RECADO AOS VISITANTES:

Olá! O blog ainda está de férias, mas já estou trabalhando em novas postagens. O Sushi POP voltará a ser atualizado no dia 1 de agosto (terça), no período da tarde.

O que vem por aí:
- Ultraman Geed, Novo Lobo Solitário, Katokutai, Pinóquio de Osamu Tezuka, Danger 3, resultado da convocação para trabalhos acadêmicos e mais!

Esteja aqui para conferir. Até breve!

segunda-feira, 5 de abril de 2010

CURSOS DE HQ, MANGÁ E DESENHO EM ILHA SOLTEIRA - SP


Neste mês de abril, começo minhas atividades como professor de desenho em Ilha Solteira (SP).

O aluno pode escolher entre Desenho de figura humana, História em quadrinhos, Mangá, Caricatura e Cartum.

Pode participar qualquer pessoa que goste e queira aprender desenho. A idade mínima é 12 anos, mas alunos mais jovens podem ser avaliados e alunos da terceira idade são igualmente bem-vindos. O importante é a dedicação. 


Como o acompanhamento é individual, o método é adaptado conforme o grau de dificuldade do aluno. O objetivo maior é desenvolver tanto a criatividade quanto a capacidade de observação. Além de oficinas de curta duração, já lecionei no Núcleo de Arte (como professor substituto), Giornaletto e fiquei uma temporada de oito anos à frente do curso de HQ e Mangá no CEPADE. Já são mais de 20 anos ensinando desenho, como uma atividade paralela ao trabalho de desenhista prestador de serviços. Espero poder continuar esse trabalho em Ilha Solteira. Normalmente, sou convidado para esse tipo de trabalho, mas como a cidade não tem tradição alguma nesse tipo de atividade com HQs, estou batalhando novos espaços. 


As aulas irão acontecer às quartas-feiras, no espaço da ACENBIS - Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Ilha Solteira, conhecida na cidade como NIPO.

As aulas são individuais e a duração do curso será aquela que o aluno estabelecer. Eventualmente, aulas particulares ou para pequenos grupos também podem ser consideradas.

4 comentários:

Enivaldo disse...

Fala Nagado!

Que boa notícia. Cada vez mais você vai consolidando a sua presença aí em Ilha Solteira como figura importante no cenário de HQ e Mangá. Espero que novos talentos possam brotar a partir desse seu trabalho!
Sucesso em mais essa empreitada!

Um forte abraço!

Enivaldo

Alexandre Nagado disse...

Oi, Enivaldo!

Na verdade, sou um ilustre e total desconhecido aqui, tentando cavar espaço, sem encontrar gente que conheça mais que superficialmente HQ ou mangá. Alguns já me disseram que não adianta fazer coisas assim aqui na cidade, mas preciso tentar. De qualquer forma, continuo prestando serviços pela internet.

Espero que na semana que vem os dois cursos possam iniciar com um número mínimo de inscritos. Espalhar cultura pop aqui em Ilha Solteira talvez seja uma tarefa demorada, mas acho que há potencial.

É sempre bom quando um ex-aluno vira amigo e mantém contato por anos depois do final do curso. Mande notícias.

Abraços!

Emerson Rocha-Caricaturista/Ilustrador/Cartunista disse...

Oi Nagado, aqui é o Emerson de Sapopemba.

Para os pioneiros é assim mesmo: é um pouco complicado no começo mesmo.

Mas você é um cara muito inteligente e com muita experiência, vai tirar tudo isso de letra!

Abraço e muito sucesso nesse e nos outros projetos que virão!

Alexandre Nagado disse...

Valeu a força, Emerson. Neste momento, o curso está de férias. São poucos alunos, mas bem esforçados. Vamos ver o ano que vem.

Abraços!