segunda-feira, 21 de julho de 2008

FESTIVAL DO JAPÃO - A RESSACA

Terminou ontem, dia 21, mais um Festival do Japão, um evento que a cada ano parece crescer mais. Estou esgotado, meio "de ressaca", mas contente pelo trabalho realizado. O primeiro dia, a sexta-feira, foi bem sossegado e sem grande movimento. O sábado foi diferente, cheio de famílias circulando por todo lado. E domingo foi absurdamente movimentado, com filas para tudo. E apesar da imensa multidão, não houve confusão e nem incidentes, mas sim bastante empolgação. No setor em que trabalhei, a Área das Crianças, as atividades foram bem variadas, com jogos educativos sobre reciclagem, contação de histórias, oficina de origamis e atividades lúdicas.

* Falando em contação de histórias, uma delas falava sobre a imigração e utilizava ilustrações minhas produzidas especialmente para o evento. Veja algumas delas ao lado.

* No sábado, conversei com a jornalista japonesa Mishio Suzuki e o fotógrafo Nio Tatewaki para um depoimento a ser publicado no Yomiuri Shimbun, importante jornal japonês. Ela veio ao Brasil investigar a paixão dos brasileiros pelos heróis japoneses e conversamos sobre vários temas relacionados. Eles chegaram até mim por intermédio do Consulado Geral do Japão em São Paulo. A matéria deve ser veiculada no Japão na semana que vem. No mesmo dia, uma equipe do Canal 21 gravou umas cenas para serem exibidas na programação da madrugada na semana que vem.

* Por falta de divulgação em tempo hábil, acabou não dando certo a atividade promocional da Giornaletto. Ainda assim, alguns garotos deixaram desenhos no local e dois foram selecionados para as bolsas.

* No stand da editora JBC estava sendo vendido, com destaque, o livro Brasil Japão - 100 anos de paixão (M.Books), obra que abre com uma ilustração minha, produzida sob encomenda do autor e editor Milton Mira, além de conter um depoimento sobre meu envolvimento com o mangá.

* Minha equipe de caricaturistas, formada por ex-alunos, trabalhou bastante e me deixou cheio de orgulho por ter participado em sua profissionalização. Estavam lá o Emerson Rocha, Flávio Andrade, Rafael Lemos e Bruno Gomes, com a Ana Clara no apoio geral. Uma grande experiência para todos nós. Depois, postarei algumas fotos da ação realizada.

Quero registrar aqui nosso agradecimento ao sr. Milton Nakabayashi, da Gráfica Paulo´s, que conseguiu o espaço para nosso trabalho. E também um grande "arigatô" para a Juliana Mieko e o Alexandre Tamanaha, pela gentil atenção e apoio durante todo o trabalho. Parabéns a todos da Área das Crianças!

Nenhum comentário: