7_Visual_Kei CDJapan

terça-feira, 21 de outubro de 2008

MANGÁ E CULTURA POP JAPONESA NO INSTITUTO GAMBARU

No domingo, dia 19, estive no Instituto Cultural Gambaru para proferir a palestra Mangá e Cultura Pop Japonesa, quando falei sobre a origem do mangá e sua ligação com o animê e a cultura pop japonesa.

Fui precedido por uma explanação muito interessante da psicóloga e tradutora Suara Bastos intitulada Hiroshima - O poder da ressignificação. Tendo traduzido a maior parte do mangá Gen Pés Descalços (Ed. Conrad), que fala sobre a tragédia da bomba atômica de Hiroshima, ela dissertou sobre a capacidade de reconstrução daquele povo e sobre como auto controle e disciplina foram importantes no processo.

Na sede do Instituto, que fica perto do metrô Conceição, acontecem regularmente cursos de expressão verbal e reuniões mensais com palestras e troca de experiências entre os participantes.


Criada pelo empresário e escritor Cláudio Ayabe, autor do livro "Gambaru - O poder do esforço e da perseverança" (Clio Editora), a entidade também promove regularmente campanhas de arrecadação para trabalhos sociais.

Site oficial: www.ayabe.com.br
- Fotos do evento

Nenhum comentário: