RECADO AOS VISITANTES:

Olá! O blog ainda está de férias, mas já estou trabalhando em novas postagens. O Sushi POP voltará a ser atualizado no dia 1 de agosto (terça), no período da tarde.

O que vem por aí:
- Ultraman Geed, Novo Lobo Solitário, Katokutai, Pinóquio de Osamu Tezuka, Danger 3, resultado da convocação para trabalhos acadêmicos e mais!

Esteja aqui para conferir. Até breve!

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

O QUE LEVAR EM CONTA AO ORÇAR UMA ILUSTRAÇÃO

Eu queria recomendar aqui um texto que achei excepcional. O ilustrador Hiro Kawahara é o responsável, faz um bom tempo, pelas divertidas folhas das bandejas do McDonald´s. Não o conheço pessoalmente, mas tenho um respeito enorme não apenas pelo trabalho, mas também pela pessoa, graças à postura que vejo ele demonstrar.


O blog Portal do Ilustrador publicou um texto genial do Hiro onde ele comenta sobre o valor de um desenho. O assunto interessa tanto a iniciantes quanto a profissionais mais experientes, pois diz respeito à propriedade autoral de uma ilustração e coisas que devem ser consideradas ao se cobrar por um trabalho, como impostos, finalidade da ilustração e tempo gasto. Não é fácil batalhar por isso quando o cliente acha que você "faz uns desenhos rapidinho". Se o artista não souber se valorizar, não é o cliente que o fará. 


Eventualmente escrevo assuntos relacionados neste blog e estava pensando em abordar a questão dos valores e direitos. Eu não teria escrito de modo mais claro e é por isso que recomendo o texto para quem quer entender melhor essa mal compreendida (e muitas vezes subvalorizada) profissão. Confira:
O valor de um desenho 

*************************
E aproveito para chamar a atenção para um post antigo deste blog, com uma abordagem bastante pertinente:

Artistas e clientes
 - Uma relação delicada:
http://nagado.blogspot.com/2009/11/artistas-e-clientes.html




Afiliados Cursos 24h




Cursos Online 24 Horas

2 comentários:

Anônimo disse...

Nerdcast sobre Tokusatsu:
http://jovemnerd.ig.com.br/nerdcast/nerdcast-245-tokusatsu-e-nao-abro

Alexandre Nagado disse...

Opa! Comentários "off-topic" e propagandas não são permitidas aqui. Pelo menos podia ter entrado em um tópico ligado ao assunto pra divulgar seu podcast.

Como eu gosto muito de tokusatsu, desta vez passa. :-)

Vou conferir depois.

Abraço!