7_Visual_Kei CDJapan

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

ILUSTRAÇÃO - KASATO MARU

No ano passado, o Centenário da Imigração Japonesa no Brasil movimentou muita gente e agitou também o mercado editorial. Um dos lançamentos ligados ao evento foi o livro Brasil Japão - 100 Anos de Paixão, da editora MBooks. O trabalho compilou vários depoimentos de famosos e anônimos sobre a cultura japonesa e apresentou um trabalho gráfico impecável com numerosas fotos de grande beleza. Tive a honra de ter uma participação em dose dupla. Além de colaborar com um depoimento, recebi a encomenda de produzir uma ilustração exclusiva do navio Kasato Maru, o primeiro a trazer imigrantes japoneses para o Brasil, em 1908. Baseado em referências fotográficas, produzi o trabalho, que foi publicado na abertura do livro.

Para executar a arte, realizei vários esboços e estudos até finalizar um painel em folha de papel Canson A3. O esboço à lápis foi feito bem leve, para não marcar o papel. A colorização foi toda em tinta acrílica de cor sépia da marca Acrilex. A tinta acrílica permite um resultado vibrante, mas seca rápido, o que exige a utilização de um retardador de secagem, ou medium acrílico. A acrílica é uma tinta versátil, que permite tanto ser usada na forma pura (em pasta) sobre telas quanto ser diluída em água (como aquarela) para ser aplicada em papel. A técnica usada foi a da mancha, sem detalhar muito e usando pinceladas rápidas e fortes.

Na era da pintura digital, foi ótimo fazer um pouco de sujeira com tinta e desenferrujar os pincéis. Foram usados pincéis Kolinsky e Tigre - série 308, com numerações variadas, especialmente o número 1 (para detalhes) e o 6.
Depois de terminada a pintura (que levou uma tarde inteira), havia um trabalho adicional: escanear o trabalho. Como tenho um scanner simples para folhas A4, tive que escanear em duas etapas. O difícil foi ajustar a cor e fazer a colagem das duas partes sem que ficasse nenhuma marca de emenda na imagem. O resultado pode ser conferido melhor no livro.

Saiba mais sobre Brasil Japão - 100 Anos de Paixão e compre no site da editora clicando aqui.

4 comentários:

Diva disse...

Nagado,
Li seu post sobre o AnimePan... imagina, foi uma honra pra nós aqui em Recife te receber e uma honra maior ainda pra mim te conhecer pessoalmente - pena que foi tudo muio corrido. Gostaria de ter ido a suas palestras mas assim como vc eu tbm estava ai dando palestra, expondo na minha loja e enchendo o saco da galera com parapara hahaha ^^' Apareça em Recife mais vezes, vamos adorar e receber! Um grande abraço !

Alexandre Nagado disse...

Fala, Diva. Espero mesmo voltar a Recife mais vezes. Não esperava uma acolhida tão boa. Um dia, ainda quero conferir sua palestra sobre a moda de Tokyo.

Abraços e sucesso pra você!!

Saulo de Brito (Griffin) disse...

Ilustra linda, cara!! Sou péssimo com tintas e não me aventurei por estes caminhos (ainda), e sem sombra de dúvida você honrou seu trabalho e este livro que ressalta um importantissimo acontecimento da nossa história!!

Parabéns!!

Alexandre Nagado disse...

Antes da acrílica, eu recomendo que se estude aquarela, que permite desenvolver um bom controle do pincel e quantidade de água. Eu sou daqueles que acha que, antes de pintar no computador, o artista precisa aprender a misturar tinta e sujar as mãos.

Mas falando no livro, o projeto foi muito bacana mesmo. Outro desse, só daqui a 100 anos.