terça-feira, 12 de outubro de 2010

HERO - JAM Project: Uma canção para a criança no coração de cada um






Ser criança é uma das melhores coisas da vida e feliz é o adulto que sabe conservar dentro de si uma parte da criança que já foi um dia. Pessoas que trabalham com criação acabam tendo, por força da sensibilidade que seu trabalho exige, uma conexão maior. 


Gente que trabalha ou lida com quadrinhos, seriados e desenhos animados, que compra miniaturas de personagens e se empolga com músicas de trilhas sonoras certamente tem uma visão bem clara disso. Mas a maioria das pessoas realmente deixa para trás a criança que foi um dia e às vezes sente uma grande nostalgia ao lembrar de tempos mais simples, quando sonhava com aventuras e heróis. 


Acho que é para gente assim que foi feita uma das mais belas canções do grupo JAM Project, criado há 10 anos para resgatar o espírito vibrante das anime songs. O nome é Hero.

Escrita e composta pelo líder Hironobu Kageyama, a música fala sobre lembranças de infância vindo à mente de um adulto que deixou seus heróis para trás e sente saudade deles. É uma canção belíssima, lançada em 2008 e que pode ser conferida neste vídeo, extraído do show No Border

*********************

HERÓI - A VERSÃO EM PORTUGUÊS

Existe uma versão em inglês da música e até uma em português, com letra adaptada pelo meu velho amigo Ricardo Cruz, o brasileiro que é integrante honorário da banda em vários shows e gravações. Foi ele q
uem primeiro falou dessa música para mim, descrevendo-a como uma canção que faz chorar. Ele estava certo.

4 comentários:

Tati Santana disse...

A canção é forte e suave ao mesmo tempo... embala a alma e nos leva a diversos mundo! A viagem é realmente intensa em poucos minutos e dar vontade de não parar de escutar! E quando finalmente paramos de escutá-la fica ecoando em nossos ouvidos por um longo tempo uma melodia que nos traz saudades do tempo em que éramos crianças, ao mesmo tempo em que descobrimos com alegria que a nossa criança interior ainda vive! Abraços!

Alexandre Nagado disse...

Definiu muito bem, e com muita sensibilidade, Tati. Já ouvi a versão em português e sei que, quem a ouvir, terá um sentimento de nostalgia. Deve ser lançada em dezembro, no Japão, como faixa bônus em uma coletânea do JAM Project.

Com essa canção, Kageyama deu um grande passo como compositor.

Abraços!

Cris Li disse...

Adoro essa msk! Aliás, Jam Project sempre!!!!!!!!
Parabéns pelo post

Anderson disse...

Muito legal mesmo. É uma coisa que sempre insisto aos meus alunos: aproveitem bem sua infância e adolescência. Ela é transitória. Deixe para fazer as coisas de adultos quando for adulto. E quando for adulto, é só não esquecer de tudo de bom que foi essa época.
Parabéns pela matéria. ;)