quinta-feira, 18 de agosto de 2011

BOLETIM SUSHI POP - 6

Olá. Como deve ter percebido, a coluna "Notas da semana" mudou de nome. Agora é "Boletim Sushi POP". Assim eu tiro aquela obrigação semanal, coisa que às vezes fica complicada por conta de trabalhos profissionais e compromissos familiares. Claro que tentarei reunir sempre que possível algumas notas e dicas interessantes para os leitores, mas talvez não semanalmente. Este boletim, inclusive, não tem mais dia certo pra sair. Eu venho publicando as notas sempre entre quinta e sexta, mas prevejo que nem sempre será possível. Então, quando tiver ao menos três notícias ou dicas rápidas, solto outro boletim. De resto, continuam as postagens aleatórias com resenhas, informações, ensaios sobre algum tema pertinente ou mesmo alguns clipes musicais comentados. Bom, é isso. Tenha uma boa leitura, sinta-se à vontade para comentar e até a próxima.




Filme com GACKT tem
ares de cult movie
BUNRAKU: CANTOR JAPONÊS EM FILME COM ELENCO ESTELAR
Bunraku é o nome de um teatro japonês de fantoches e também o título de um filme que promete ser bem interessante. Escrito e dirigido por Guy Moshe e com orçamento de “apenas” 25 milhões de dólares (padrões hollywoodianos, claro), o filme está chamando a atenção por sua ambientação estilizada e de cores fortes (como um teatro de fantoches). Para um filme considerado de baixo orçamento, esse tem um surpreendente elenco de astros que inclui Josh HartnettDemi MooreWoody Harrelson, Kevin McKidd Ron Perlman.

Certamente muitos fãs de J-rock e cultura pop japonesa poderão vibrar com a presença do cantor conhecido como GACKT, em um papel de destaque na trama, como o samurai Yoshi. O astro marcou presença no filme de 2009, Kamen Rider Decade: All Rider vs Dai Shocker, cantando a música-tema (“The Next Decade”) e também interpretando uma versão alternativa de Riderman, um dos heróis clássicos da saga dos Kamen Riders. Bunraku estreia nos EUA em 30 de setembro e não há previsão para lançamento no Brasil, seja em cinema (bastante improvável) ou DVD.

Ultraman Begins: Edição para
ajudar as vítimas do tsunami
ULTRAMAN BEGINS (Nota atualizada em 20/08)
Em 25 de outubro, será lançado no Japão uma nova série de mangá dedicada ao Universo Ultra, batizada simplesmente como ULTRAMAN. Produzido por Eiichi Shimizu Tomohiro Shimoguchi, do mangá Linebarrels of Irono título fará parte da publicação mensal Gekkan Heroes, da nova editora Kabushiki Gaisha Heroes, fruto de parceria entre a Shogakkukan Creative e a Fields, empresa fabricante de jogos de pachinko.  


Uma prévia foi lançada em 14 de agosto no Comiket, ou Comic Market, a maior feira de fanzines e revistas independentes do mundo, que acontece no pavilhão do Tokyo Big Sight Convention. Apesar do foco do evento ser o mundo dos autores independentes, o lançamento de Ultraman Begins - Aratana Tatakai no Hajimari ("Começa uma nova luta")  não teve nada de amador. 

A edição foi entregue para quem doasse ao menos 500 ienes para a Ultraman Foundation, entidade criada para apoiar as crianças das regiões afetadas pelos desastres de 11 de março. Além do trabalho dos autores do vindouro mangá, vários colaboradores vieram a abrilhantar a edição, como os desenhistas Takashi Okazaki (de Afro Samurai) e Kazuo Umezu (Drifting Classroom), o diretor Takeshi Yagi e vários outros. A edição ainda apresentou entrevista exclusiva com o lendário roteirista Shozo Uehara


No site oficial da Ultraman Foundation, há várias mensagens para as crianças, postadas por personalidades ligadas ao Universo Ultra, especialmente atores de várias gerações. Confira a versão em inglês do site aqui. E, para breve, mais informações sobre o mangá regular.

(Agradecimentos ao Michel Matsuda, do blog Universo Otaku, por esclarecer pontos divulgados erroneamente por muitos sites em inglês e português.)


Godzilla como tema de uma
peça de teatro romântica?
GODZILLA NO TEATRO
Eis uma notícia um tanto bizarra, mas vamos lá: O monstro Godzilla irá ser o tema de uma peça de teatro em Tóquio. O evento é uma comemoração pelos 30 anos da empresa Box Corporation e vai trazer o galã Keisuke Kato (de Kamen Rider Kiva, de 2008), no papel do monstro (!?), com Erika Tonooka (da banda pop Idolling!) fazendo seu par romântico (!!!). 



Pegar o tema de dois jovens em meio a um cenário desolador de destruição causada por Godzilla poderia render um bom drama. Afinal, o dinossauro mutante, em seus bons filmes, é retratado como uma força da natureza incontrolável, como um tsunami ou um vulcão. Porém, o que os sites da área têm divulgado é que Kato irá interpretar o monstro sem vestir fantasia alguma, o que está sendo tratado com seriedade, mas que pode render humor involuntário. Só vendo pra saber.


