RECADO AOS VISITANTES:

Olá! O blog está de férias, mas já estou trabalhando em novas postagens. O Sushi POP voltará a ser atualizado no dia 1 de agosto (terça), no período da tarde.

O que vem por aí:
- Ultraman Geed, Novo Lobo Solitário, resultado da convocação para trabalhos acadêmicos e mais!

Esteja aqui para conferir. Até breve!

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

CLIPE MUSICAL: CRY (ASKA)

Pra relaxar, um clipe pouco conhecido de J-Pop/Anime song. É a música Cry, tema de encerramento do animê Street Fighter II-V, de 1995. A interpretação original foi de Yuki Kuroda, mas a versão que encontrei no YouTube é cantada por seu compositor e produtor, o genial Ryo Aska, da dupla Chage & Aska.


sábado, 25 de outubro de 2008

JAM SESSION: "O CRIME DO TEISHOUKU PRETO"

Na terça, estive na livraria HQ Mix para produzir minha contribuição para a Jam Session "O Crime do Teishouku Preto", atividade que é parte da comemoração do primeiro aniversário da loja. "O Crime..." é uma obra aberta e coletiva em que um artista produz uma página, com uma situação que outro deve continuar e assim por diante. É a segunda temporada do evento, que deve gerar álbuns a serem editados pela Devir, com a renda revertida para obras de caridade. O projeto, iniciado pelo Gualberto Costa, reúne quadrinhistas, ilustradores, cartunistas, artistas plásticos e gráficos num exercício interessante de muita criatividade e improviso.

Antes de mim, a artista plástica Monica Rizzoli estava desenhando sua página. Perguntei como seria a página dela e em seguida já fui planejando a minha parte. Eu tinha compromisso depois daquele horário e precisava dar conta de produzir minha página - a de número 123 da HQ - em menos tempo do que a hora a que eu inicialmente teria direito. Foi um exercício de criação interessante e eu estava cercado de gente boa. A cena parecia típica de um estúdio de produção. Em frente ao computador, a Monica desenhava com referências que havia trazido no pen drive. Ao lado, o cartunista Morgani dava os retoques finais em sua página. Normalmente, gosto de ver colegas de traço desenhando, mas o tempo era curto pra mim e tive que me concentrar no que eu havia me proposto. E outro quadrinhista, o Éder, se preparava para continuar a partir do gancho que coloquei no último quadrinho.

Havia um bom arsenal de materiais à minha disposição, mas acabei usando as canetas que normalmente uso. Tracei em estilo mangá, mas com um acabamento rápido, mais próximo da linguagem de lay-out de publicidade. Não ficou nem uma coisa e nem outra, mas o resultado saiu bem dinâmico e saí satisfeito com o trabalho produzido.

A segunda temporada da Jam Session na Livraria HQ Mix prossegue até domingo, dia 26.

Livraria HQ Mix
Praça Roosevelt, 142 – Centro
São Paulo/ SP
Fone: (11) 3258-7740

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

NOVO EVENTO: ANIME SCHOOL

No próximo dia 9 de novembro (domingo), acontece em São Caetano do Sul (SP) a primeira edição do festival Anime School, voltado a animê, mangá e cultura pop japonesa. Minha aluna Stephanie é uma das organizadoras desse evento, que vai homenagear também a imigração japonesa.

NOVO FILME DOS ULTRAS EM DVD NO JAPÃO

Sai em 23 de janeiro no Japão em forma de DVD e Blu-Ray o novo filme dos Ultras, o badalado "Dai Kessen! Chou Ultra Hachi Kyodai". A informação foi publicada no site oficial do filme, no endereço www.ultraman-movie.com

O filme tem sido bastante comentado e, como o longa anterior "Ultraman Moebius & Ultraman Brothers" (de 2006) já foi exibido no Brasil pelo canal Cinemax, dá pra ter esperanças de ver essa película por aqui.

No blog Universo Otaku, tem uma sinopse detalhada (e cheia de revelações que podem estragar a surpresa pra alguns) com comentários do sortudo que viu o filme no cinema. Aos fãs daqui, resta esperar as cópias "alternativas" que são vendidas na Liberdade ou esperar ainda mais pelo DVD oficial ou exibição em TV.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

MANGÁ E CULTURA POP JAPONESA NO INSTITUTO GAMBARU

No domingo, dia 19, estive no Instituto Cultural Gambaru para proferir a palestra Mangá e Cultura Pop Japonesa, quando falei sobre a origem do mangá e sua ligação com o animê e a cultura pop japonesa.

Fui precedido por uma explanação muito interessante da psicóloga e tradutora Suara Bastos intitulada Hiroshima - O poder da ressignificação. Tendo traduzido a maior parte do mangá Gen Pés Descalços (Ed. Conrad), que fala sobre a tragédia da bomba atômica de Hiroshima, ela dissertou sobre a capacidade de reconstrução daquele povo e sobre como auto controle e disciplina foram importantes no processo.

Na sede do Instituto, que fica perto do metrô Conceição, acontecem regularmente cursos de expressão verbal e reuniões mensais com palestras e troca de experiências entre os participantes.


Criada pelo empresário e escritor Cláudio Ayabe, autor do livro "Gambaru - O poder do esforço e da perseverança" (Clio Editora), a entidade também promove regularmente campanhas de arrecadação para trabalhos sociais.

Site oficial: www.ayabe.com.br
- Fotos do evento

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

JAM SESSION NA LIVRARIA HQ MIX

A livraria de quadrinhos e arte HQ Mix está comemorando um ano em grande estilo, com uma semana repleta de atividades, em especial a grande Jam Session que estão promovendo, reunindo diversos artistas para a produção de uma HQ na base do improviso.

Vários amigos de traço estarão nessa, o que deve fazer do resultado final uma verdadeira HQ-evento. Confirmaram presença o Sam Hart, Fabio Santos, Daniel Caballero, Julinho Sertão, Toni D´Agostinho, Marcio Baraldi e muitos outros.

Confira a programação e a lista completa de convidados da Jam Session (eu incluso) na nota que saiu no site Bigorna, clicando aqui.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

OS PREMIADOS DO TROFÉU BIGORNA

Os quadrinhos brasileiros possuem poucas mas importantes premiações. A mais antiga é o Angelo Agostini, da AQC - Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas. O troféu HQ Mix (que também premia os estrangeiros), criado por JAL e Gualberto, é a mais badalada e conhecida. A elas vem se juntar o Troféu Bigorna, elaborado pelos editores de um dos melhores sites sobre quadrinhos - e que tem foco na produção nacional, tanto profissional quanto alternativa.

A lista dos vencedores da primeira edição do prêmio está disponível aqui.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

PERSONAGENS PARA CAMPANHA EDUCATIVA

Aqui, estudos de personagens para um gibi institucional que vou produzir sob encomenda para uma campanha educativa sobre os direitos do consumidor. Foi permitido que eu usasse meu estilo mais pessoal, que pende para o lado do mangá. O roteiro será de Roberto Gobatto, da Editora Via Lettera, enquanto o colorido da HQ ficará a cargo de Marcelo Ishida, do Núcleo de Arte.

O tempo de produção será bem curto e nessas horas o artista precisa ser bastante técnico para passar a mensagem pretendida pelo cliente com a melhor narrativa visual e o melhor acabamento que puder. Não é algo que o grande público tome conhecimento, mas já fiz muitos quadrinhos com esse tipo de finalidade, para diversos clientes.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

DOCUMENTÁRIO SOBRE A IMIGRAÇÃO JAPONESA

O Centenário da Imigração Japonesa no Brasil continua sendo um tema forte e com muito fôlego ainda.

Hoje, gravei participação para um documentário da Eco Falante, que está reunindo quase uma centena de depoimentos relacionados. Com direção de Chico Guariba, contei desde histórias da imigração contadas por meus avós até minha relação profissional com a cultura pop japonesa. Foi uma experiência bem interessante, por lidar de forma bastante abrangente com minha vida dentro e fora da colônia japonesa.

Em certo momento, falei sobre identidade cultural. Disse que, apesar de sempre ser chamado de "japonês", nunca me senti como tal. Tenho relação profissional e afetiva com a cultura japonesa e me orgulho de minhas origens, mas sou, acima de tudo, brasileiro. Eu me defino como um brasileiro, neto de japoneses da região de Okinawa, nessa ordem de importância.

O documentário Histórias da Imigração Japonesa vai sair em DVD e deverá ser exibido na TV Cultura por volta de maio de 2009.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

CULTURA JAPONESA NA UNIBAN

Na quarta-feira passada, dia 1º, estive no campus da UniBan de Osasco para proferir uma palestra sobre mangá e cultura pop japonesa. Perante um auditório cheio, pude falar um pouco sobre a história do mangá, apresentar algumas definições importantes e desenhei alguns exemplos ao vivo. Depois da palestra, houve um show de encerramento do evento, com o cantor Joe Hirata. Ele contou sua bela história de vida, cheia de desafios e superações, e mostrou a grande voz que possui, com um repertório em português e em japonês.

As atividades foram parte da XII Jornada de Turismo UniBan, que teve como tema o Centenário da Imigração Japonesa. Várias atividades ligadas à cultura japonesa foram apresentadas ao longo de 3 dias, formando um amplo leque de atrações.

Fica aqui meu fraterno agradecimento ao pessoal da UniBan, em especial à Nizia, Débora, Bruno e todos os demais que tão bem me atenderam no evento, que foi um sucesso.