segunda-feira, 6 de setembro de 2010

CHANGEMAN E MASKMAN, POR HIRONOBU KAGEYAMA (LIVE)

Hironobu Kageyama, mestre
das anime songs
Na segunda metade da década de 1980, Changeman (junto com Jaspion) começou seu reinado nas locadoras de todo o país, indo depois para a TV Manchete, onde se tornou um dos grandes sucessos da época. Produzido no Japão em 1985 pela Toei Company com 55 episódios (e dois especiais de cinema), Changeman trazia canções interpretadas por Hironobu Kageyama (na época assinando apenas KAGE), um dos nomes mais conhecidosentre os fãs de anime songs por ter cantado também temas de Dragon Ball Z, Cavaleiros do Zodíaco e muitas outras produções. Changeman, inclusive, foi a estréia dele no gênero. 25 anos (e muitos outros sucessos) depois, ele ainda canta essa música com o mesmo entusiasmo e vigor de sempre. 

Existem muitos astros pop que enjoam das músicas que o seu público mais gosta e se recusam a cantá-las para quem os sustenta, enquanto outros retribuem com o mesmo carinho. Sobre isso, perguntaram uma vez a Paul McCartney se ele não estava cansado de cantar "Yesterday" desde 1965. E ele respondeu que era uma pergunta estranha. Ele não conseguia se imaginar negando cantar ao público sua música mais famosa ou enjoando de uma música sua. E Kageyama segue a mesma linha. Claro que os artistas sempre gostam de mostrar suas músicas novas, mas Changeman, em suas apresentações solo, não pode faltar.

Vivendo um novo auge em sua carreira à frente do grupo JAM Project, Kageyama tem o espírito vibrante que personifica as anime songs clássicas, mesmo quando elas têm um arranjo e pique mais modernos. Pude encontrar Kageyama em duas ocasiões: no Anime Friends de 2003 (quando o entrevistei) e no SANA 2009. E posso garantir que, além de extremamente simpático, ele ama seu trabalho e vira um garoto quando sobe ao palco. Ver ele cantar Changeman ao vivo é fantástico!

Abaixo, o poderoso tema de abertura de Changeman no festival Super Sentai Spirits, de 2004 (Japão).



E sem perder o pique, aqui está o vídeo da apresentação de Kageyama no Super Sentai Spirits de 2006 com o tema de outro supergrupo japonês que passou no Brasil: Maskman. Divirta-se.

5 comentários:

Felipe Maretta disse...

O cara é tão fã dos fãs que este ano ele faz as vozes do cinto de kamen Rider OOO, e com certeza terá uma música no seriado.
Realmente é um cara "na estrada" o que nos deixa muito entusiasmados pois até hoje nos faz vibrar com suas performaces tanto nas músicas antigas quanto nas novas...o que dizer de sua participação em Garo...

Alexandre Nagado disse...

Fala, Felipe! Eu não estava sabendo desse trabalho novo de dublagem.

Também não sei se ele foi convidado pelos produtores ou "se convidou" pra fazer a voz. No caso dele, qualquer das opções são possíveis.

E bem lembrado mencionar o tema de Garo. Realmente, uma grande música, daquelas que têm vida independente do seriado para o qual foi criada.

Abraços!

Bruno Seidel disse...

Kageyama é foda mesmo! Acredito que, ao lado do Akira Kushida, sejam os dois cantores mais importantes do universo Tokusatsu. Mas eu também não poderia deixar de mencionar minha admiração por outros nomes como Ichiro Mizuki, Isao Sasaki, Takayuki Miyauchi, Ai Takano e Mojo.

Kenshiro disse...

Nasci nos anos 80. Changeman foi das primeiras coisas que vi na vida desde que desenvolvi conciência.

Queria pedir atenção especial ao encerramento. Emocionante. Ele começava vc já ficava com saudades do episódio. E é pura nostalgia.

(preferi nem reassistir o vídeo pra não me emocionar)

Anônimo disse...

FERNANDO

muito bom e realmente dá saudades e antes dos changeman, jaspion e do spectreman (sbt), me recordo quando pequeno apenas de ver desenhos animados e seriados nos canais do sbt e da globo mais o homem aranha na tv manchete, ou seja, só enlatados feitos nos eua
e os tokusatsus vieram para mudar e muito tudo isso e de lá pra cá os "enlatados" se ñ dimuniram, cairam e muito (as hannas montanas da disney que o digam) de qualidade e as coisas vindas do japão tem uma qualidade uma maior que a outra.
e para ñ passar batido, mais uma vez, meus sinceros e honestos parabens ao maskman que em 2012completa nada mais e nada menos 25 anos de vida!!!!!!