RECADO AOS VISITANTES:

Olá! O blog ainda está de férias, mas já estou trabalhando em novas postagens. O Sushi POP voltará a ser atualizado no dia 1 de agosto (terça), no período da tarde.

O que vem por aí:
- Ultraman Geed, Novo Lobo Solitário, Katokutai, Pinóquio de Osamu Tezuka, Danger 3, resultado da convocação para trabalhos acadêmicos e mais!

Esteja aqui para conferir. Até breve!

sábado, 23 de janeiro de 2010

RESENHA: ROKO-LOKO, DE MARCIO BARALDI

Roko-Loko e Adrina-Lina - Hey ho, let´s go! é a mais recente coletânea de trabalhos de Marcio Baraldi, veiculados na revista Rock Brigade. Com tiras e HQs completas de uma ou duas páginas, Baraldi desfila uma infinidade de personalidades do mundo do rock em situações surreais e bizarras. E apesar do foco da publicação onde o material saiu originalmente ser o heavy metal, não há preconceitos dentro do vasto campo do rock, pois o autor foi introduzido (no bom sentido) no assunto ouvindo discos do Queen, Kiss e Ramones. Várias vertentes roqueiras (incluindo nacionais) são citadas, numa salada de referências que é impossível não reconhecer algumas e rir de muitas situações. Aliás, nem é preciso conhecer caras e nomes citados para ler o álbum. 

O humor de Baraldi é direto, sem frescuras, sem sutilezas. É ora ingênuo, ora grosseiro, do tipo "tapa na cara" pra acordar o mais ranzinza dos leitores, com traços frenéticos e cores vivas. Não dá pra dizer que o trabalho dele amadureceu ao longo da já extensa carreira de quase um quarto de século. Isso daria um ar estranhamente sério a Baraldi, que é um eterno molecão no melhor sentido do termo.

E um dado curioso, pra quem ainda não conhece esse artista batalhador, é que seu estilo de desenho tem tudo a ver com ele, que eu já defini uma vez em um depoimento num de seus álbuns como um autêntico "cartum ambulante". E pra coroar esse trabalho, feito de coração e com muita garra e tesão, dois prefácios, com a assinatura de dois grandes jornalistas especializados em HQ: Franco de Rosa e Sidney Gusman.

Roko-Loko e Adrina-Lina - Hey ho, let´s go! tem 50 páginas coloridas em formato grande, ao preço de R$ 10,00. O lançamento é da editora GRRR!... (Gibi Raivoso, Radical e Revolucionário!, selo criado pelo próprio Baraldi) e da Rock Brigade.

O álbum está à venda em lojas especializadas ou no site www.idealshop.com.br/baraldi

7 comentários:

Marcio disse...

TA LINDOOOOOOOOOOOOOOO!!!!
MUITO OBRIGADOO!!!
ABRACAO
MARCIO

Alexandre Nagado disse...

Opa, que bom que gostou. Julgar trabalho de colega sempre é difícil. Se eu não gosto, procuro não tornar a coisa pejorativa, apontando racionalmente o que eu vejo serem problemas. E quando eu gosto, tenho que tomar cuidado pra não parecer rasgação de seda.

Mas ora bolas, eu gostei do que vi.

Abraços!

Guyferd disse...

Creio que sua análise sobre o trabalho do Baraldi é perfeita, Nagado.
Se me permite o copy & paste, é o que farei no meu blog.
Divulgar o trabalho desses guerreiros fanzineiros (como o Rogério Velasco e o Edgard Guimarães, entre dezenas de outros) é uma honra para um ex fanzineiro como eu ^^

Alexandre Nagado disse...

Guyferd, sempre que me pedem pra republicar textos do blog, eu autorizo, desde que citada a fonte.

Mas quando é um amigo quem pede, aí não é uma permissão, é uma honra. Manda ver!

Abraços!

Enivaldo disse...

Fala Nagado!

Conheci o Baraldi num evento. Realmente é uma figuraça. Concordo com você. Que bom que ele continua com a energia de sempre. Gosto da maneira direta como ele se expressa.

Abraço!

Enivaldo

Alexandre Nagado disse...

O Baraldi é incansável e merece tudo o que tem conquistado. Ele faz seu marketing pessoal de maneira limpa, sem pisar em ninguém e respeitando limites.

Abraços!

elias silveira disse...

Olá Nagado, tive a oportundade de conhecer o Márcio na ultima edição da Festa do Baraldão e Troféu Bigorna, já curtia o trabalho dele, e vi que além do talento para o humor a pessoa é ainda zilhões de vezes mais bacana!
e foi demais adquirir o meu Roko-Loko autografado, hehehe. Perfeita sua resenha, o Baraldi realmente merece tudo o que conquistou e o que ainda está por vir!