RECADO AOS VISITANTES:

Olá! O blog ainda está de férias, mas já estou trabalhando em novas postagens. O Sushi POP voltará a ser atualizado no dia 1 de agosto (terça), no período da tarde.

O que vem por aí:
- Ultraman Geed, Novo Lobo Solitário, Katokutai, Pinóquio de Osamu Tezuka, Danger 3, resultado da convocação para trabalhos acadêmicos e mais!

Esteja aqui para conferir. Até breve!

segunda-feira, 26 de abril de 2010

VIDA AGITADA, BLOG NEM TANTO...

Os leitores deste blog devem achar que ele foi abandonado. Não foi, mas está complicado manter ele atualizado no momento. Estou numa daquelas fases em que há mais trabalho do que normalmente consigo fazer sem stress, e ainda preciso dar conta da minha parte nas tarefas domésticas. O que tem me tomado o tempo são quadrinhos institucionais, ilustrações para manuais sobre saúde do trabalhador e folhetos de comunicação interna de empresa para diferentes clientes. Nada excepcional, mas o volume tem sido maior que o normal. Ainda bem, diga-se de passagem.

Por enquanto, obrigado por passar aqui e até breve.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Sobre flatulências, humor gráfico japonês e as origens do mangá

Uma peculiar batalha gasosa,
no traço de um... monge.
A pitoresca imagem que vemos aqui vai nos ajudar a entender um pouco sobre o humor gráfico japonês e o próprio mangá. Esta cena, que retrata claramente um "concurso ou batalha de peidos", foi desenhada por volta do século XII por um sacerdote budista chamado Tôba (1053~1140). 

segunda-feira, 5 de abril de 2010

CURSOS DE HQ, MANGÁ E DESENHO EM ILHA SOLTEIRA - SP


Neste mês de abril, começo minhas atividades como professor de desenho em Ilha Solteira (SP).

O aluno pode escolher entre Desenho de figura humana, História em quadrinhos, Mangá, Caricatura e Cartum.

Pode participar qualquer pessoa que goste e queira aprender desenho. A idade mínima é 12 anos, mas alunos mais jovens podem ser avaliados e alunos da terceira idade são igualmente bem-vindos. O importante é a dedicação. 


Como o acompanhamento é individual, o método é adaptado conforme o grau de dificuldade do aluno. O objetivo maior é desenvolver tanto a criatividade quanto a capacidade de observação. Além de oficinas de curta duração, já lecionei no Núcleo de Arte (como professor substituto), Giornaletto e fiquei uma temporada de oito anos à frente do curso de HQ e Mangá no CEPADE. Já são mais de 20 anos ensinando desenho, como uma atividade paralela ao trabalho de desenhista prestador de serviços. Espero poder continuar esse trabalho em Ilha Solteira. Normalmente, sou convidado para esse tipo de trabalho, mas como a cidade não tem tradição alguma nesse tipo de atividade com HQs, estou batalhando novos espaços. 


As aulas irão acontecer às quartas-feiras, no espaço da ACENBIS - Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Ilha Solteira, conhecida na cidade como NIPO.

As aulas são individuais e a duração do curso será aquela que o aluno estabelecer. Eventualmente, aulas particulares ou para pequenos grupos também podem ser consideradas.