sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

PALESTRAS - DESCONSTRUINDO O MANGÁ

No dia 10 de março, estarei em SP (capital) para proferir uma palestra com o tema “O mangá brasileiro e o mercado editorial”. Nela, falarei sobre a presença de produções japonesas na mídia brasileira e a forma como ela tem influenciado gerações de desenhistas no estilo mangá. E, principalmente, falarei sobre as diferenças entre as realidades de mercado no Brasil e no Japão, contando um pouco sobre minha trajetória no mercado brasileiro.

A atividade é parte do evento DESCONSTRUINDO O MANGÁ E O ANIMÊ, que busca analisar e entender a presença do mangá e do animê no Brasil. A conceituada Professora Doutora Sonia Bibe-Luyten dará a outra palestra, com o tema “Arte sem fronteiras – Mangá no Brasil e mangá feito no Brasil”, com a participação dos autores Fred Hildebrand e Ana Recalde, do mangá nacional Patre Primordium. O peso da responsabilidade é grande e fico feliz e agradecido por ter essa oportunidade através da Fundação Japão e do Consulado Geral do Japão de SP.

Saiba mais: www.fjsp.org.br


Serviço

Desconstruindo o Mangá e o Animê
Data: 10 e 17 de março de 2010
- 10 de março: palestra com o desenhista Alexandre Nagado
- 17 de março: palestra com a Professora Doutora Sonia Luyten
Horário: 19h30~21h30
Local: Espaço Cultural – Fundação Japão em São Paulo
Endereço: Av. Paulista, 37 – 1º andar
Lotação máxima: 100 lugares
- É necessário fazer inscrição antecipada.
Inscrições: (11) 3254-0100 ramal 354 ou cgjcultural4@arcstar.com.br
- Acesso para portadores de necessidades especiais
- Entrada gratuita

Realização: Consulado Geral do Japão e Fundação Japão em São Paulo
Informações, fotos e contatos para imprensa:
Erico Marmiroli - (11) 9372 7774 / (11) 3865 0656 - erico.marmiroli@gmail.com
Sandra Keika Fujishiro - (11) 3141 0110 - kei@fjsp.org.br

*****
Desde que me mudei para Ilha Solteira (SP) em outubro do ano passado, é a segunda vez que volto à minha cidade natal. Será uma correria danada, como da outra vez e certamente ficarei devendo visitas para colocar muitos papos em dia. Não faltarão outras oportunidades.  

8 comentários:

Caio Murdock disse...

Ok. Mas não entendi o título do evento. Por que "Desconstruindo o animê e o mangá"?

Alexandre Nagado disse...

Fala, Caio!

Bom, o título não foi sugerido por mim, mas a ideia é a seguinte: Os palestrantes vão ajudar o público a refletir sobre o cenário atual do mangá (e um pouco do animê) explicando como ele evoluiu até hoje. No meu caso, analisar o início da indústria dos mangás, sua segmentação, estilos e como o mercado brasileiro se diferencia do japonês.

O "desconstruir" é exatamente destrinchar, analisar aspectos separadamente e em seu início, fazendo o caminho inverso para entender a situação atual.

A proposta cai bem num estudo acadêmico e eu achei bem interessante terem chamado para uma das duas palestras alguém que não vem do mundo acadêmico, mas que tem uma vivência prática no mercado de quadrinhos. É isso.

Abração!

Hakeru-chan disse...

Oi Nagado! Nossa, até deprimi lendo o seu blog e descobrindo quantas palestras/eventos legais já tiveram e ainda vão ter (como essa agora!)

Deprimi porque sou do Rio e apesar de eu já ter ido à São Paulo, é sempre bem complicado eu ir até aí :P

Você não sabe se teria uma forma de trazer palestras desse nível aqui pro Rio? Eu adoro e creio que vários fãs de animes e mangás também gostam! Além de pessoas que "ouvem" os mangás fazerem sucesso, mas nem sabem direito o porquê, acho que seria uma ótima fonte de informação!

E sem contar ainda que eu fiz minha monografia de conclusão de curso sobre o mercado editorial de mangás (a pesquisa foi tensa pela falta de informação, mas saiu!) e realmente eu me interesso muito por isso!

Abraços!

Alexandre Nagado disse...

Olá! Eu já dei palestra no Rio, há uns 7 anos atrás.

E acho que dá pra conseguir novas palestras similares por aí, sim.

Entre em contato com o Consulado Geral do Japão do RJ e faça a sugestão de palestra junto ao departamento cultural.

Além do Consulado japonês de SP, já dei palestras como convidado do Consulado do Recife. Se aparecem pessoas interessadas num tema, há uma boa chance de que eles façam um planejamento pra viabilizar a atividade. Fale com amigos que também gostam de mangá e comecem a agitar isso.

Abraços!

Caio Murdock disse...

Opa! Bom esclarecimento! São necessários mais eventos desse tipo, que esclarecem, e divulgam de uma forma melhor o que é e a importância dos mangás e animês por aqui!

Alexandre Nagado disse...

Caio, só complementando: Existe a Teoria da Desconstrução, criada por um filósofo francês, que busca significados ocultos e diferentes interpretações e visões sobre um tema.

Esse tipo de abordagem, bem acadêmica, seria mais indicada para a abertura do evento. Por questões de agenda, a Profa. Sonia Luyten ficou com a segunda palestra, enquanto a inaugural ficou comigo.

Minha parte é mais voltada ao lado prático e às realidades de mercado, com meu testemunho pessoal. A desconstrução que farei visa entender a formação dos mercados de quadrinhos no Japão e no Brasil. Espero estar à altura da expectativa que o tema desperta.

Abraços!!

Enivaldo disse...

Oi, Nagado!

Essas palestras vão ser bem interessantes. Pena eu não poder comparecer... Justamente nesse dia da semana tenho compromisso.
Fica para a próxima, então.
Sucesso no evento!

Abraço.

Enivaldo

Alexandre Nagado disse...

Enivaldo, que pena que não poderá aparecer. Mas tente assistir a palestra com a Sonia, no dia 17.

Nos falamos pessoalmente em outra oportunidade.

Grande abraço!!