RECADO AOS VISITANTES:

Olá! O blog está de férias, mas já estou trabalhando em novas postagens. O Sushi POP voltará a ser atualizado no dia 1 de agosto (terça), no período da tarde.

O que vem por aí:
- Ultraman Geed, Novo Lobo Solitário, resultado da convocação para trabalhos acadêmicos e mais!

Esteja aqui para conferir. Até breve!

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Músicas pop de Natal com instrumentos orientais

A canção “Happy Xmas (War is over)” é uma das mais belas canções pacifistas da carreira solo do ex-Beatle John Lennon, que a lançou em 1972. Já foi regravada muitas vezes, mas a minha versão favorita é uma releitura tocada com instrumentos tradicionais japoneses pelo grupo Rin´, que une com maestria o clássico e o pop. E como se não bastasse o belo arranjo instrumental, as moças ainda cantam com vozes igualmente angelicais.

Tempos atrás, já havia escrito sobre elas, comentando e mostrando sua versão para outra música de Lennon, a confessional “In my life”, criada em sua fase com os Beatles. A banda durou de 2003 a 2009 e fui um grande privilegiado de ver um de seus shows ao vivo em 2008, em São Paulo, no evento que abriu as comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. “Happy Xmas (War is over)”, assim como “In my life”, foi incluída no álbumRin' Christmas Cover Songs Seiya” (avex trax, 2004)

Happy X´mas (War is Over) - Rin´


A outra música que quero indicar é a versão instrumental de uma canção natalina japonesa. "Christmas eve" foi gravada originalmente em 1983 pelo cantor e compositor Tatsuro Yamashita e logo se tornou um clássico em seu país. Quem interpreta essa peça natalina é um grupo de belas musicistas chinesas que assina como 12 Girls Band (apesar de às vezes se apresentarem com 13 integrantes, como na foto ao lado). A banda, formada em 2001, também faz uso de instrumentos tradicionais de seu país e obviamente chama a atenção, assim como o Rin´, pela beleza de suas integrantes. 

A 12 Girls Band executa peças chinesas e de vários outros países, incluindo pop e rock, tendo já regravado até “Clocks”, do Coldplay e “My heart will go on” (tema do filme Titanic) de Celine Dion. Com “Christmas eve”, elas aproximaram a China e o Japão com uma música criada para homenagear uma data cristã mais comemorada no ocidente. Realmente, a música não tem fronteiras.

A faixa foi incluída no álbum “12 Girls of Christmas” (Domo Records, 2005). Aliás, procure no Youtube pelo repertório de músicas natalinas do grupo. Garanto que vai se encantar.


Christmas Eve - 12 Girls Band


E como curiosidade, tanto “Christmas eve” quanto “Happy Xmas” possuem versões das duas bandas. Vale a pena procurar qualquer coisa delas, que os arranjos são sempre muito bons.

ENCERRANDO...
Com essas dicas musicais, encerro as publicações do Sushi POP em 2010. Pode continuar comentando à vontade que irei ler e publicar na medida do possível, mas novos posts somente no ano que vem. Obrigado pela atenção, boas festas e que 2011 seja um bom ano para todos nós. Até lá!

Nenhum comentário: