RECADO AOS VISITANTES:

Olá! O blog ainda está de férias, mas já estou trabalhando em novas postagens. O Sushi POP voltará a ser atualizado no dia 1 de agosto (terça), no período da tarde.

O que vem por aí:
- Ultraman Geed, Novo Lobo Solitário, Katokutai, Pinóquio de Osamu Tezuka, Danger 3, resultado da convocação para trabalhos acadêmicos e mais!

Esteja aqui para conferir. Até breve!

segunda-feira, 19 de julho de 2010

LEMBRANÇAS J-POP: KAHORU KOHIRUIMAKI


O ano devia ser 1991 e eu estava trabalhando com caricaturas em eventos (coisa que faço eventualmente até hoje). Lembro-me de ter ido trabalhar em um evento de cultura japonesa. A época era muito anterior à invasão japonesa que aconteceu com os Cavaleiros do Zodíaco, internet e tudo o mais. O contato que tinha com música japonesa (seja jovem ou tradicional) era através dos programas Imagens do Japão (TV Record) e Japan Pop Show (TV Bandeirantes e, depois, Gazeta), que mostravam clipes e programas musicais. 

Eu já gostava de músicas de animês e seriados tokusatsu e gostava dos clipes japoneses desses programas. Bom, mas voltando ao evento, eu estava olhando os stands na minha hora de descanso, quando vi uma caixa de papelão com alguns CDs e singles japoneses. Os singles, na época, vinham no formato mini-CD com duas músicas (às vezes, com uma terceira faixa de karaokê) e fiquei com vontade de comprar um, mais pela curiosidade. E era minha chance de ter um CD japonês original pra ouvir. Sem conhecer coisa alguma sobre o assunto, acabei escolhendo pela capa, uma bela e sorridente cantora que, só descobri depois, se chama Kahoru Kohiruimaki (ou Kohhy) e também é compositora. O single era o "Twilight Avenue", uma beleza de música pop simples, com boa melodia e uma voz vigorosa e agradável.

Tempos depois, vim a descobrir que ela também cantava a abertura do animê City Hunter, cujo mangá eu conhecia através de algumas edições de Shonen Jump que tinha comprado na Livraria Sol do meu bairro.

Recentemente, achei no Youtube uma versão ao vivo recente do tema de City Hunter, onde ela mostra que não perdeu o jeito de menina sapeca.

Nesta década, pouca coisa nova foi feita, ficando ela mais restrita a compilações e trabalhos feitos para seu fã clube.

O site oficial dela mostra uma mulher de 43 anos (ela nasceu em março de 1967) mais introspectiva, que está envelhecendo dignamente, com muita classe e ainda em atividade, criando e fazendo shows. Dentro do mercado fonográfico japonês, competitivo e de astros efêmeros, não é pouca coisa. 

4 comentários:

Robinson Oliveira disse...

O tempo tem passado Nagado e isto é bom para a nossa vida. Percebemos o quanto temos sorte por aproveitar a cada dia. Acredito que minha lembrança do J-POP não foi em 1991 por não residir em Sampa e sim em Vitória da Conquista-BA mas foi em 1993 quando andei pelas ruas da Liberdade. Fiquei encantado com toda aquele atmosfera e acabei comprando um CD do grupo TOKIO e outro do X-JAPAN além de uma mochila repleta de coisinhas e lembrancinhas japonesas...hehehehehe.
Também acompanhava o programa Imagens do Japão mas este outro, Japan Pop Show não o conheci. Era no mesmo estilo do Imagens do Japão?

Alexandre Nagado disse...

Robinson, há quanto tempo!

O Japan Pop Show, comandado pelo Nelson Matsuda, teve vários formatos. O que se consagrou nos anos 1980 até o começo dos 90 era estilo programa de auditório e passava na TV Gazeta.

Tinha o Nelson apresentando, umas meninas dançando, calouros, jurados, gincana... Participei de uma delas fazendo caricaturas ao vivo e foi muito divertido. O programa apresentava também alguns documentários e clipes japoneses. O pique era mais jovem que o do Imagens do Japão e tão divertido quanto.

Abraços!

Robinson Oliveira disse...

Olha só, interessante!
Não sabia mesmo sobre isto...rsrsrsrs!
E coloca tempo nisto depois conversamos mais.

Anônimo disse...

FERNANDO

kahoru kohiruimaki

http://www.youtube.com/watch?v=TyxxUsOTh78

BACANA MESMO E EL MANDA MUITO BEM DE FATO :)

E O QUE EU Ñ ESQUEÇO SOBRE O ANO DE 1991 SOBRE ANIME JAPONES É O ANIME DO AKIRA QUE QUASE SEMPRE ESVA COM MATÉRIAS NO FOLHA TEEN NO JORNAL DA FOLHA DE S. PAULO (PERÍODO ENTRE MARÇO E JULHO DAQUELE ANO DE 1991)
E QUE MEU PAI (QUE EM AGOSTO IRÁ 15 ANOS EM QUE ELE FOI MORAR NO CÉU) COMPRAVA DIARIMENTE O JORNAL 9ELE ERA MUITO FAN MESMO DA FOLHA DE S. PAULO) E ELE TRAZIA TODOS OS SANTOS DIAS O JORNAL PARA CASA E REALMENTE ERAM BONS TEMPOS AQUELES DE 1991

http://1.bp.blogspot.com/-EmIKhNAT8FM/TzQGBkaIUqI/AAAAAAAAOdI/rZKOSN5n9hw/s1600/1991_-_Akira_PEQ.jpg