RECADO AOS VISITANTES:

Olá! O blog está de férias, mas já estou trabalhando em novas postagens. O Sushi POP voltará a ser atualizado no dia 1 de agosto (terça), no período da tarde.

O que vem por aí:
- Ultraman Geed, Novo Lobo Solitário, resultado da convocação para trabalhos acadêmicos e mais!

Esteja aqui para conferir. Até breve!

domingo, 21 de junho de 2009

WORKSHOP DE ROTEIRO - MISSÃO CUMPRIDA!

No sábado passado, dia 20 de junho, realizei uma workshop de roteiro para quadrinhos no espaço do Instituto Cláudio Ayabe. Normalmente, limito as classes a 15 alunos para poder oferecer um melhor acompanhamento na hora de tirar dúvidas. Ficou estabelecido para essa atividade um número limitado a 12 vagas. Acabaram ficando 13, com alguns na fila de espera aguardando uma nova data.

A classe estava bem interessada, com alguns leitores antigos e pessoas de diferentes idades e áreas de atuação. Vários tinham um bom conhecimento sobre HQs. Isso fez a aula render e fiquei bastante satisfeito com o resultado. Estou acostumado a lecionar e palestrar há mais de uma década e levo isso a sério. Pratiquei oratória, técnicas vocais para utilizar bem a voz, expressão corporal, métodos didáticos e tive bons professores. Ensinar é coisa séria e procuro passar entusiasmo e realidade aos alunos.

O tempo total, de 3 horas e meia, é realmente muito curto para se aprofundar, mas serviu como uma introdução ao tema e permitiu abordar muitas questões sobre as quais um roteirista deve refletir ao organizar suas ideias, personagens e narrativa. Ainda conseguimos criar dois roteiros curtos para cada aluno, com exercícios criativos bem-humorados.

Por enquanto, meu fraterno agradecimento aos alunos, ao pessoal do Instituto, em especial ao seu idealizador que tanto confia em meu trabalho. Registro também aqui minha gratidão aos editores, redatores e jornalistas que divulgaram a atividade em sites e blogs. Em breve, uma nova workshop será agendada e devidamente divulgada na mídia.

O Instituto Cláudio Ayabe, que tem como lema a frase "Aprimorando o potencial humano" organiza cursos e workshops sobre os mais variados temas. Confira em www.ayabe.com.br

Depoimento de um participante:

"Estive entre os participantes e gostei muito da experiência. Apesar de ter se tratado de uma introdução, foi possível refletir e aprender conteúdos importantes não somente acerca do tema tratado, como também, sobre vários outros aspectos do mundo dos quadrinhos, séries e afins." (Sergio Roberto da Silva, 38 anos)

2 comentários:

Saulo de Brito (Griffin) disse...

Tenho muitas idéias para quadrinhos, mas não ponho para frente porque não consigo pensar em argumentos e roteiros. Só latejam em minha mente as famigeradas cenas de ação, sem motivos para acontecer.
Adoraria ter a chance de um dia participar de algo assim, ainda mais com um palestrante de pura experiência como você!

Alexandre Nagado disse...

Se as cenas de ação é que são a motivação inicial, pense numa justificativa para que aconteçam. Evite criar torneios, que são uma saída muito fácil.

O importante é colocar as ideias no papel. Aos poucos, você vai ficando mais exigente consigo mesmo. Mas sem colocar no papel, os parâmetros de comparação ficam vagos.

Por isso, seja camarada consigo mesmo e coloque as ideias no papel.

Abraços!