terça-feira, 25 de janeiro de 2011

NARUTO - Um estudo acadêmico sobre a sexualidade em mangás e animês

Estudos acadêmicos sobre quadrinhos, mangá e cultura pop têm se tornado cada vez mais comuns no Brasil. Frequentemente, pessoas pedem ajuda ou alguma informação específica, pois conheceram meu trabalho nas revistas Herói e Henshin, no site Omelete ou viram meu livro, o Almanaque da Cultura Pop Japonesa. Geralmente, a maioria consegue as respostas e nem agradece. Outros agradecem, ficam de mostrar o trabalho pronto e adeus. Poucos cumprem o prometido, como a Vivian Miwa Matsushita, de São Paulo (capital), que até mandou uma encadernação de seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Nessa categoria, está o Felipe Lima, lá de Fortaleza (CE), que acabou de ter aprovado seu TCC de jornalismo, o qual eu apoiei fornecendo algumas informações.

O tema do TCC é complexo: “Análise das mensagens de sexualidade no animê Naruto”, um estudo sobre como mensagens de teor sexual aparecem em mangás e animês, com foco maior no grande sucesso mundial que é Naruto. Confesso que não me interesso pela série, criação do quadrinhista Masashi Kishimoto que é sucesso mundial, tanto como mangá quanto em animê. Não faço parte do público-alvo e não consegui sentir empatia pela história. Li os primeiros volumes, emprestados de um amigo, e reconheço que é tecnicamente bem feito e possui grandes méritos na estrutura e concepção, mas não tem elementos que me atraiam. E tem adolescentes histéricos, coisa que não suporto nem na vida real, nem na ficção. Coisas de velho... 

O trabalho do Felipe pode ser lido e analisado por qualquer um, pois ele disponibilizou para download no 4shared. Ainda preciso ler com calma, visto que não acompanhei o processo de elaboração e redação do trabalho, somente passei algumas informações e não posso validar todos os dados apresentados e nem dizer que concordo ou discordo do material. Mas sei que ele fez um trabalho com todo o esforço e dedicação possíveis e o tema pode interessar a outros pesquisadores. Por isso, disponibilizo o link aqui no Sushi POP.

Se o assunto lhe interessa, leia, tire suas conclusões e comente aqui, pois tenho certeza que o Felipe ficará contente e aparecerá pra trocar uma ideia com quem se dispuser a tal. 


Clique aqui para baixar o trabalho completo (formato PDF)

Afiliados Cursos 24h



Cursos Online 24 Horas

3 comentários:

Felipe Lima disse...

Obrigado Alexandre pela divulgação do meu trabalho. Você também foi muito importante da produção deste. Espero que mais pessoas busquem pesquisas nesta área que são grande importância. Para quem quiser buscar mais informações meu email é felipejornalismo@hotmail.com

LeCuS disse...

Baixei o arquivo e lí. Felipe vc está de parabéns, nunca tinha visto um tema como esse ser abordado assim. Excelente!!

Thamesama disse...

Baixei o arquivo e li algumas partes. Achei bem interessante até porque meu TCC será sobre a cultura pop japonesa também, em especial, animê, mangá e cosplay. Porém, gostaria de chamar atenção para um ponto do seu TCC Felipe, na cena que o Naruto e o Sasule se beijam, você diz que o Naruto beijou o Sasuke para provocar a Sakura e a outras meninas, mas essa informação está errada. Na verdade, o beijo entre os dois ocorreu porque eles estavam se encarando de forma furiosa, quando um amigo empurrou o Naruto em cima do Sasuke, rs. Enfim, só pra deixar claro. A intenção dessa cena no animê não foi ter esse apelo sexual, e sim, ser algo engraçado já que os dois personagens não se "bicavam" de jeito nenhum. É isso! Mas parabéns pelo TCC e torça pelo meu, haha.