quinta-feira, 30 de julho de 2009

A trilha sonora de Ultraseven

Ultraseven: Um herói clássico com
uma trilha sonora à altura de sua importância.
A trilha sonora de Ultraseven, umas das mais eletrizantes já compostas para um super-herói, foi tema de uma grandiosa sinfonia, lançada recentemente em CD e DVD no Japão.

Tamanha valorização das músicas de um seriado de monstros pode até causar estranheza a quem não conhece esse universo. Mas um olhar atento pode revelar que o trabalho extrapola em muito o universo infanto-juvenil e não pode ser subestimado. Afinal, ninguém nega a importância de uma trilha sonora para valorizar uma boa história, apesar do recurso ser muito mais reconhecido no cinema do que na TV.


É impossível falar em Superman, Tubarão, Indiana Jones ou Star Wars sem as músicas compostas por John Williams, por exemplo. Já em seriados de TV, isso em geral não é tão glamurizado ou cultuado. Mas no Japão, as trilhas sonoras para TV ocupam lugar de destaque tanto quanto no cinema, seja no mundo das anime songs ou dos BGMs (Background music), as músicas de fundo. Como exemplo, as trilhas da Patrulha Estelar por Hiroshi Miyagawa, Cowboy Bebop por Yoko Kanno ou Ultra Seven por Toru Fuyuki merecem tanta admiração quanto as séries onde foram tocadas e são apreciadas como peças musicais com vida própria.

Toru Fuyuki Conducts Ultraseven é o título do especial no qual o maestro e compositor Toru Fuyuki regeu a Tokyo Symphony Orchestra interpretando peças escritas e arranjadas por ele para o clássico seriado. A mesma trilha fora refeita e ampliada em 1999 para acompanhar uma minissérie feita para home video com o famoso herói.

Na gravação, realizada em março deste ano, alguns convidados ilustres, como os atores Koji Moritsugu (Dan Moroboshi/ Ultra Seven) e Yuriko Hishimi (Anne Yuri), além dos diretores Kazuho Mitsuta e Toshihiro Iijima. Há crianças dançando e um modelo fantasiado, mas nada tira o clima solene da apresentação, com coral e orquestra de cordas e metais. O cantor solo é o renomado Keizo Nakanishi. 


Confira aqui, o tema de Ultraseven, numa versão fiel à original, porém muito mais grandiosa na execução ao vivo.





Confira (antes que tirem do ar) um trecho maior do grandioso show, que também mostrou alguns temas compostos por Fuyuki para outras séries, como O Regresso de Ultraman



PARA SABER MAIS:

Lembra desse? Ultra Seven - parte 1

Lembra desse? Ultra Seven - parte 2 

12 comentários:

Enivaldo disse...

Fala, Nagado!

Gostei demais dos vídeos!
De todos os Super-heróis que "conheci", o Ultra Seven foi o que mais marcou a minha adolescencia.
Não olhei a matéria toda ainda. Vou fazer isso com calma numa outra hora, mas desde já, quero parabenizá-lo por essa postagem!

Um forte abraço

Enivaldo

Alexandre Nagado disse...

E aí, Enivaldo!

Quando criança, eu gostava do Seven pelo visual, não entendendo bem algumas histórias. Depois eu passei a valorizar muito mais o Ultra Seven pelo arrojo da produção e proposta.

Era, realmente, uma serie inteligente que rivalizava com qualquer produção americana da época.

Abraços!

Robinson Oliveira disse...

Achei o máximo esta notícia Nagado.
Como é lindo esta orquestra sinfônica ao lado do nosso querido Koji Moritsugu e querida Yuriko Hishimi.
Coloca grandiosa nisto!!!rsrsrs...
Só acho que os japoneses deveriam lançar uma terceira opção para o público, kit do DVD + CD com encarte especial.
Valeu pela notícia amigo.

Alexandre Nagado disse...

Deve ter sido sensacional assistir a essa apresentação ao vivo. Espero que lancem algo semelhante com outra trilha grandiosa composta pelo Toru Fuyuki: a de O Regresso de Ultraman. Essa, inclusive, eu considero até melhor e mais emocionanete que a de Ultra Seven.

