7_Visual_Kei CDJapan

segunda-feira, 12 de maio de 2008

INTERCÂMBIO NO JAPÃO - PRÓLOGO

Há exatamente dois meses atrás, terminei a maior aventura da minha vida: uma intensa passagem pelo Japão, país que sempre esteve ligado ao meu trabalho e que eu ainda não conhecia.

Como parte das comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, este é o Ano do Intercâmbio Brasil-Japão e várias atividades relacionadas estão sendo realizadas. Uma delas foi planejada com ênfase no animê e na cultura pop. No Programa de Intercâmbio aos Jovens Líderes entre Japão-Brasil, 25 pessoas foram selecionadas por escritórios estaduais do Consulado Japonês, entre profissionais e estudantes, para uma viagem de uma semana em Tóquio, com todas as despesas pagas. Foram selecionadas pessoas de todo o país, mas somente 5 daqui de São Paulo. O processo seletivo foi meio demorado.

Primeiro, pessoas ligadas à cultura japonesa foram solicitadas a indicar nomes de pessoas que poderiam se interessar pelo programa. Fui indicado pela professora Sonia Luyten, uma profissional que muito admiro e com quem tenho a honra de ter amizade pessoal há anos. Esses indicados tiveram que preencher um formulário e escrever uma carta de apresentação em inglês. Depois, os pré-selecionados foram convidados para uma entrevista pessoal no consulado japonês. Finalmente, em 27 de dezembro passado, os escolhidos foram contactados. Tivemos algumas reuniões de orientação e finalmente, embarcamos no dia 3 de março, retornando no dia 12 de março. 

A viagem foi curta (uma semana) e teve uma programação intensa, tanto de cultura pop quanto tradicional. Conheci as cidades de Tokyo, Oizumi, Hiroshima e Kyoto. Vi coisas maravilhosas e interessantes, fui muito bem tratado, fiz diversas novas amizades e vivi situações incríveis. Dos terríveis relatos de uma sobrevivente do bombardeio atômico em Hiroshima a uma divertida palestra com um ex-assistente e amigo pessoal dos diretores Akira Kurosawa e Hayao Miyazaki, a estadia no Japão foi marcada por muita emoção e uma imersão na cultura e modo de vida do povo japonês. Fiquei em diferentes hotéis, desde uma pacata hospedagem tradicional, passando por um prático hotel-cápsula até hotéis luxuosos de padrão internacional.


Conhecemos o Museu Internacional do Mangá (em Kyoto), o estúdio Production IG (em Tokyo), o impressionante Museu Memorial da Paz (em Hiroshima), além de templos, parques e locais históricos. Também tivemos palestras e participamos de workshops, tudo arranjado pelo MOFA - Ministry of Foreign Affairs - Ministério de Assuntos Estrangeiros do Japão, o equivalente deles ao Ministério de Relações Exteriores do Brasil. Como foi uma visita oficial, houve uma agenda protocolar a cumprir, além dos eventos diretamente ligados ao tema. Irei publicar o relato dia-a-dia desse intercâmbio, como forma de deixar registrado o que vi, aprendi e vivenciei nessa atividade.
(continua)

Nenhum comentário: