RECADO AOS VISITANTES:

Olá! O blog ainda está de férias, mas já estou trabalhando em novas postagens. O Sushi POP voltará a ser atualizado no dia 1 de agosto (terça), no período da tarde.

O que vem por aí:
- Ultraman Geed, Novo Lobo Solitário, Katokutai, Pinóquio de Osamu Tezuka, Danger 3, resultado da convocação para trabalhos acadêmicos e mais!

Esteja aqui para conferir. Até breve!

sexta-feira, 22 de maio de 2009

ESCREVENDO ROTEIROS PARA QUADRINHOS

No dia 6 de junho (sábado), vou ministrar uma oficina de roteiro para quadrinhos. Nela, vou transmitir conceitos básicos e dicas baseadas em minha experiência pessoal para ajudar os interessados a montar um roteiro, seja em estilo realista, humorístico ou de aventura. O mangá também será abordado, com suas peculiaridades narrativas que o diferenciam da maioria dos quadrinhos ocidentais.
A atividade vai acontecer no Instituto Cultural Cláudio Ayabe, que fica perto do metrô Praça da Árvore. Curiosamente, durante 8 anos eu lecionei quadrinhos lá perto, na escola CEPADE. No mesmo dia, o Instituto vai oferecer cursos de Concentração e Memorização (com Robinson Gessoni) e Pedras e Cristais (com Angela Maria L. Abreu).

Segue abaixo o press release da minha atividade:

OFICINA DE ROTEIRO PARA QUADRINHOS

OBJETIVO
A arte de contar bem uma história, seja para quadrinhos ou qualquer outra mídia (como o teatro e o cinema), passa pela organização de idéias e criação de personagens. Nesta workshop, o aluno vai descobrir que contar bem uma história envolve disciplina e lógica, aliadas à liberdade criativa. E que existem conceitos que são comuns tanto aos quadrinhos ocidentais quanto aos mangás, os quadrinhos japoneses. Já quando o assunto é criação sob encomenda e comunicação institucional, a clareza da narrativa, tão importante para tornar a leitura agradável, faz uma história em quadrinhos se tornar uma importante ferramenta de comunicação de idéias e valores.A workshop vai abordar técnicas de roteirização para que o aluno entenda o briefing, plot, script, lay-out e storytelling. Tudo para começar a contar bem uma história ou transmitir uma mensagem.

FACILITADOR
Alexandre Nagado - Profissional da área de história em quadrinhos e ilustração, possui trabalhos publicados nas editoras Abril, EBAL, Escala, Trama e Via Lettera. Na área de quadrinhos institucionais, produziu histórias para o Governo do Estado de São Paulo (Projeto Tietê e DAEE - Depto. de Águas e Energia Elétrica), Pão de Açúcar, Santander Banespa, Votorantim, ABB, Fidelity Processadora e Serviços, Revista Paróquias e diversos outros clientes.

DIA/ HORÁRIO
06/06/2009 (sábado) - das 9h30 às 13h00

LOCAL
Instituto Cláudio Ayabe
Endereço: Alameda dos Guatás, 231 - perto da estação Praça da Árvore do metrô.
Tels.: (11) 2772-6213 e (11) 5589-8574

IDADE MÍNIMA
14 anos

Vagas limitadas

INVESTIMENTO
- Inscrição individual - R$ 45,00
- Inscrição em dupla - R$ 38,00 (cada um)

Inscrições:
www.ayabe.com.br

- Atualização: A workshop de roteiro não pôde ser realizada por mim no último dia 6, sendo transferida para o dia 20 de junho (sábado), no mesmo horário e com as mesmas características.

2 comentários:

Greg disse...

Opa, se sobrar algum roteiro curto joga na mão pra ilustrar! ;-)

Abs

Alexandre Nagado disse...

Vi alguns talentos promissores por lá e espero manter contato com eles por email. Ei, Greg, vamos conversar uma hora sobre esse lance de você desenhar um roteiro curto.

Abraços!