RECADO AOS VISITANTES:

Olá! O blog ainda está de férias, mas já estou trabalhando em novas postagens. O Sushi POP voltará a ser atualizado no dia 1 de agosto (terça), no período da tarde.

O que vem por aí:
- Ultraman Geed, Novo Lobo Solitário, Katokutai, Pinóquio de Osamu Tezuka, Danger 3, resultado da convocação para trabalhos acadêmicos e mais!

Esteja aqui para conferir. Até breve!

domingo, 10 de abril de 2011

JAPÃO – ESPERANÇA E ARTE (Parte III)

No último dia 11 de março, aconteceu o Grande Terremoto de Tohoku, como ficou conhecido o devastador fenômeno que atingiu a costa nordeste do Japão. Terremoto grau 9 na escala Richter e tsunami que devastaram Sendai e depois um acidente nuclear em Fukushima ainda sendo combatido pelas autoridades do país, enquanto ainda conta e enterra seus mais de 12 mil mortos (o número pode chegar a mais de 25 mil por conta dos desaparecidos) e tenta dar conforto e esperança a centenas de milhares de desabrigados. Uma das maiores tragédias da História do Japão e que afetou todo o mundo.

Conforme relatado nas partes 1 e 2 desta postagem, diversos artistas japoneses começaram a se manifestar para encorajar as pessoas, dar mensagens de solidariedade e organizar ações de arrecadação para apoiar as vítimas. Vamos algumas outras.


Amostra dos wallpapers criados
para arrecadar fundos aos
sobreviventes da tragédia
O Yahoo! Japan lançou uma campanha de wallpapers desenhados por grandes nomes da indústria de animê e mangá no Japão. Ao preço de 500 ienes (cerca de 5,90 dólares), o interessado em ajudar pode adquirir para decorar sua tela belas ilustrações com mensagens (em japonês) assinadas por Akira Toriyama, CLAMP, Hideaki Anno e muitos outros.

Em 10 de abril, aconteceu o Smile Heart, no Sunshine City´s World Import Mart, em Ikebukuro. O evento apresentou leilões, venda de desenhos, vendas de produtos e performances para arrecadar fundos para auxiliar as vítimas. Mais de 60 artistas das áreas de mangá, animê, games e dublagem participaram, incluindo Kazuhiko Shimamoto, Aya Azuma, Yun Kouga e vários outros.

Capa da coletânea de canções
doadas à Cruz Vermelha do Japão
No campo musical, a Universal Music lançou Ai no Uta (Canção de Amor), uma coletânea onde artistas doaram os direitos de suas músicas para que todo o lucro de direitos autorais reverta para a Cruz Vermelha do Japão. A venda do álbum, que tem 79 faixas, se iniciou em 2 de abril e vai até 30 de setembro. No álbum, músicas de Chage, Aska (como cantores solo), DDate, Spitz, Dreams Come True, Chara, Godiego e muitos outros. Yoshiki, da lendária banda X Japan, anunciou o leilão de seu famoso piano de cristal para levantar recursos para as vítimas, através de sua fundação, a  Yoshiki Foundation.


Há também a iniciativa Love For Nippon, apoiada por diversos músicos e personalidades da sociedade japonesa, como Shikao Suga, Fumiya Fujii, Chage, Aska e muitos outros, que está promovendo concertos beneficentes. A ap bank, entidade financeira criada e mantida por músicos japoneses para apoiar projetos ambientais e humanitários, também está mobilizado para ações de apoio às vítimas. 

Muitas outras ações individuais foram anunciadas, como a ação do coral de modelos-dançarinas AKB48, que gravou um vídeo de encorajamento aos jovens e doou cerca de 500 milhões de ienes (mais de 5, 8 milhões de dólares) para os trabalhos de apoio às vítimas.  

Aos poucos, com muita determinação e ajuda valorosa, não só de seus conterrâneos, mas de empresas, governos e pessoas famosas e anônimas no mundo todo, a vida nas áreas afetadas do Japão vai retomando seu rumo. O povo japonês é conhecido por sua união e determinação para superar as adversidades. Desta vez, não será diferente.

***********************
Um sentimento pelo Japão
COMO AJUDAR O JAPÃO: 
Para quem está no Brasil, a melhor forma de ajudar é através de depósito bancário. Três entidades tradicionais da colônia japonesa criaram contas no Banco do BrasilSantander Bradesco

Veja a relação no site da Made in Japan clicando aqui

As contas ficarão ativas até o final de abril, período considerado o mais crítico e carente de captação de recursos para necessidades mais imediatas. 


Mesmo que sua contribuição seja pequena, ela é importante. Colabore. 

2 comentários:

Patrick Raymundo disse...

A autora de Love Junkies fez desenhos belíssimos e os colocou a leilão pelo Yahoo. Com isso, ela arrecadou 769,370 yenes e entregou o dinheiro na prefeitura de Takatsuki. Está certo que meu google tradutor não é bom, mas deu para ver que foi isso que ela fez. :) É bom ver que todos estão se mobilizando! Segue o link abaixo, do blog da autora.

http://hatukikyou.otaden.jp/

Alexandre Nagado disse...

Sim, há muitas outras atividades sendo realizadas para arrecadar fundos e também oferecer apoio e esperança. Lá não se faz piada com tragédia, coisa que muitos artistas aqui não tem sensibilidade para respeitar.

Existe lá no Japão um senso de mobilização, respeito e serenidade quando o pior acontece. Uma lição para todos.