Enfim, como pouca informação foi divulgada, vale a curiosidade. A direção será de Toshiyuki Morioka, sobre texto do premiado Yasuhiko Ohashi. Godzilla – a peça de teatro, terá uma curta temporada, com apenas 6 apresentações, entre 30 de setembro e 2 de outubro. 


YAMATO COM LEGENDAS EM INGLÊS
Saiu a versão em DVD e Blu-ray para o público chinês do longa em live-action do Yamato (Patrulha Estelar). Como não há previsão para lançamento oficial no Brasil, vale saber que o lançamento chinês tem legendas em inglês, o que é uma boa pra muita gente. O filme tem 139 minutos e ainda vem com mais 39 min. de extras. Os pedidos podem ser feitos através do site da Play-Asia clicando nas miniaturas abaixo.



(Nota: Este blog é parceiro da Play-Asia através de sistema de afiliação por comissões e cliques nos anúncios, mas não tem qualquer interferência ou responsabilidade no processo de vendas. A Play-Asia é uma das mais atuantes em seu segmento de vendas de produtos asiáticos pela internet.)

8 comentários:

Bruno Seidel disse...

Essa aí da peça do Godzilla é difícil de imaginar mesmo. Keisuke Kato interpretando o Godzilla sem nenhuma fantasia??? Só se for algo do tipo "o jovem foi contaminado pelos mesmos produtos químicos que originaram o monstro, blablabla...". Mas aí fica mais pra "henshin heroe". De qualquer forma, uma coisa eles conseguiram com louvor: atiçar a curiosidade! hehehehehehe

Alexandre Nagado disse...

Eu nem arrisco palpite. Mas o que incomoda um pouco é achar que todo esse lance é só para alavancar/aproveitar popularidade de idols. Essa indústria de idols cria verdadeiros robôs que só sabem fazer caras e bocas enquanto suas imagens são exploradas à exaustão para depois serem descartadas em favor de novos rostos. Mas vamos ver depois da temporada os comentários que irão surgir.

Abraços!

Hikaruon Dekabase disse...

Eu estou aguardando o mangá do Ultraman Begins aparecer em lojas Online e achar o ISBN dele, ai depois pretendo encomendar, afinal é por uma boa causa nobre.

Alexandre Nagado disse...

Bom, se conferiu a atualização da notícia, já viu que Ultraman Begins foi um especial (basicamente com textos e ilustrações) já distribuído.

A série regular de mangá propriamente dito virá no mix da Gekkan Heroes. Realmente, a maioria dos sites em inglês e português deu a nota com erros de informação. Felizmente, corrigi aqui a informação.

Abraços!

Michel disse...

Nagado, já fico contente de você estar conseguindo deixar o blog sempre atualizado, o que não é tarefa fácil. Quem é blogueiro, sabe disso! Talvez o segredo seja em não se comprometer muito, criando uma expectativa nos leitores. Eu mesmo não me preocupo com formatação, periodicidade, e muito menos falta de comentários. Sabendo que as pessoas estão lendo, já é o suficiente. Também já tive essa idéia de postar algo toda semana, mas sempre chega um ponto que a coisa falha! Então, “Boletim Sushi Pop” fica melhor. No meu blog, tenho o “Papo Furado”, mas nem coloco mais numeração, apenas a data. É bom pra juntar vários assuntos curtos, sem ter que criar novas postagens. E como também sou péssimo pra inventar títulos...
Sobre a nota do Ultraman Begins 2011, como já haviamos conversado por e-mail, tinha percebido os equívocos, mas sem tempo para deixar um comentário. Não vi as notas em inglês/português, mas no mínimo devem ter passado um tradutor online, pra ter tantos erros.

Alexandre Nagado disse...

Nesse caso do Ultraman Begins, fontes geralmente confiáveis em inglês misturaram um pouco as coisas. Agora deu pra ficar claro. Você havia comentado que não há certeza de que o título ULTRAMAN da Gekkan Heroes (ou Hero´s) será um mangá ou uma novelização. Eu aposto no mangá, pois a dupla de autores anunciados já fez uma série de mangá. Mas vamos aguardar maiores detalhes. De qualquer forma, a imagem da capa do fanzine Ultraman Begins é instigante. Um Ultra com design blindado e com o símbolo da Patrulha Científica. Torço pra que venham boas ideias.

Abraço!

Dih - @NeeKill disse...

Assisti Bunraku justamente pela promessa de grande elenco e do Gackt. Do Jrocker eu não esperava muita coisa, mas ele até que me surpreendeu. Porém confesso que fiquei meio perdida no filme, talvez não tenha pego o ritmo do, mas não gostei. Até fiz uma review dele no Hazard (http://bitw.in/bb3I).

É filme um tanto diferente, mas não esperem muito dele....

Alexandre Nagado disse...

Acabei de ler sua resenha. É, o filme deve se apoiar totalmente na direção de arte, que parece ser do tipo "ame ou odeie". Estou curioso. Não sou fã do Gackt e a única referência que tenho dele atuando é no filme All Rider vs Dai Shocker, onde ele faz o papel de Riderman, uma participação pequena. Uma hora, vou conferir esse filme com calma.

Valeu pela dica da resenha.