Abraços!

Alfredo Angelo disse...

Boa noite,

Para mim foi um momento de profunda nostalgia poder rever o super herói que eu mais gostava em minha infância o "Ultra Seven", voltei uns 33 anos em minha vida por alguns minutos quando por repetidas vezes revi (de forma emocionada e com olhos marejados) a trilha sonora de que nunca mais me esqueci e que guardo com carinho em minhas mémorias mais caras, obrigado Alexandre por ter me proporcionado esta doce lembrança,um abraço, Alfredo.

Alexandre Nagado disse...

Alfredo, que legal esse seu depoimento.

Uma vez eu li que as memórias de infância nos pregam peças. Que na memória afetiva, as coisas parecem muito melhores do que na verdade eram. Isso acontece com muitos desenhos e filmes, que revemos quando adultos e pensamos: "Nossa, como aquilo era ruim."

Com Ultra Seven e alguns outros clássicos, rever o material com olhos de adulto ajuda a perceber detalhes e nuances que antes passavam desapercebidos aos olhos infantis e acontece um efeito contrário ao exemplo que cite. Passamos a valorizar ainda mais.

Muitos enredos de Ultra Seven podem ser melhor apreciados quando se tem maturidade.

E com a trilha sonora acontece o mesmo. E a música era tão boa que ganhou essa homenagem no Japão: uma sinfonia de gala, com a regência do maestro que compôs as peças, mais de 40 anos atrás. E isso não é para qualquer um.

Abraços!

luiz antonio smaha disse...

chorei, chorei ,chorei de saudades.lindas recordaçoes de infancia qunando ao acabar cada capituloo iamos brincar de ultra seven no campinho de futebol. com armas de madeira imitando seu grito de força. qualidade assim nunca mais!!!!!!!!!!!!!!

Alexandre Nagado disse...

Fala, Luiz. Realmente, Ultra Seven emocionou várias gerações. O legal é que isso tem efeitos até hoje, com o velho Dan Moroboshi ainda em ação, esbanjando carisma. Não é só nostalgia, mas reconhecimento por uma série de qualidades que a série clássica tinha. E o carisma de seu protagonista era uma delas.

Abraços!!

Rodrigo Bazílio disse...

Caramba, Nagado... não tinha visto este artigo...Não tenho adjetivos pra classificar!
Quase chorei aqui, observando o coro das crianças, o sr. Moritsugu e companheiros e a presença especial do nosso herói ali, acompanhando tudo como se tivesse acabado de retornar à Terra...

Como dá inveja desse povo do lado de lá!

Gostaria que alguma produtora tivesse a coragem de lançar por aqui o box DVD do Ultraseven, com legendas em nosso idioma. Aposto que renderia bons lucros, pois sei que existem muitos fãs veteranos do herói que adorariam ter os episódios em suas estantes.

Tenho o CD completo das BGMs de Ultraseven em algum DVD do estojo de backups, já ouvi bastante a trilha inteira, e posso afirmar que é um prazer sem igual (sempre gostei de ouvir BGMs de filmes, séries, jogos e animações).

Nagado, você um dia nos mata do coração!

Ale Nagado disse...

Ah ah, que bom que gostou. Eu acredito que Ultraseven teria boa aceitação, mas os DVDs piratas já foram tão disseminados que acho difícil que um dia lancem por aqui oficialmente.

E realmente, a trilha sonora é um show à parte. Acho que Toru Fuyuki fez um trabalho ainda mais emocionante em O Regresso de Ultraman, mas a série é menos cultuada, então não é tão homenageada. Ainda assim, nesse show do Toru Fuyuki, ele rege um medley e o tema do GAM aparece no meio. Bem legal.

Abraço!

JOSÉ SILVA disse...

AMEI. POR PAULO ROSA JOSÉ SILVA

Ale Nagado disse...

Valeu, Paulo. Espero que encontre outros assuntos que lhe interessem por aqui.

Abraço!