RECADO AOS VISITANTES:

Olá! O blog ainda está de férias, mas já estou trabalhando em novas postagens. O Sushi POP voltará a ser atualizado no dia 1 de agosto (terça), no período da tarde.

O que vem por aí:
- Ultraman Geed, Novo Lobo Solitário, Katokutai, Pinóquio de Osamu Tezuka, Danger 3, resultado da convocação para trabalhos acadêmicos e mais!

Esteja aqui para conferir. Até breve!

terça-feira, 4 de agosto de 2009

RELATO SOBRE O SANA 9 (PARTE 3 - FINAL)

No último dia do SANA, fomos eu, Petra, Erica e José Leonardo fazer umas compras no mercado central. Passeamos por diversos boxes e fomos comprando algumas lembrancinhas. Tem muita coisa legal, mas tenho aprendido a não sair comprando tudo o que vejo pela frente.

Depois de almoçar correndo com o cônsul Akira Suzuki, fui à Sala Nostalgia do SANA para, novamente, fazer uma explanação para o público antes da exibição do longa Doraemon - O Dinossauro de Nobita.

Havia bastante gente aguardando a exibição e fiquei bem contente em ver que um animê sem apelo de sensualidade ou violência atraia também uma parcela do público. Cumpri meu papel, dando mais conteúdo à exibição.

*****
Para o começo da tarde, iria acontecer meu último compromisso oficial no SANA, uma workshop sobre caricatura e mangá, que havia sido um pedido do consulado após uma bem-sucedida atividade similar no evento Animepan, de Recife, no começo do ano.

Por problemas de comunicação, minha aula havia sido transferida do sábado para o domingo e não havia sido feita nenhuma divulgação da atividade, nem mesmo no cartaz afixado na sala de workshops. Coisas assim são mesmo passíveis de acontecer num evento daquele porte e o pessoal se mobilizou rápido pra compensar. Meia hora antes, divulgaram nos alto-falantes sobre minha workshop. "Não vai vir ninguém" - pensei comigo. E qual não foi minha surpresa quando a sala encheu em 15 minutos! A atividade começou no horário e a aula rendeu bem, com alguns alunos bem talentosos e concentrados.

Me concentrei no tema da aula, dando algumas explicações gerais sobre como compor um rosto e o que observar na hora de fazer uma caricatura. E como deixar isso parecido com um desenho de mangá, explicando principalmente sobre estilizações de olhos, além de alguns detalhes de rosto. Um aluno ainda ficou papeando comigo sobre mercado de trabalho depois da aula, mas infelizmente minha temporada em Fortaleza já estava acabando...
*****
De volta à sala VIP, pude presenciar algo fantástico. Os cantores estavam se preparando para o grande show de encerramento e haveria uma parte acústica. Hironobu Kageyama com um violão, Hiroshi Kitadani com um baixo e Masaki Endo tirando um som batendo as palmas (no show ele comanda uma percussão) mostraram que grandes artistas são, fazendo um som arrepiante sem microfone ou qualquer recurso de estúdio ou palco. Tive a sorte e a honra de ouvir "We Are", tema de One Piece, em versão acústica completa, numa sala com poucas pessoas e do lado dos artistas. Isso é que é privilégio! A Petra se emocionou e até conseguiu filmar um trecho do ensaio.

*****
Mas meu voo sairia às 17h15 e eu perderia o grande show, infelizmente... A Petra ia no mesmo voo, mas ainda tentou negociar uma troca de passagem na última hora. Com essa tentativa, ela quase perdeu o avião, mas felizmente conseguiu embarcar. A volta, como a ida, foi tranquila e após cerca de 3 horas de viagem, já estávamos em solo paulista, de volta à poluição e ao frio...

Posteriormente, fiquei sabendo como foi o apoteótico show de encerramento e deu uma ponta de arrependimento por não ter ficado. Mas era uma decisão difícil, já que eu precisava voltar pra casa ainda no domingo de noite, pois já na segunda de manhã havia trabalho me esperando.

*****
Ter participado do SANA 9 foi uma grande honra e um divertimento como há tempos eu não tinha. Mesmo tendo viajado a trabalho, me senti como se estivesse desfrutando de mini-férias, conhecendo gente interessante, revendo amigos e passeando por lugares muito bacanas. Meus agradecimentos ao pessoal do SANA e a todos que tornaram essa viagem possível.

Obrigado, de coração!

Site oficial do evento:
Portal SANA

5 comentários:

sarah-chibi disse...

ótimo relato!
Deeve etr sido emocianate ouvir we are acustico ao vivo, ainda não tive essa sorte.......não fizeram isso ainda em sp....Espero um dia ver isso.
Pena que perdeu o show, mas estou certa de que haverá uma próxima!
Continue com o ótimo blog!

kissus =**
By sarah-chibi
JAM-Freak Master

Alexandre Nagado disse...

Foi muito legal. A música é ótima e conferir bem de perto a união daqueles talentos foi um privilégio e tanto. Afinal, aquele ensaio informal rolou na sala vip, que era um espaço para os convidados descansarem. E eu era um desses convidados, para minha sorte.

Valeu a força e continue acompanhando. Tem épocas em que eu fico dias sem poder atualizar, mas vou tentar ser mais regular. Ainda bem que tem o Twitter pra postar coisas rápidas.

Abração!!

Saulo de Brito (Griffin) disse...

Minha nossa!

Acho que deve ser uma tremenda satisfação participar de um evento como esse! Espero um dia ter a chance de estar num acontecimento como foi o SANA, seria uma realização em minha vida, ainda mais assistindo palestras de pessoas tão competentes como você!

Um abraço! O blog está pra lá de bacana!

Pauliccia disse...

Aaaaahhhh!!!!!!!!! O SANA foi um sonhoooo realizado p/ mim q fui do Maranhão só p/ curtir o evento como um todo. E poder participar de atviidades com vc, a Petra e Awano... nossa... sem noção do qto eu tava feliiiiz!!!!!!!! E os shows... tds foram PERFEITOS!!! Foi mto gratificante poder tirar fotos e falar com vcs depois da palestra. Espero ter outras oportunidades em eventos assim. Mto sucesso pra vc sempre. Vou acompanhar aqui o blog sempre q possível. =)Paula Barros

Alexandre Nagado disse...

Oi, Paula, que bom que minha participação lhe acrescentou algo. Também curti muito o SANA e espero voltar a Fortaleza mais vezes.

Abraços e espero que acompanhe sempre este blog.