sábado, 25 de outubro de 2008

JAM SESSION: "O CRIME DO TEISHOUKU PRETO"

Na terça, estive na livraria HQ Mix para produzir minha contribuição para a Jam Session "O Crime do Teishouku Preto", atividade que é parte da comemoração do primeiro aniversário da loja. "O Crime..." é uma obra aberta e coletiva em que um artista produz uma página, com uma situação que outro deve continuar e assim por diante. É a segunda temporada do evento, que deve gerar álbuns a serem editados pela Devir, com a renda revertida para obras de caridade. O projeto, iniciado pelo Gualberto Costa, reúne quadrinhistas, ilustradores, cartunistas, artistas plásticos e gráficos num exercício interessante de muita criatividade e improviso.

Antes de mim, a artista plástica Monica Rizzoli estava desenhando sua página. Perguntei como seria a página dela e em seguida já fui planejando a minha parte. Eu tinha compromisso depois daquele horário e precisava dar conta de produzir minha página - a de número 123 da HQ - em menos tempo do que a hora a que eu inicialmente teria direito. Foi um exercício de criação interessante e eu estava cercado de gente boa. A cena parecia típica de um estúdio de produção. Em frente ao computador, a Monica desenhava com referências que havia trazido no pen drive. Ao lado, o cartunista Morgani dava os retoques finais em sua página. Normalmente, gosto de ver colegas de traço desenhando, mas o tempo era curto pra mim e tive que me concentrar no que eu havia me proposto. E outro quadrinhista, o Éder, se preparava para continuar a partir do gancho que coloquei no último quadrinho.

Havia um bom arsenal de materiais à minha disposição, mas acabei usando as canetas que normalmente uso. Tracei em estilo mangá, mas com um acabamento rápido, mais próximo da linguagem de lay-out de publicidade. Não ficou nem uma coisa e nem outra, mas o resultado saiu bem dinâmico e saí satisfeito com o trabalho produzido.

A segunda temporada da Jam Session na Livraria HQ Mix prossegue até domingo, dia 26.

Livraria HQ Mix
Praça Roosevelt, 142 – Centro
São Paulo/ SP
Fone: (11) 3258-7740

Nenhum comentário: