quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

BREVE RELATO SOBRE O ANIMEPAN V

O Animepan V, que foi realizado nos dias 24 e 25 deste mês em Pernambuco, terminou com um saldo bastante positivo. Milhares de jovens foram ao Centro de Convenções, localizado bem na divisa entre Recife e Olinda. Fui apresentado como o convidado especial do evento e, francamente, não sabia o que esperar. Apesar do longo tempo de carreira, o material que produzi que mais interessa ao público desse tipo de evento foi feito nos anos 90 (quadrinhos de Street Fighter e dos heróis do tokusatsu, matérias pra revista Herói, etc...). O Mangá Tropical e o Almanaque da Cultura Pop Japonesa, mais recentes, são conhecidos só pelo pessoal da área e os fãs mais hardcore.

Pra garotada adolescente atual, que gosta de Naruto e Bleach, sou um total desconhecido. Por isso eu não sabia como seria a acolhida. E fiquei surpreso. As palestras aconteceram em uma sala de aula com cerca de 20 cadeiras. Pra um formato de palestras e oficinas, funciona bem assim e posso dispensar o uso de microfone. "Se vierem uns 10 ou 15, está de bom tamanho" - pensei. As palestras do primeiro dia lotaram bem acima da expectativa, com gente sentada no chão e outros em pé. Havia interessados na faixa dos 20 anos, mas também alguns garotos que nem eram nascidos quando meus primeiros trabalhos de quadrinhos ou artigos foram publicados. A palestra "O desenho como profissão" conseguiu cerca de 50 ouvintes. Ao final de cada uma, havia pedidos de fotos e autógrafos. Realmente, superou minhas expectativas e fiquei muito feliz ao ver tanta gente interessada em informação - a maioria vai só pra ver os cosplayers - e também descobrir leitores antigos. Um até foi levar a revista Herói número um, datada de dezembro de 1994.

Foi uma experiência muito gratificante e uma honra ter feito parte do evento. Fui convidado pelo organizador Stenio Barros, que viajou comigo ao Japão no ano passado no projeto de intercâmbio dos Jovens Líderes. A ele, ao pessoal da organização - Daniel, Erika, Karla, Raíssa -, ao pessoal do Consulado Geral do Japão de Recife (que tornou possível minha viagem), e ao público que foi prestigiar minhas atividades, meu enorme e fraterno agradecimento.

Mais pra frente, publicarei um relato dia a dia de minha viagem a Pernambuco, com fotos e comentários sobre os bastidores. Agora, de volta ao trabalho!

7 comentários:

Stenio Barros disse...

Nagado-san...
Garanto-lhe que a gratificação foi Mutua das trÊs partes (do evento e dos visitantes tbm).

Foi um grande prazer te-lo no Animepan V e poder interagir mais uma vez com um dos Jovens Líderes.

Espero proporcionar momentos parecidos com outros JL em breve.

Forte Abraço e Obrigado em nome da organização do Animepan V.

Stenio Barros
Produtor

Nick Farewell disse...

Putz, faz tempo que não passo aqui. Alias, faz tempo que não nos falamos. Espero que o Ano Novo seja excelente para você e para sua família. Abraços.

Alexandre Nagado disse...

É isso aí, Stenio-san. Sempre digo que uma das melhores coisas de nossa viagem ao Japão foi ter conhecido gente bacana daqui mesmo do Brasil.

Quer uma sugestão? leve para o próximo Animepan o Miguel e o pessoal da peça "O Teatro da Morte (Death Note)". Vai ser um sucesso se for possível.

Grande abraço e parabéns pelo evento!!!!

Alexandre Nagado disse...

Grande Nick!! Um bom ano-novo pra todos nós. Há quanto tempo mesmo, não é?

Vergonhosamente, seu roteiro ainda não foi desenhado. As coisas foram acontecendo muito rápido e mal tenho conseguido trabalhar em um projeto pessoal que está atrasado perante a editora. Mas uma hora, eu vou desenhar aquele roteiro sim.

Abraços!!!

Ernando disse...

alexandre Nagado, td bem?
gostei muito da sua aula, me senti renovado com suas dicas e suas palavras, espero que vc volte sempre a pernambuco, com seus livros e suas aulas extraornária, sou e vou ser sempre seu fã, muito obrigado por autografar minha revista Heroi nº1
Carlos Alexandre
caralexandre@hotmail.com

Saulo de Brito (Griffin) disse...

O encontro foi noticiado 'naquele' canal global mas a material foi bastante superficial, só para mostrar a curiosidade acerca dos cosplayers, nada esclarecedor!

Com este relato deu vontade de estar lá também!

Alexandre Nagado disse...

Carlos: Que bom que tenha aproveitado o conteúdo que passei. E você não sabe como eu fico contente quando alguém me diz que acompanha meu trabalho faz tempo. (E no caso da Herói são quase 15 anos!). Obrigado por prestigiar!

Saulo: Pode acreditar, que o evento foi muito bom! Segundo os organizadores, a bilheteria contabilizou mais de 8.000 pessoas no final de semana. Uma quantidade impressionante!

Abraços a todos!!