quarta-feira, 18 de maio de 2011

Uma aula de marketing com o coelhinho da Mônica

Em atividade há mais de 50 anos e até hoje o único quadrinhista brasileiro a se tornar empresário de sucesso, Mauricio de Sousa e seu estúdio MSP mostraram que é possível fazer da HQ nacional um negócio rentável. Ou talvez ele seja a honrosa exceção à regra de que é difícil ser um autor de HQ bem-sucedido financeiramente em nosso país. De qualquer forma, depois de reinventar os personagens usando o estilo mangá, a MSP dá nova aula de marketing

Começou há poucos dias no Twitter, Facebook, Orkut e em vários sites e blogs, a campanha #sansãoprocura, que está anunciando uma novidade na revista Turma da Mônica Jovem n. 34. Sem que algo substancial seja revelado, leitores ficam imaginando o que significa a ilustração distribuída com o coelhinho da Mônica que, aliás, é um bichinho de pelúcia. A empresa Content Stuff, especializada em mídias sociais, começou um trabalho de enviar material para blogs diversos ligados a quadrinhos ou mangá, oferecendo material de divulgação e parceria. E os contatos são individuais, não um release de imprensa distribuído aleatoriamente. 

Aqui no Sushi POP, mais do que o resultado da historinha propriamente dito, interessa comentar a boa iniciativa. Não importa se foi ideia do próprio Mauricio, de algum colaborador ou ainda um projeto da assessoria de comunicação. Interessa salientar que um artista-empresário com mais de meio século de atividade está longe de soar ultrapassado e que usa ferramentas de mídias sociais com extrema inteligência. 

Não sei o que o Sansão está procurando, mas o que todos os quadrinhistas deviam encontrar é a fórmula de unir qualidade de trabalho com pensamento de mercado, estando ao mesmo tempo antenado com a tecnologia e as ferramentas de marketing. Unir isso às aspirações autorais tem sido um grande desafio para os produtores de HQ no Brasil. 


www.revistaturmadamonicajovem.com.br

--------------------------------------------------------

2 comentários:

lillian disse...

Amo Turma da Mônica, tenho muitos gibis, mas não gostei muito desse "Turma da Mônica Jovem". u_ú

Anônimo disse...

Também prefiro a turminha quando criança. Eu gosto de mangá, mas acharia legal se a TMJ tivesse mais cara de shojo.

Yuri