quinta-feira, 12 de março de 2009

Desenhando Pokémon

Em 2000, no auge da febre Pokémon, a Conrad Editora licenciou um mangá da série. Um arco de quatro edições foi publicado, apresentando a arte de Yoshihiro Ono em formato americano, com as páginas ainda invertidas para se adaptarem ao modo de leitura ocidental. Naquela época, ainda não se pensava em manter a ordem de leitura oriental. O gibi foi um sucesso em bancas, batendo as vendas de 100 mil exemplares por edição.


Em cada uma das 4 edições, havia 2 páginas para a seção "Arte Pokémon", na qual eu dava dicas para as crianças desenharem os bichinhos, a começar pelo Pikachu. Trabalhei em cima do conceito de se esboçar formas geométricas para facilitar o esboço básico. Isso me permitiu sair daqueles esquemas frustrantes das aulas de desenho que já vistos em muitos gibis, onde desenhistas dão "dicas" que na verdade não usam por desenharem direto. Expliquei a importância do esboço e usei conceitos que normalmente uso em oficinas e cursos de desenho que ministro há mais de uma década. Reproduzo aqui as páginas da primeira edição, pedindo desculpas pela qualidade das imagens. Escanear papel velho exige um bom tratamento de imagem e estou meio sem tempo pra isso. Pelo menos está feito o registro desse trabalho que eu curti bastante ter realizado.

Acredito ter sido um dos poucos desenhistas brasileiros a produzir e assinar algum tipo de material oficial de Pokémon. O que foi muito divertido, pois naquela época eu assistia e realmente gostava desse animê, sobre o qual eu também escrevi algumas vezes.



5 comentários:

Michel disse...

Opa, Nagado, ensinando a desenhar Pokémon??? Isso é uma novidade pra mim. Cuidado pra não pegar gosto pela coisa, daqui a pouco tu vai estar criando novos monstrinhos...HeHeHe! Bom, brincadeiras a parte, ótimo iniciativa. Pode parecer fácil desenhar um Pikachu, mas já vi algo parecido em revistas japonesas (acho que do Pikachu mesmo). PikaPikaPikaaachuu!!!

Alexandre Nagado disse...

Pois é, Michel. Mas esse trabalho tem quase 10 anos. Revirando o estoque de revistas empoeiradas (cof cof), achei uma edição e resolvi mostrar minha participação aqui no blog, pois muita gente não conhece.

Poke-abraços!

Takeshi disse...

Eu ainda guardo com carinho estas 4 edições do Pokémon quadrinhos. E aprendi a desenhar o Pikachu graças ao (olha que surpresa!) Alexandre Nagado, só agora me lembrei que eu ainda tinha estes mangás guardados. Só falta achar agora os desenhos que fiz. Eu gostava muito de desenhar quando criança e durante parte da adolescência, mas de uma hora para outra parei. Grande abraço Nagado!

Vanessa S. Raposo disse...

Nossa, a postagem é antiga, mas vale o comentário!
Acho q devo ter uma das edições desse mangazinho de pkmn em alguma gaveta mais antiga, mas agora me deu vontade de pegar pra reler. Talvez eu faça isso, hahaha! XDD
E q mundo pequeno é esse?! XD Assim como o Takeshi aí em cima aprendi a desenhar o pikachu através daquelas revistas, no alto de meus 10, 11 anos! Tempo bom aquele...

abraços, Nagado!

Felipe disse...

Caramba meu amigo tinha essa dai! Bons tempos!