7_Visual_Kei CDJapan

segunda-feira, 14 de julho de 2008

REFORMA ORTOGRÁFICA - ORA POIS!

Como muitos já devem saber, no ano que vem entra em vigor a nova reforma ortográfica da língua portuguesa. A fim de unificar (ou aproximar) as variações de português praticadas no Brasil, Angola, Moçambique e outros países que falam o idioma lusitano, nossos governantes resolveram abolir algumas acentuações e modificar ligeiramente formas de escrita. Isso irá provocar uma verdadeira revolução, obrigando editoras a arrumar todos os seus títulos para essa nova grafia. Para efeito de vestibulares e concursos, ambas as grafias serão consideradas corretas durante dois anos.

Os interesses financeiros e políticos que motivaram mais essa estupidez são muitos, mas não levaram em consideração um dado prático: por mais que se aproximem as formas de escrita, os países têm vocabulários diferentes e dialetos próprios. Continuarão sendo línguas distintas, por mais que decretos tentem aproximar e fazer vender livros de um país para o outro. Ou alguém acha que no Brasil a palavra "bicha" será usada para definir uma fila, assim como em Portugal?

Com tanta coisa importante no campo da alfabetização a ser feita, nossos nobres dirigentes resolveram nivelar as coisas do jeito que eles sabem: por um tempo, até que todo mundo se adapte às reformas ortográficas, seremos todos analfabetos!

Nenhum comentário: