinho – e está conseguindo isso com louvor. Depois, para efetivamente abrir espaço no resto do mundo com seu produto através de parcerias comerciais. Obviamente a Toei tem recursos de sobra para finalizar esse filme e lançá-lo sem a ajuda de mais ninguém, mas ao abrir essa possibilidade abertamente, pode dar um passo além em seus planos comerciais. Veremos o desenrolar desse projeto.





PRESOS POR PIRATARIA! No Japão, algumas prisões já foram efetuadas neste ano como medida de combater e inibir a pirataria através de compartilhamento de vídeos. Com uma nova detenção reportada na semana passada em vários sites, já são 7 pessoas (sendo 4 menores) que foram detidas e tiveram computadores apreendidos por publicarem episódios de animês ou tokusatsu em sites de vídeos, compartilhamento de arquivos ou ainda por arquivarem tais vídeos em seus computadores.


A questão é bastante polêmica e não entrarei agora no mérito dos aspectos legais ou de moralidade envolvidos. Mas parece-me que esse rigor e truculência não estão sendo aplicados com as pessoas certas. A pirataria ganha ares industriais que afetam as produtoras com DVDs asiáticos que chegam a ser lançados antes de muitos japoneses originais. 


O faturamento da indústria de animê vem caindo ano após ano no Japão e a pirataria é normalmente apontada como uma das responsáveis, além do envelhecimento populacional, concorrência de outras mídias e, certamente, uma longa crise criativa. Sobre essa tal crise de ideias, aliás, pouco se fala. Prender alguns infelizes como medida exemplar é mais fácil.


GARO - NOVO SERIADO DE UM PERSONAGEM CULT
Anunciada para lançamento em 6 de outubro a segunda série da saga GARO, um tokusatsu para o público juvenil adulto que tem uma legião de fãs. Dirigida pelo cineasta Keita Amemiya, tem uma produção acima da média e uma ambientação sombria. Em GARO – Makai Senki, o cantor Hironobu Kageyama irá atuar como dublador, reprisando seu papel como a voz do anel mágico Madowa Zaruba. E para os aficcionados em séries clássicas, chama a atenção a presença da atriz Yuriko Hishimi, a Anne de Ultraseven, uma sexagenária ainda bonita e elegante.





AKB48 QUEBRANDO RECORDES
“Flying Get”, o mais recente single do coral de modelos AKB48 quebrou um recorde de vendas no Japão: mais de UM MILHÃO de cópias vendidas somente no primeiro dia. Enquanto no Brasil e em vários países do mundo vender CD não é mais negócio por conta da pirataria e do compartilhamento desenfreado de músicas em formato MP3, no Japão os fãs ainda apoiam os artistas comprando produtos originais. "Flying Get" é o 22º single do grupo. O anterior, “Everyday Kachuusha” levou dois dias pra passar a marca do primeiro milhão. Amparadas por forte esquema de marketing, as moças estão em toda parte na mídia japonesa. E o povo segue babando e comprando o som embalado por forte exploração erótica de um monte de meninas. Os empresários sabem exatamente para quem estão vendendo seu produto e não estão pra brincadeira.

3 comentários:

Bruno Seidel disse...

Gostei muito dos traillers de Rebellions e do Garo! Ao que tudo indica, teremos grandes produções a caminho! E uma sugestão para o próximo boletim: poderia comentar o retorno de Gai, o Black Condor, na série Go-Kaiger, com direito a aparição do ator Toshihide Wakamatsu. Os fãs de Jetman devem estar aguardando ansiosamente por este episódio, já que teremos a aparição de um dos personagens mais cultuados de toda história dos Super Sentais. Enfim... fica aqui minha sugestão. Abraços!

Rodrigo Candido disse...

Esse Rebellions tá bem Zack Snyder não acha ??

Alexandre Nagado disse...

Bruno, também gostei dos trailers. São produções com atmosfera, sofisticação. Sobre comentar a participação de Black Condor em Gokaiger, tentarei ver sim esse episódio. Jetman eu vi vários episódios e fiquei bem curioso pra ver como iam lidar com fatos da cronologia da série. Não sei bem se postarei sobre isso aqui no blog, vamos aguardar.

E Rodrigo, acho que essa semelhança é bem proposital. Rebellions tem cara de filme pra exportação. Essa própria busca da Toei por parcerias reflete isso. E Koichi Sakamoto é um bom diretor de ação. A pancadaria do filme, pelo menos, deverá valer a pena.

Abraços!