RECADO AOS VISITANTES:

Olá! O blog ainda está de férias, mas já estou trabalhando em novas postagens. O Sushi POP voltará a ser atualizado no dia 1 de agosto (terça), no período da tarde.

O que vem por aí:
- Ultraman Geed, Novo Lobo Solitário, Katokutai, Pinóquio de Osamu Tezuka, Danger 3, resultado da convocação para trabalhos acadêmicos e mais!

Esteja aqui para conferir. Até breve!

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

A ESTREIA NO JAPÃO DO FILME DA PATRULHA ESTELAR




Volto a comentar sobre o aguardado filme Space Battleship Yamato, a versão live-action da saudosa série animada Patrulha Estelar. A película estreou no Japão no último dia primeiro de dezembro e com isso muitas dúvidas foram desfeitas, bem como começaram a se espalhar pela internet as primeiras impressões e repercussões.


Em cinco dias, foi visto por mais de 790 mil pessoas, arrecadando mais de 11 milhões de dólares (e subindo) o que é um ótimo sinal. Chama também a atenção uma estatística divulgada pelo site Anime News Network (www.animenewsnetwork.com)A audiência do Yamato nesses primeiros dias foi 52% de homens e 48% mulheres. Nesse universo de espectadores, 44,4% eram de gente na faixa dos 40 anos, 19% na faixa dos 30, 15,1% na faixa dos 50 (!) e 12,9% na casa dos 20 anos. Definitivamente, um filme para um público maduro, que viu a série original. Lembrando que, embora tenha sido exibida no Brasil e EUA nos anos 1980, estreou e foi febre no Japão entre colegiais e universitários na década de 1970.

As primeiras críticas apontam uma boa produção, mas problemas com o limitado talento dramático de vários atores e alguns efeitos especiais e movimentos de câmera que não teriam funcionado bem. Mas no geral, o filme tem sido bem recebido por sua fidelidade ao espírito da obra original, o que é um grande alívio, em se tratando da adaptação de um mangá/animê de sucesso.

O líder do Império Gamilon, o temido General Desslock, não aparece, somente sua voz ameaçadora é ouvida. O dublador, Masato Ibu, é o mesmo que trabalhou na série em animê. E aí está uma grande comida de bola minha e de muita gente. Num post anterior, eu havia comentado que o ator apresentado como Desslock não tinha um tipo muito adequado para o imponente e angustiado personagem, e não havia sequer notado que ele tinha sido o dublador na animação. A ausência de imagens de Desslock nos trailers, mesmo às vésperas da estreia também dava pistas de que ele não iria aparecer. Personagem marcante da saga, fica difícil imaginar um ator (oriental ou ocidental) que encarnasse bem o ditador de pele azul, loiro e de sobrancelhas finas sem ficar caricato ou ganhar uma mudança radical que enfurecesse os fãs hardcore. Talvez tenha sido sensato deixá-lo oculto e afastar sua sombra sobre o filme. 

Também foi lançado oficialmente em novembro o single promocional com o tema romântico do filme, interpretado por Steven Tyler, do Aerosmith, em seu primeiro trabalho solo. "Love lives" é uma boa música (confira um trecho no trailer acima), mas eu ainda preferia ouvir num filme do Yamato o veterano Isao Sasaki, que cantou o tema original. 

Aqui no Brasil as notícias não são animadoras, visto que a rede Kinoplex retirou o filme da lista de lançamentos para 2011 e ainda não se sabe se Space Battleship Yamato será visto aqui em tela grande ou somente em DVD/Blu-ray. A espera está sendo longa.

(Agradecimentos ao colega DIO por sempre mandar links interessantes relacionados ao Yamato.)

3 comentários:

Miltão disse...

Incrível como filme japa sobre em terras brazilis. Sacanagem. Achei que fosse ver essa obra prima em tela grande. Uma pena.

Alexandre Nagado disse...

A rede Kinoplex chegou a anunciar uma data de estreia para janeiro de 2011. Depois, tirou qualquer referência do site. Ainda não tenho informações oficiais, mas assim que tiver, divulgarei. Ainda dá pra ter esperança, acho.

Abraços!

DIO disse...

Olá!
Sendo vc um fã da série Patrulha Estelar/Yamato, venho fazer um convite e um pedido.


Já está agendada a sétima edição do “Dia do Fã”, que ocorrerá domingo, 27 de Março, como sempre na Estação Ciência, no bairro da Lapa, em São Paulo.


Neste ano iremos participar do evento, expondo itens/vídeos da série Yamato.


Estamos começando a selecionar o que iremos expor.
Inicialmente o grupo é formado apenas por mim, DIOberto Souza e pelo Raul Habesch.
Temos duas miniaturas relacionadas à Patrulha Estelar, e um notebook para mostrar vídeos. Estamos discutindo sobre imagens para elaborar cartaz, banner e pequenos pôsteres, e selecionando vídeos para exibir.

Todavia estamos pedindo a colaboração/participação de mais fãs, pois gostaríamos de ter mais itens da série para expor, tentar obter um projetor e/ou TV de grande dimensão e assim mais pessoas conseguirem visualizar os vídeos, e ter mais pessoas que conheçam a série para ajudar na conversação com o público.

Gostaríamos de saber se poderia participar/colaborar no evento, ou indicar participantes, ou auxiliar divulgando-o!


Contate-nos através de e-mail:
Raul Habesch - zwargh@gmail.com
DIOberto Souza - perryrhodan.souza@gmail.com
Ou através do tópico “Dia do Fã 2011” na comunidade da série no Orkut: “Patrulha Estelar”, ou também por nosso perfil no Orkut.

A série terá exibição de dois episódios (+ vídeos e trailer) no auditório da Estação Ciência, o que a deixa em destaque no evento.
Procurem na Internet (e divulguem) sobre o Dia do Fã 2011, pois já há grande divulgação.